quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Crise do Benfica? Factos e interpretações.

Temos visto por aí muitos escritos e dizeres sobre a actualidade do Benfica. Muitas ideias (todas válidas, pois fazem parte da discussão) e muita vontade de ver coisas a mudar. De ver o Benfica ganhar! Neste momento, em vez de tecer mais considerandos, prefiro fazer um apanhado dos alegados factos apresentados por aí e dar uma interpretação dos mesmos. 

Facto 1: O desinvestimento no plantel. Ora bem, o Benfica em 3 jogadores "derreteu" mais de 15M de euros. Certamente que já existiram investimentos superiores mas esta soma, com um scouting competente, tinha de ser suficiente para colmatar as lacunas de um plantel altamente deficitário. Tenho de sublinhar que falarmos no desinvestimento no futebol é manifestamente exagerado por isso. Numa equipa de bicampeões, com jovens de valor, 15 milhões de euros é suficiente para trazer 2 ou 3 jogadores de enorme qualidade. Um lateral esquerdo e um 6 pelo menos! 

Facto 2: O sportinguizar do Benfica por causa dos miúdos. É um argumento ridículo, pois Gonçalo Guedes e Nélson Semedo têm apresentado um rendimento bem acima da média. Serão ambos a resposta a tudo? Não, nem poderiam ser, pois não se pode pedir o mundo a jovens. Mas são duas adições válidas. Podem apresentar (ainda) um rendimento inferior a Maxi e Salvio, mas não duvido que merecem um lugar no plantel graças à qualidade evidenciada até aqui. Quando muito poderemos afirmar que falta um 2 de qualidade indiscutível para que Semedo cresça tranquilamente, já que Guedes em breve terá o mestre Salvio. Por outro lado, vejam o número de canteranos que o Sporting apresenta habitualmente.

Facto 3: O Benfica joga um futebol pobre. Creio que não oferece grande discussão que o Benfica de Vitória apresenta um futebol pobre ao nível da pré-época. Ou seja, dantes quando muitos diziam que se tinha de dar tempo, que dirão agora no fim de Novembro? Não sei, pois jogamos pouco. Muito pouco mesmo. O responsável? Rui Vitória. Mas não posso aferir se tem ou não qualidade para o Benfica, pois considero-o um treinador espartilhado. Espartilhado ou pelo medo de mudar uma matriz  4x4x2 que não existe na realidade ou por alguém na estrutura que o condiciona. Agora não concebo como normal um treinador usar do experimentalismo táctico numa equipa com as responsabilidades do Benfica. Vitória não assim tão otário... Ou é? Se for, não tem competência e tem de ser despedido já. Simples... E não falemos de crise no FCP ou SCP. Neste momento, estamos claramente atrás dos dois e não por andarmos mais ou menos bem na Champions League que algo muda. Ou vocês valorizaram em algo a campanha do FCP no ano passado? Bem esteve Carlos Daniel ontem ao dizer que este Benfica é pobre e na Champions é tudo uma questão de tempo... Há que encarar a realidade de frente: perdemos a Supertaça e a Taça, a Champions é agora ou nos 1/8 e a Liga... Bom, veremos onde iremos já em Braga! 

Facto 4: A responsabilização da estrutura. Seja qual for o final desta época, a estrutura e Luís Filipe Vieira terão de ser responsabilizados. Se vencermos, admito: a estrutura vencedora existe afinal. Mas se tomarmos este terço de época como amostra, Vieira tem de ser responsabilizado e não se pode esconder para sempre. Muito menos continuar a evocar o fantasma de Vale e Azevedo. Basta! É tempo de dizer, o presidente apenas fez o que tinha de fazer: corrigir o que estava errado no Benfica. Mas a sua gestão no futebol roçou sempre a incompetência ruinosa. Jesus disfarçou-a, Vitória não consegue. Simples. O facto é que o Benfica gastou dinheiro mal empregue e continua com um plantel pobre. O que fazer? Vieira tem de passar a pasta. Ponto!

Facto 5: Vieira mentiu a Vitória (e aos benfiquistas). O Presidente quis trocar de treinador, em nome de uma mudança de paradigma. Está no seu direito. Porém, não pode diminuir o poder competitivo do Benfica (e safar-se). E fê-lo! E ao afirmar que Vitória teria as mesmas condições que Jesus mentiu. É um facto indesmentível, pelo que temos visto e por admissão própria. Agora suportar a indignidade de termos um presidente que mente é com cada um...   

(cont...)

Off topic: Ao ver a capa d' A Bola de hoje, esboço um sorriso. Destacadas figuras fazem o que muitos exigiam: firmeza! E voz! Tudo o que Vieira apelou para não se fazer... Afinal Rui Costa também sabe o que são microfones. O Benfica sempre com uma linha titubeante e apenas a reagir, em vez de agir.

7 comentários:

Rusty Ryan disse...

Red Army Officer,

Tudo de acordo menos no Facto 5. Vieira não mentiu aqui. O Benfica tem plantel para ser Campeão. Ponto. Não tem é treinador com unhas para fazer uma equipa, nem de aproveitar o que dela havia de bom. É mau demais.

Faço esta pergunta: JJ não era Campeão com o actual plantel do Benfica?!

Red Army Officer disse...

Honestamente, dificilmente. Só como no ano passado, mais por inépcia do FCP! O próprio Vieira disse que ñ deu o que devia a RV.

Adoro o Benfica disse...

Carta aberta ao senhor luís filipe vieira

Boa tarde senhor luís filipe vieira.

O Benfica precisa de um Presidente com P grande e não uma pessoa que "finge" ser presidente com p pequeno do Benfica e dos Benfiquistas.

O senhor, não é por acaso ou lapso que escrevo o seu nome com letras minúsculas, tem cometido erros e mais erros e mais erros e again mais erros todos os anos.

Sinceramente e não leve a mal mas é a minha humilde opinião já fico na dúvida se o senhor é apenas "IMCOMPETENTE"," SE FAZ DE PREPÓSITO" , ou "SE É OBRIGADO POR TERCEIROS".

Seja qual for a razão ou as razões "IMCOMPETÊNCIA" , "DE PREPÓSITO " ou OBRIGADO POR TERCEIROS " o senhor infelizmente para o Benfica não tem capacidades profissionais nem valores humanos mínimos para presidir a um clube com a dimensão do Benfica.

Posto isto.

Peça a quem lhe escreve os discursos e que o senhor invariavelmente lê mal , sem pontinha de chama e amor ,( pode faze-lo se preferir numa Casa do Benfica), anunciar a sua demissão e marcação de eleições antecipadas.

Faça esse favor ao Benfica, aos socios e adeptos Benfiquistas.

Os Benfiquistas agradecem.

Saudações Benfiquistas do sócio nr:
2xxxx

Adoro o Benfica disse...

Deixo ainda algumas questões que gostava que esclarecesse no anúncio da sua demissão e marcação de eleições antecipadas.

Bem sei que não gosta de responder a perguntas dos Benfiquistas e que se está maribando para os Benfiquistas basta ver o exemplo da triste figura que faz nas Assembleias do clube em que não responde a nada e passa o tempo todo a ignorar os Benfiquistas brincando com o seu smartphone.Mas se não consegue ou não lhe convém responder peça às pessoas que lhe fazem os discursos.

1- Esclareça o seu nr de sócio.Provas mostram que o seu número de sócio é impossível de existir.Testemunhas dizem que alguns dos autores que colocaram essas provas nos seus blogs, se eles lerem este texto gostava que confirmassem ou desmintissem esta informação interpelaram Luís Nazaré ao qual ele respondeu o que queriam que ele fizesse já que lfv e Rangel nem um nem outro preenchiam os requisitos estatutarios para se candidatar.Acrescetando deixava que não existissem eleições.O que o senhor luis filipe vieira tem a dizer sobre este assunto?

2- Quais as razões inexplicáveis na minha opinião para apoiar uma pessoa ligada ao apito dourado que é a maior vergonha ou das maiores vergonhas do futebol nacional?Consegue explicar?

3- Referiu que o Benfica não precisava de vender jogadores.A realidade como sempre desmentiu-o.Caso não saiba o Benfica paga de juros por ano à Banca sensivelmente 25 milhões.Se não sabe eu digo-lhe que a gestão corrente do Benfica tem tido sempre resultados negativos este ano o defice foram 4 milhões.Se tem defice negativo e tem de pagar anualmente sensivelmente 25 milhoes à Banca como faria isso se não vendesse Jogadores.Ou mentiu aos Benfiquistas?

continua

Adoro o Benfica disse...

Continuação

4- Quando chegou ao Benfica o senhor luis filipe vieira afirmou várias vezes que o Benfica estava prestes a fechar , razão 86 milhões de passivo.Chegados a Novembro de 2015 o Benfica tem um passivo de mais de 400 milhões e o senhor afirma que estamos financeiramente fantasticos.Eu sempre pensei que 400 fosse mais que 86.Ou estarei errado.Bem sei que temos mais activos estranho seria se não tivessemos mas por favor explique como um clube que dá sempre prejuízo se não realizar mais valias (venda de jogadores) e encontra-se em falência técnica ta com essa robustez que o senhor afirma.Se estamos assim tão robustos financeiramente qual a razão para vender quase todos os jogadores de qualidade do Benfica e mesmo assim o passivo não baixa quase nada?

5- Na transferêncua de Simão anuncio que o Benfica tinha preferencia por dois jogadores da lista de dispensados do Atletico de Madrid e que estes viriam a custo zero.Onde estão esses jogadores?Foram retidos pelo SEF?Anunciou isso porque maus uma vez faltou à palavra aos Benfiquistas quando garantiu que Simão saisse seria apenas pela clasula de rescisão algo que não verificou?Esse direito de preferência ainda existe?Se não existe o Benfica foi ressarcido em dinheiro?Se foi ressarcido em dinheiro porque não surge em nenhum Rc do Benfica?

Continua

Adoro o Benfica disse...

Continuação

6- Fala sempre em credililidade.Sabe o que é credibilidade?O senhor mentiu ou se preferir omitiu ou disse inverdades aos Benfiquistas acha que isso é credibilidade.Se não sabe credibilidade é não mentir.Sabia?Só assim uma pessoa pode ser considerada credivel.Eu como sócio do Benfica ainda estou à espera que baixe as quotas.Ou não se lembra do que disse?

7- Sabia ou pelo menos devia saber que o plantel do Benfica era fraco e sabendo isso contrata um treinador que é muito pior do que o tinha.Não seria boa ideia ter ido contratar um treinador melhor do que tinhamos.Não teria sido difícil.Tinha Tuchel e Schmit só para lhe dar dois exemplos.Mas não fez o oposto.Foi contratar um treinador muito pior.Será que fez isso porque assim seria mais fácil esse treinador servir de Bode Espiatório para o fracasso que se avizinha desta temporada e o senhor mais uma vez não ter culpa de nada.É que sem grande plantel e sem treinador fica difícil ganhar títulos.Não concorda?

8- Será que vai voltar a dizer que o Benfica foi cedo demais Bi-Campeão e que isso nos fez mal.Que os Benfiquistas ficaram mal habituados como fez quando conquistou o campeonato com Trapatoni?Conhece ao menos a histórica do Benfica.Com todo o respeito não está no Alverca.

Podia fazer muito mais perguntas mas fico-me por aqui e já ficarei satisfeito se responder a alguma.

Continua

Adoro o Benfica disse...

Finalizo:

Sem Presidente e não um presidente como luis felipe vieira , sem Treinador e não um treinador como Rui Vitória e com um plantel muito fraquinho é impossível conquistar títulos.

O futuro é negro.Sem jogadores de qualidade com as finanças depenadas.......e a gastar-se o pouco dinheiro que temos em cepos.......não é preciso ser Advinho para as imensas tristezas que esperam os Benfiquistas.

P.S: Com a equipa na mó de baixo lfv prefere não ir ao kasiquistão.Tava com medo do frio ou com medo das criticas dos Benfiquistas?

Infelizmente é esta a realidade.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.