quinta-feira, 9 de julho de 2015

Há a confiança e a confiança excessiva.

Não sei se são resquícios da presença do nosso anterior técnico (aquele cujo nome não se pronuncia mais), se é outra coisa, mas o facto é que muitos adeptos estão com uma confiança excessiva, desprezando o trabalho que se vai fazendo nos nossos adversários. Ou é só confiança? Mas o que é facto é que muitos fazem gala de gozar até com o que se vai fazendo no Dragão e em Alvalade, colocando para 2º plano o que (ainda não) se fez na Luz.
Resultado de imagem para joão teixeira benficaNo ano passado, recordo, fizemos gala em exultar com os nossos "reformados" Jonas e Júlio César. Este ano, perante as hipóteses de Casillas (que agora passou a ser um frangueiro, segundo muitos) e de Drogba virem para o Porto, já há lastro para gozar com a idade. E até com os ordenados e com o desequilíbrio no balneário, etc, etc. Ou seja, se for um jornal a dizer algo sobre o nosso clube é invenção. Mas já se pode tomar como facto que Casillas ou Drogba, entre outros, vão detonar o balneário portista! Estranho... 
Conheço pouco de Imbula. Mas custou 20M€, tinha o Inter de Milão à perna e Bernardo Silva apelidou-o como o adversário mais difícil que defrontou (a seguir ao Pirlo) e muitos assobiam para o lado, dizem que o Porto gastou milhões num qualquer, blá, blá. E que temos o Samaris e, imagine-se, o João Teixeira. E até gosto do miúdo, atenção...
Andamos a desprezar em demasia o que, sobretudo, o Porto tem feito. Mantém Lopetegui (que de certeza não vai cometer os mesmos erros) e está a investir com muita qualidade e acerto. Muitos benfiquistas continuam a regozijar-se com vendas, com a formação e com o facto de sermos bi-campeões ser mais do que suficiente para estar tudo resolvido. Esquecendo, note-se, que perdemos Salvio (até Dezembro), Maxi e, talvez, Gaitán, só os principais dinamizadores da equipa. 
Há tempo, creio. Um mês até ao primeiro compromisso oficial.  
Temos um plantel interessante, com elementos experientes (o núcleo brasileiro é, insisto, fundamental) e jovens com um potencial incrível, como Gonçalo Guedes, João Teixeira, Nuno Santos, Hany Mukhtar ou Bryan Cristante. Mas temos de perceber o que Taarabt (sobre quem tenho expectativas) e Carcela (craque) podem dar à equipa, pois não têm sido regulares no passado recente. Mas temos um mês! Mas menos que isso para "acertar" com os jogadores que necessitamos. E são alguns, numa análise de treinador de bancada. Diria que pelo menos dois/três: um lateral direito de qualidade (André Almeida não é solução a tempo inteiro, Sílvio é de porcelana e Semedo é muito jovem), um extremo que faça bem as duas alas, sobretudo a esquerda (pois Gaitán está de saída e mesmo que não saia, saiu Ola John e Sulejmani, são precisas opções de qualidade) e, talvez, um 9 mais possante e fixo, tipo Cardozo. Ou um 8, pois Pizzi é muito irregular e nos jogos mais complicados não é eficaz. 
Acho que é altura do Benfica "afiar as garras" no mercado. Embora esteja confiante em Taarabt, Carcela ou Marçal como gente capaz de dar sangue novo à equipa, creio que precisamos de 2 trutas, que podem não ganhar campeonatos sozinhos. Mas fazem a diferença! 

10 comentários:

António Viegas disse...

Sim, também me parece que anda por aí algum excesso de confiança. Fala-se do tri como se fosse quase certo;como se estivesse apenas preso por detalhes; como se não faltassem ainda 34 difíceis jornadas para disputar.
Eu confio no técnico e no presidente. Mas não me parece que isto sejam favas contadas.
Quanto a mim, este campeonato vai ser disputado até ao fim. Espero que o Benfica ganhe, mas tudo pode acontecer...

Anónimo disse...

O Benfica deste ano, infelizmente vai ser uma grande desilusão.

NauBenfica disse...

Não serão favas contadas para o Benfica e para os outros também não. A ansiedade que nos atormenta também tira o sono àqueles que há duas épocas não petiscam nadica de nada e aos que quebraram o jejum de largos anos com a vitória na Taça de Portugal.
O Benfica já tinha uma grande equipa (foi campeã) e está a construir outra grande equipa para esta época, disso não tenho dúvidas. Os outros já compraram «trutas» e nós não temos nenhuma? Os miúdos que subiram da formação e duas ou três aquisições não podem ser consideradas «trutas?». Mas afinal o que é uma «truta»? Um nome?
À partida, todos têm 0 pontos. E nós somos BENFICA.

Red Army Officer disse...

Trutas é figurado. Jonas, por exemplo, foi uma truta. Os miúdos são promessas, não podemos chutar tanta responsabilidade para eles.... embora tenham de ser importantes

Red Army Officer disse...

Trutas é figurado. Jonas, por exemplo, foi uma truta. Os miúdos são promessas, não podemos chutar tanta responsabilidade para eles.... embora tenham de ser importantes

José Rama disse...

O Benfica está à espera dos saldos do fim da época para ficar baratinho com o refugo que os outros não quiseram ou aceitar uns aleijados que o Mendes nos queira impingir.

Águia Preocupada disse...

Confesso que a minha confiança é ZERO. Não pelo treinador, nem pela equipa. Mas pelas mudanças... Demasiadas mudanças!
A um treinador, deu-se tudo! Gastaram-se milhões em jogadores bons, poucos, mas a muitos flopes também...
Agora, parece que a satisfação foi atingida, que o contentamento com o que se ganhou é suficiente e é altura para se parar para uma pausa! É isto que eu sinto deste benfiquinha de Vieira & Cª. que só foi Benfica quando foi preciso assegurar o lugar na cadeira de sonho ou seja a presidência!
Agora, que o pagode está de barriga cheia, vamos lá "descansar" e facilitar a vida aos amigos do peito!
Pode ser que me engane, mas isto este ano tem tudo para acabar mal! Oxalá eu me engane!

Anónimo disse...

Podes arrolar os nomes das trutas que custem até 10 milhões e que não ultrapassem o tecto salarial do SLB para sermos campeões.

Águia Vermelha

Ego Mentis disse...

O que importa, acima de tudo, é que essa confiança excessiva não existe dentro do Clube. Lá, trabalha-se serena e competentemente para montar o melhor plantel possível. Se isso resultará, só em maio de 2016 poderemos saber. Ainda bem que a confiança zero ou cem dos adeptos não entra nas contas.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Sinceramente não sei... sou de vibes (normalmente acerto, a sério :) ) e tenho vibes muito fortes e positivas,... talvez saindo o Gaitan seja sensato contratar um bom extremo.. talvez... por outro lado, por exemplo se vier o Chicharito , Lima deveria ser vendido até para proteger o atleta que ficaria tapado certamente... quanto aos extremos e médios interiores tenho um feeling que Nuno Santos, Guedes, Mukhtar e o Taarabt vão render de forma impensável... eh pá 'tou com esta panka, podia dar-me para pior...
Outro assunto, temos na B um potencial génio eventualmente superior ao Guedes (noutra posição), este ano confirmará ou excluirá a hipótese: Renato Sanches é um meio campista completo, resistência, técnica e remate forte... e determinação!, veremos... tem falhado de forma inacreditável no passe, para um tipo com a técnica dele é surpreendente... aguardo com enorme expectativa e interesse...
Tenho acertado quase tudo até agora nas vibes que os tipos da B me têm passado, falta cumprir o Hélder Costa, vai dar um extremo de qualidade média alta... falhei no André Gomes, a "lentidão dele enganou-me", parecia-me lento a decidir trunfas enganei-me... o Jonathan é Avançado!! O Nelson Oliveira pode fazer de Cardozo - é mais intenso que Cardozo e menos que Lima, está ali pelo meio, tem um remate forte com ambos os pés... sei que as coisas não lhe têm corrido como muitos de nós esperávamos, mas o tipo tem qualidade...

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.