terça-feira, 7 de julho de 2015

Nem MST acredita...

Resultado de imagem para miguel sousa tavaresA bem da coerência, não posso levar muito a sério o que MST escreve. Nem quando me convém. Por outro lado, mais uma vez, o cronista desportivo/analista político/jornalista/escritor faz o papel de opositor. Como para ele nunca nada está bem, agora o que coloca em dúvida é o tal de Imbula. MST adora "nadar contra a corrente", seja na política, seja no desporto. Ser do contra é uma vocação nele. E agora, quando os portistas estão em alta com a construção de mais um plantel de luxo, ele, claro, está contra.
No entanto, as dúvidas que MST levanta são legítimas (embora as intenções dele sejam diferentes). Aos benfiquistas, deve preocupar a construção de uma equipa fortíssima por parte do FCP. Para o Benfica, clube/SAD, deve ser constante fonte de preocupação o rigor financeiro. Claro que os títulos tiram o foco da questão da estabilidade das contas. E pouco se liga a um passivo mastodôntico quando somos campeões. Até porque em Portugal isso é, como dizia o outro, peaners... Mas eu estou convicto: a estabilidade financeira num clube como o Benfica só se atinge com vitórias. Sem ganhar, não há estabilidade. E para isso o rigor é fundamental. Quer o financeiro, mas o desportivo também!
Na realidade, os adeptos do futebol português olham perplexos para a chegada de um jogador com o custo de 20M€. Se a este, juntarmos contratações de Danilo Pereira e Alberto Bueno, aos já dragões Martins Indi, Alex Sandro ou Tello vemos um Porto de... ouro. Ou pelo menos a custar ouro. E agora até parece que o negócio Casillas tem pernas para andar. E é nisto que MST deposita as suas dúvidas: de onde vem o dinheiro? Claro que o FCP ao longo dos anos tem vendido bem. Mas estamos em período de recessão e a SAD portista não está pujante financeiramente! Então... de onde vem o dinheiro? E quais as consequências? Será este um risco controlado, rumo a recuperar a supremacia no futebol português? Ou teremos um default portista se as coisas não correrem bem? Eu sei que isto pouco nos importa, mas as consequências ditarão o futuro do futebol em Portugal, ao nível desportivo. E nisso o Benfica tem de estar atento. Tem de recolher informação do que se passa e actuar.
Sublinho: o Benfica tem de ser muito rigoroso nas contas. Mas não pode perder o foco das vitórias. Mas tem de resistir à tentação de, à semelhança de outros anos, atirar dinheiro para cima dos problemas. Contratar em desespero e ao quilo. É que contratações só mesmo muito cirúrgicas, pois temos miúdos na B "desertinhos" para vingar. Jogadores ao quilo, ou como muitos preferem apelidar como "modelo de negócio", não traz vantagens. É que nunca vi vantagem nenhuma. Nem o abate de dívida numa compra. A não ser Bruno Gaspar, que era da... formação. 
Lá está: Nem MST sabe de onde vem o dinheiro. Para já... Pois se o FCP for campeão, vai apagar o artigo de hoje n' A Bola para elogiar o excelente trabalho da SAD e do arguido Antero. Se acontecer o que todos desejamos, lá teremos de o ler, a regozijar-se de ser um vidente de desgraça.

0 comentários:

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.