domingo, 30 de novembro de 2014

Gloriosa Entrevista: Farmácia Franco


Hoje inicio com o Farmácia Franco (leiam a sua página aqui) a primeira de, espero, muitas "entrevistas" a vários benfiquistas! O BI benfiquista de cada blogger/facebooker do nosso clube é feito diariamente. no entanto, nada como fazer um resumo desse mesmo benfiquismo ao mesmo tempo que os colocámos de fora da pele habitual. Espero que gostem!

Fórum da Luz: Benfiquista desde quando e porquê?
Farmácia Franco: Desde que me lembro, o meu pai levava-me à velhinha catedral. Paixão pelo Benfica vem desde que me lembro, nasce connosco e eu não escolhi ser Benfiquista eu fui escolhido pelo Benfica para ser Benfiquista.




FdL:Memória mais antiga do Benfica?

FF: Cosme Damião o pai do Benfica sem duvida, sem ele não estaríamos aqui a dialogar. Os valores, as mística, a gloria, tudo graças a Cosme.



FdL: Momento mais feliz? E o mais triste?

FF: Houve vários, desde o titulo em 1994 casa cheia, o titulo de 2005 e mais recente o do ano passado, e claro devo dizer que o dia da apresentação de Rui Costa também foi de extrema alegria, aliás das apresentações de jogadores só dois é que me encheram o coração de uma maneira gloriosa, ambos com o 10 nas costas, Rui Costa e Pablo Aimar.
O dia mais triste foi a perda de Eusébio, uma ligação ao Pantera Negra forte e o símbolo maior do Benfica perdeu-se. E está quase a fazer um ano e parece que foi ontem.




FdL: Olhando ao estado das contas do Benfica, o que fazer? Formação ou gastar dinheiro para fazer dinheiro?
FF: Em relação as contas do Benfica é um dado muito preocupante, vamos começar com João Vale e Azevedo. Ele sai do clube com um passivo de 80M certo? 

Agora temos um passivo que ronda os 500M e ano para ano tende a aumentar, e porque motivo? 

As contas da Benfica SAD são maiores que as contas Benfica Clube, tenho que vos confessar que os números são um pouco assustadores e infelizmente o passivo aumenta e aumenta cada vez mais. O aumento do passivo explica-se em grande parte pelos empréstimos obtidos milhões ali, 50 milhões acolá...aqui sim acho que é má política andar sempre a pedir empréstimo atrás de empréstimo, o que significa, 
que as receitas que fizemos não foram suficientes para ter ganhos e poder abater o passivo.
E em relação à formação, se não apostarem nos miúdos como podemos saber se dão para a equipa A? É que para as outras equipas eles servem mas para nós não.
Bom negocio com a venda de André Gomes, os empréstimos de Ivan, Bernardo e Cancelo. A formação todos os anos o presidente diz que vamos apostar nos jovens e nada vemos. Tudo a seu tempo, acredito que a formação venha a conquistar um lugar na equipa principal do Benfica mas sinceramente com Jorge Jesus dificilmente será, no entanto vendem todos ou emprestam...Bernardo, Miguel Rosa, Bruno Gaspar podia ter tido mais oportunidades e não tiveram.



FdL: LFV, um presidente para a história ou um fantoche do sistema?

FF: Claro que fica na historia, não sou defensor dele mas sei ver que fez coisas boas no Benfica, o centro de estagio, o museu, mudou muita coisa lá dentro, esteve no projecto do novo estádio, embora o grande obreiro tenha sido o senhor Mário Dias, não é a melhor altura de falar acerca do sistema, essa resposta vos darei quando o campeonato acabar, não será o "timing" ideal.


FdL: Jesus, é O técnico? Quem gostaria, num alvo acessível, que o sucedesse?

FF: Se tivesse que escolher um português só aceitaria o Rui Vitoria ou o Rui Faria, adjunto do Mourinho. Estrangeiro Roberto Mancini, Rafa Benitez ou Marcelo Lippi. 
Qualquer um deles aceitaria treinar o Benfica por 4 milhões ao ano, não tenham duvidas disso.

(CONTINUA)


0 comentários:

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.