terça-feira, 1 de setembro de 2015

O estado da Arte... do dinheiro e do futebol. (Explicações precisam-se)

Se a ideia era gastar dinheiro à toa... fez bem o Benfica em estar quietinho. Nos últimos Vieira já gastou muito dinheiro desnecessariamente ao longo dos anos e um dia, se tiver coragem, irá explicar a vinda de largas dezenas de jogadores para o Benfica. Jogadores que qualquer adepto, que usa a cabeça e os olhos, vê logo que não servem, nem nunca servirão. E depois iremos perceber quanto dinheiro foi gasto nessa miríade de atletas sem qualquer categoria e depois tentaremos perceber se esse dinheiro não tinha sido melhor aplicado numa quantidade bem inferior de jogadores, mas com muito mais qualidade. Jogadores com Jim Varela, que está no Benfica porque Vieira caiu na chantagem de Paco Casal, com o beneplácito de muitos sócios e adeptos, que consideravam um excelente negócio, pois os miúdos portugueses não têm qualidade! Consideravam o negócio excelente porque foi Vieira que o fez... Um dia, gostaria de saber quanto dinheiro foi gasto inutilmente, quantos miúdos foram postos de parte e que jogadores de qualidade falhámos por hoje não termos dinheiro. 

Mais uma vez, quando o assunto é questionar a direcção com interrogações válidas, aparece logo o Benficómetro: "O Benfica só existe por causa de Vieira", "As modalidades foram salvas por Vieira", "Eu apoio o Benfica nas vitórias e derrotas", entre outros lugares comuns debitados por gente alérgica a qualquer coisa parecida com uma discussão séria. Que Luís Filipe Vieira tem os seus méritos ninguém o discute e a melhor maneira de o elogiar é reconhecê-lo e também discutir o Benfica como prova de vitalidade. Mas existem interrogações válidas neste fecho de mercado. Por exemplo, os que afirmam que o Benfica recebeu largos milhões do Mónaco e do Valência não se questionam se com esses 75 supostos milhões de euros não poderíamos ter gasto uns 6/7 na aquisição de um bom defesa esquerdo? Um daqueles que só o nosso scouting descobre de tão soberbo que é? E com o contrato das camisolas não dava para dispensar outros 6/7 milhões para um bom reforço de meio campo? Onde pára o dinheiro? É tudo para passivo? E os 6M€ por Ola John, quem os justifica? Que soberba gestão responde por isso?

É importante que alguém explique o que o Benfica pretende para esta nova era que se pretende com Rui Vitória. É importante perceber para onde vai todo o dinheiro ganho nos últimos anos e importa saber porque Vieira mentiu ao afirmar que Vitória teria as mesmas condições que outros quando claramente não tem. Por outro lado, com a pobreza de futebol que temos visto, importa sublinhar que não é a atirar dinheiro que se resolve tudo! E por isso, tem que se perceber se esta falta gritante de reforços de qualidade (pois Taarabt e Carcela não se incluem nesse lote, pelo que se vê) tem origem no técnico também, pois nem todos os problemas que se vêem têm razão nos reforços, mas sim na parca qualidade de Vitória até aqui e custa ver, por exemplo, o mau futebol de Samaris. E daí eu afirmar que temos de perceber a origem de tudo o que se está a passar: o mau futebol está a acontecer porque Vitória está, propositadamente, a mudar o paradigma de Jesus, com as dores de crescimento que isso implica? A aposta vai ser centrada praticamente só na formação e em jogadores baratíssimos? Os reforços não surgem por falta de dinheiro? O que é feito de todo esse dinheiro? Eu não me importo que se assista a uma nova era, com mais formação, menos ou nenhum Jesus e estou preparados para as tais "dores". Mas quando o discurso não encontra correspondência no real... 

São questões que eu gostava de ver esclarecidas. Pena é que o esclarecimento e a informação do que se passa seja um privilégio destinado a pouquíssimos que depois emitem propaganda... 

Adenda: O blogue "Deixa Passar o Maior de Portugal" publicou uma útil tabela que mostra o desgoverno que grassa no futebol. Entre equipas A e B mais empréstimos temos 89 jogadores. 89! É um absurdo. Temos 28 jogadores sob contrato com o Benfica que estão por "fora". Os custos disto são brutais e duvido que retiremos benefícios desta política. Não consigo mesmo entender como é que tendo uma equipa B temos ainda um 3º plantel por fora... E se olharmos a esses jogadores vemos que pouquíssimos são aqueles que poderão ter uma chance de regressar. Quem se responsabiliza?

3 comentários:

ATF disse...

Eu tento esclarecer: no primeiro bicampeonato do Judas ele perdeu o primeiro jogo no Funchal e no segundo em casa frente ao Gil Vicente estava a perder aos 90 minutos e só com duas jogadas milagrosas a equipa se reergueu, ganhando o jogo e o campeonato. Mas nesses tempos tu pediate a cabeça do Judas? Vieste aqui dizer que não tinhamos treinador? E depois aquele empae em casa com o Arouca, 2-2 e com golos legais, ele conseguiu fazer a vitria a 5 minuto s do fim? Alguma vez o Judas foi capaz de meter 2 jogadores duma assentada ao intervalo? Não, amigo, sempre e sempre aos 70 minutos, estivessemos a ganhar ou estivessemos a perder. Aquilo é uma linha de montagem numa fábrica de sapatos, amigo. Com Rui Vitória há seriedade mas a seriedade acaba sempre por vencer, embora estejamos a passar um tempo em que ele tem de arrepiar o terreno das viboras que lá estão. As la de dentro e as que andam cá fora a rabiar e a envenenar o trajeto de RV....e se cada benfiquista fizer o seu papel que é apioar nos jogos, como aliás se viu neste domingo, de certeza que em maio estaremos todos juntos no marqueês a festejar. Oxalá-

F.L. disse...

Red Army e ATF. Eu resumo minha posição muito simplesmente dizendo: apoio, como sempre apoiei o Benfica. Confio no Rui Vitória e sei que fará um bom trabalho. E até confio que ganharemos o "tri" APESAR DO VIEIRA.
E é tudo.

joão carlos disse...

o que sempre se pediu foi criterio nas contratações menos camiões de entulho mais que duvidoso que tiram esses sim o lugar aos putos e canalizar esses fundos para grandes contratações.
o que se fez foi precisamente o contrario o entulho continua em grande e como o dinheiro não dá para tudo jogadores de qualidade muito poucos.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.