sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Champions League: Podia ter sido bem pior.

Antes de mais, props ao Atlético de Madrid pela referência altamente elogiosa feita ao Benfica. Apesar de muitos considerarem os colchoneros como o Sporting lá do burgo, eu admiro-os desde que Simeone pegou neles sobretudo. O "Atleti" é mais parecido connosco do que pensam! É um clube popular, de paixão exacerbada. Que vivem as vitórias de um modo eufórico. Não são um clube de VIP's, como o Real Madrid. Com Simeone, transformou-se numa equipa ainda mais aguerrida, de luta e com espírito de sacrifício. Podem não ter um futebol vistoso, mas quando perdem, caem de pé. E depois possuem jogadores de enormíssima classe: Oblak, Godín, Koke, Griezmann ou Jackson. Tudo gente de classe indiscutível e que emprestam qualidade a uma equipa com espírito de guerra. E habituados que estão a competir na Liga Espanhola, para os lugares da frente, são os claros favoritos ao 1º lugar. Por razões de orçamento e qualidade do 11. Parece-me evidente. Ainda assim, no pote 2, existiam equipas bem mais complicadas e os madrilenos por serem uma equipa que joga pelo jogo pode abrir-nos alguma chance. São favoritos, claro, nas duas partidas, mas o modo como encaram o jogo e as suas características dão azo a que possamos almejar a algo. Mormente em Lisboa. 

Depois o Galatasaray. Jogar em Istambul é sempre "chato", estádio cheio, ambiente infernal e uma equipa que é sempre forte. No entanto, os turcos serão os nossos adversários directos pelo 2º lugar e por isso impõe-se uma vitória em Lisboa. E apesar de fortes, estes turcos não são imbatíveis!

Por fim, o Astana. Sinceramente, não tenho tempo para a conversa de chacha do "não há equipas fáceis", "se está aqui é porque tem valor" e blá blá! Não. Ao Benfica resta vencer os cazaques nas duas partidas e por números bem esclarecedores para almejar o apuramento. Só isso. Este clube gastou 180 mil euros em reforços e foi fundado há 6 anos. Não há desculpas, não vencer os dois jogos seria indigno da nossa história e um irresponsável rombo nas contas. 

Em suma, podia ter sido um cenário bem mais negro. O candidato ao 1º lugar não é o pior que podia ter calhado e temos no grupo a equipa, em teoria, mais fraca de toda a Liga dos Campeões. Portanto, o objectivo é claramente o apuramento para os 1/8 de final, mas o 4º lugar daria, digo eu, direito a despedimento imediato do treinador. Sendo realista e olhando ao momento da equipa, vamos ter uma tarefa dura, pois espanhóis e turcos são dois ossos duros de roer. E nesta altura, os principais favoritos. No entanto, confio que possamos melhorar e passar à frente do "Gala" ao nível de favoritismo e qualidade. E depois no campo. Aguardemos...

Off topic: Sobre o caso da "coca". Quando muitos diziam que o Benfica nada tem que ver com isto, eis que os jornais de hoje revelam que Vieira, só o Presidente, acompanhou as buscas. E fez muitíssimo bem. Deu cara pelo clube quando e onde interessava. Sentiu que se não estivesse presente seria estranho e comprometedor. Assim, fez questão de acompanhar as diligências e, espero, abriu todas as "portas" e mostrou todas as papeladas de modo a que a PJ possa riscar o clube da investigação. E mais nada tínhamos a ver com isto... Enfim!

1 comentários:

nonameslb disse...

Quando muitos diziam que o clube nao tinha nada a haver com o caso,tinham razao como foi cofirmado por a PJ,ainda que muitos gostassem que o contrario fosse verdade.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.