quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O fecho do mercado: de Gaitán a Ola John

Não restam muitas alternativas a Luís Filipe Vieira: ou torna "Nico" Gaitán no jogador mais bem pago do Benfica ou assume que o deixa sair em Janeiro. Quiçá por menos de 35M€, já que segundo muitos a teoria do descontentamento explica todos os maus negócios do Benfica. Foi lamentável ver a exposição mediática do nosso 10 ao longo do defeso, sem que ninguém viesse a público afirmar categoricamente que ou alguém depositava 35M€ numa conta do Benfica ou o jogador não saía. O que vimos foi o inverso: de tudo se escreveu, especulou e conversou. Destinos? Mais que muitos: Manchester United, Atlético Madrid, Liverpool, Juventus e Paris SG. E a ideia que passou foi a de um leilão público, onde se andou a perguntar quem dava o dinheiro para o jogador sair... 
Curiosamente, no meio de uma estrutura tão profissional, assistiu-se a algo de diferente. Em vez de ser alguém dessa estrutura a impedir a especulação, não! O que se viu foi um nitidamente amofinado Gaitán a responder a um adepto: "Para onde queres que vá?!" O argentino tem sido profissional e continua a ser a nossa vedeta, mas, naturalmente, não tem estado tão tranquilo como deveria estar. Porquê? Porque deveria ter sido protegido. Simples... 
Quanto a mim, Vieira deve já furar o tecto salarial! Gaitán gosta de Lisboa e do Benfica. É aquele tipo de homem que gosta de estar onde se sente bem e acarinhado (afirmado pelo empresário). Por isso o clube deve acarinhá-lo, o mesmo se aplica aos adeptos! Não pode o Benfica entrar em leilões! Logo, deve ser tratado regiamente e devemos torná-lo na referência do clube até ao final desta década. E o sucessor de Luisão na braçadeira.

Nélson Oliveira e mais um empréstimo. O ponta de lança continua sem convencer. Há potencial, mas falta-lhe qualquer coisa. Não irei afirmar que é profissionalismo, como muitos dizem cheios de certeza, mas especulo que lhe falte um clique e talvez capacitar-se que tem tudo para vingar. Mas o tempo escasseia e ele está a cair. Ir para um escalão secundário é o primeiro sinal. Esta é a última chance para Nélson. Numa liga difícil, mas menos mediática, veremos se este é o seu canto de cisne, rumo ao esquecimento ou se, fugindo de lesões, consegue ainda dar a volta. O tempo, esse, é escasso.

Ainda se fala que o Benfica pode ir ao mercado "secundário", o dos jogadores sem contrato. No ano passado pescámos Jonas e por isso muitos olham para isso como natural. Já eu acho que deveria ser natural um clube como o Benfica ter o plantel fechado a tempo e horas! Fala-se que Ezequiel Schelotto está em Lisboa, disputado por Benfica e Sporting. Desconheço o jogador e creio que é praticamente impossível fazer uma segunda vez um negócio como o de Jonas, até porque esse teve a particularidade de vir do Valência, clube bem relacionado com o Benfica... E se é para gastar dinheiro mal gasto, estejam quietos, por favor! Na lista dos jogadores livres há lá nomes interessantes, mas não para a nossa grandeza. Se lá estão ainda é porque não são grande coisa... E o italo-argentino a vir, vai tapar a progressão de Victor Andrade

Djuricic. Vai ficar no Benfica. Continuo a achar que o sérvio é um excelente jogador e não sei porque não vinga, depois do futebol mostrado na Holanda e na selecção. Será que vai ser, lá para a frente, aposta de Vitória? Um jogador como ele entrava de caretas num 11 do Benfica se o treinador fizesse tábua rasa do que encontrou na Luz!

Ola John. Um desperdício de jogador. E de dinheiro! O holandês tem velocidade e técnica. Sabe rematar e tem "golo". Só que falta-lhe "cabeça" para ler o jogo e não tem intensidade, nem rigor táctico. Num dia sim, John consegue resolver um jogo. O problema é que esses dias são raros... É também uma última chance, rumo ao esquecimento. Mas ainda vai a tempo de mudar o seu destino. Tem é de encontrar um treinador que o molde. E já que é para derreter dinheiro, não tinha valido a pena pô-lo na B, para que o Hélder o tentasse trabalhar?

Off topic: Excelente o Braga ao divulgar as continhas todas do defeso. Assim se esclarecem os sócios e simpatizantes. Pena é que muitos prefiram o dúbio, segredo e a falta de transparência!
Off topic II: Contas interessantes feitas aqui! Óbvio que são dados que carecem de confirmação, mas que não devem fugir muito da verdade, já que andamos a apertar o cinto. Gastar, em transferências cerca de 319 milhões de euros em 10 anos para receber 510 é interessante mas não é propriamente milagroso. Se a isto somarmos os ordenados dos jogadores contratados, bem como o de Jesus, as contas tornam-se ainda mais... "arrepiantes".

0 comentários:

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.