sábado, 4 de julho de 2015

Posso encerrar o assunto Jesus?

Todos os grandes amores quando acabam, não podem ficar com coisas por dizer sob pena desse facto corroer as partes e ficar sempre um... "se". É certo que a comparação é exagerada. A Jesus, apesar de lhe reconhecer enormes méritos, nomeadamente ter transformado o futebol do Benfica em algo melhor, não lhe posso perdoar (e sublinhei-o na altura, correndo o risco de ser lapidado verbalmente) desvios de carácter, diarreia verbal pouco condizente com o Benfica e erros de palmatória em horas decisivas.

Vieira, publicamente, já agradeceu o trabalho do técnico. Mas mais eloquente foi Gaitán, ao afirmar-se eternamente grato ao amadorense. A facilidade no agradecimento define a nossa grandeza. Os histéricos que apontaram a retirada do cartaz como um desrespeito à memória do trabalho do treinador não lerem a situação. 
Como disse, eu também agradeço a Jesus e sublinho, a bem da coerência, que se não fosse o trabalho dele Vieira não seria o famoso angariador de milhões que é hoje. Porém, e coerentemente, nunca gostei do seu estilo mal educado e rude. Muitos, perante este argumento, atiravam-me com um "devias preferir o engomadinho do Quique". Argumentos destes só podem ser válidos num país que despreza a educação e as boas maneiras. Eu prefiro, sempre, um treinador competente, claro. Mas o treinador do Benfica tem de ser um homem educado e fino no trato. 
Um dos desvios comportamentais dele é ser verdadeiramente deselegante. O circo no White Hart Lane, os dedos para Manuel Machado e as inúmeras tiradas ao Sporting revelam tudo aquilo que eu não gosto num treinador do Benfica. Deselegância. E na sua apresentação em Alvalade, não resistiu e foi deselegante para connosco. Ao ser entusiasta e permitir que existisse todo aquele bruáá num estádio e com gente que nem o podia ver há uns 2/3 meses atrás.
Casos como os de Jesus, filhos de jogadores do Sporting e que sonham jogar/treinar no/o Sporting existem centenas! E ele foi... dispensado. Bem vindo a "casa"? Yeah, right... Mas, alas, o coração quer o que o coração quer. Mas Jesus era confidente de Vieira, amigo. Os benfiquistas deram-lhe um altar de adoração. Muitos até se puseram contra Vieira após a sua saída. E o Benfica permitiu que JJ regressasse "sebastianicamente" a Alvalade, como um triunfador (perde-se agora o demérito das nossas conquistas). E Jesus participa voluntariamente, e instiga, uma manifestação tão emotiva? Tão contrária ao Benfica? E semanas depois de ter orgulhosamente pintado na cara um 32, um 33 e um 34. E nestas semanas todas não foi capaz de se referir ao Benfica em termos decentes uma única vez... 
Por mim, a sua história, desportiva, no Benfica nunca deve ser apagada. Nem poderia sê-lo. Foi demasiado marcante. Mas Jesus, pretensamente por motivos familiares, foi para o Sporting. A nosso némese. Foi receber muito mais e ter muito mais poder (Manuel Fernandes não era o pior funcionário do clube?). Em nome do pai? Talvez. Mas claramente não só! Já o disse, o coração quer o que o coração quer. Mas... A sua passagem para o "anti-Benfica" foi feita de maneira fria e calculada. Sem um traço de gratidão, agora se passou para lá! Está demasiado envolvido no seu Sporting e esquece-se que fizemos dele um santo e um homem rico. E um homem desejado e com possibilidade de ser ainda mais rico! 
Uma pena Jesus, podias ter seguido o teu coração sem ter apunhalado o nosso. Agora, serás apenas um adversário, que venceu títulos por nós. Podias ser um nome para sempre adorado, mas serás alguém que no auge da popularidade nos trocou... Sem uma palavra de gratidão! 
Assunto encerrado.


6 comentários:

Rukka disse...

Estou de acordo no geral. Até foi deselegante para com os próprios sportinguistas e Marco Silva. Se só este ano é que ha 3 candidatos, então antes havia só dois? E é engraçado ver 3 mil sportinguistas a aplaudir e a adorar o técnico que neste momento é bicampeão pelo Benfica. Dizes que era odiado ha 2/3 meses. Não. Era odiado ha 3 semanas! Mas uma coisa não estou de acordo contigo. Não era ali que ele ia agradecer ao Benfica, não achas?

Red Army Officer disse...

Não digo agradecer, mas ser mais comedido... Só isso. E podia ter sido mais respeituoso, como Vieira o foi, ao recordá-lo na apresentação de Vieira.

Anónimo disse...

Podes e deves!

Anónimo disse...

JJ terminou (30 junho) o seu contrato, agora sim, vamos ver(apesar de andar a tratar, segundo os jornaleiros, da nova época do scp há 3 semanas).
Vou fazer uma confissão acho que ainda lhe temos de agradecer mais esta, se não vejamos, as 36 garantias bancárias(que JJ guardou perto do coração ao lado do arquivo do amor pelo scp) acho que tornaram muito difícil contratarem algum jogador cujo passe seja superior a 1 milhão de euros(dos tais pedidos do JJ, telefonemas, contratos de compromisso, jogadores imprescindíveis para o sucesso, dito por eles, nem um ainda tiveram a capacidade de contratar, as dispensas dos jogadores do SLB do hóquei, andebol etc. não contam, (a pasta das modalidades ainda não foi entregue ao JJ), como tal não contam na minha opinião com uma equipa mais forte, antes pelo contrário, quer tudo roer a corda como o Mané(não vale a pena falarem no Máxi, acabou contrato). Agora um pouco de futurologia...a coisa vai correr mal, o scp não consegue equipa ao "nível" do treinador e aí...pega nas garantias bancárias, pede indemnização ao scp por não lhe ter dado as condições combinadas, fala com o corrupto mor pc que manda o espanhol recambiado e ele vai treinar o fcp e aí sim a coisa pode ser perigosa para o nosso tricampeonato.
gosto mt do Rui V, aliás, 5m depois do anúncio da saída do JJ e de passar o choque inicial, não por ter saído mas por ir para o covil, já eu mt contente lembrava a todos que estavam comigo que finalmente chegará a vez do Rui e que finalmente a Europa ia deixar de ser um papão para o Benfica.
Para terminar gostava de salientar as palavras do presidente do scp "quem quiser fazer mal ao scp tem de me matar" ai, ai que isto acaba em suicídio.
cumprimentos BENFIQUISTAS
Ruil

Nau disse...

Já era, já foi. Nunca dirá que fez mal em ir para o lado de lá, mas creio que vai senti-lo muitas vezes, se é que o não sente já. Foi o sentimento ou a peseta que o fez mudar? Inclino-me muito mais para a segunda hipótese, o brilho da peseta.
Já era, já foi, é História.
Agora temos um treinador que respeita e se faz respeitar, que é um senhor. É com ele que vamos ganhar, e já em 9 de agosto, para grande desconforto dos adoradores de falsas divindades que treinam.

joão carlos disse...

pouco ou nada me surprendeu porque quem é deselegante como ele foi enquando ao nosso serviço seria para connosco quando já não estivesse e por contar com isso nem sequer me afecta.
agora aqueles que sempre bateram palmas a essas deselegancias é que devem estar muito contentes ou não já não digo nada é que até aqueles que diziam que ele era o melhor treinador portugues agora já dizem que talvez não fosse tanto assim.
continuo a ser surprendido pelo facto de os treinadores ganharem ou perderem qualidades e defeitos só pelo simples facto de serem ou deixarem de ser treinadores do nosso clube deve ser um qualquer poder magico da caneta com que eles assinam.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.