quinta-feira, 26 de março de 2015

Cardozo: no Benfica ainda há lugar para a ingratidão.

Oscar "Takuara" Cardo7o é, gostem ou não, um jogador histórico do Sport Lisboa e Benfica. Deixou o nosso clube no Verão de 2014 com apenas 31 anos, mas com o seu nome gravado a letras de ouro. Para além do palmarés colectivo, que em muito lhe devemos, sai do país com dois títulos de melhor marcador da Liga e como o melhor marcador estrangeiro de sempre do centenário Benfica, com mais de 170 golos e uma média superior a meio golo por jogo. Recentemente, o paraguaio, em meses, deixa o seu nome associado à história do seu actual clube, o Trabzonspor, como melhor goleador estrangeiro numa só temporada. Em 25 jornadas, são 15 tentos e o 4º lugar, logo atrás dos três candidatos ao título lá do sítio (o Trabzonspor tem 6 campeonatos turcos, sendo a 4ª força do país). Ou seja, com Cardozo o assunto para a posteridade é golos. Sempre os golos.

Não comparemos claro a exigência do Benfica com a do Trabzonspor. Mas ver o paraguaio a facturar constantemente dá que pensar. E num campeonato duro como o turco vê-lo como líder dos melhores marcadores, com uma excelente média de golos, não é para se menosprezar. Sobretudo tratando-se de um histórico do Benfica. Se quisermos, uma Glória do nosso clube! 

Diga-se o que se disser, Cardozo foi algo escorraçado do Benfica. O seu percurso e dedicação ao clube mereciam mais do que uma saída para a Turquia, pela porta do cavalo. O que se passou? Cardozo foi vítima de uma péssima gestão desportiva de um assunto complicado. Após a final da Taça em 2013, o "Takuara" foi queimado em lume brando durante mais de um mês por um presidente que é refém de Jesus. Se o ex-7 foi indisciplinado? Foi! Aquele era o local para pedir explicações ao líder do grupo? Não. Cardozo tinha razão? Tinha! Falhou o timing e o local... Vieira quis proteger os milhões investidos em Cardozo ao não mandá-lo borda fora de imediato quase a "pedido" de JJ e não queria contrariar o técnico. Resultado? Um jogador de altíssimo valor desportivo foi absolutamente mal tratado por um erro que cometeu. Erro esse fruto da sua extrema dedicação ao clube e vontade de vencer, ele que se sentiu impotente para mudar o rumo dos acontecimentos quando JJ o tirou de campo com o jogo empatado. Esta dedicação viu-se, por exemplo, nas exéquias a Eusébio da Silva Ferreira: a paixão e ligação do jogador ao nosso clube e ao Pantera.

Mais ingratos foram todos aqueles que ao longo dos anos o assobiaram, mesmo quando foi sempre dos melhores marcadores da Liga. Quando foi fundamental! Quando evitou males maiores. E que se apressaram logo a julgá-lo pelo sucedido naquele dia no Jamor, saltando logo, inexplicavelmente, em defesa de JJ. Como se o 7 fosse um adversário. Mais grave é ver a defesa apaixonada de Lima e do "batalhador" Derley pelos mesmos que fizeram um foguetório quando Cardozo saiu porque ainda deixou cá bom dinheiro... Porque era velho e era indisciplinado. Mas como atrás disse, o assunto com Cardozo, mesma na sua nova vida, é golos. E grava assim o seu nome na História de dois clubes. Como seria se ainda prestasse?! E tanto benfiquista há a desejar que ele fracassasse para vir aos "feicebukes" deleitar-se com mais uma excelente decisão de JJ. Os mesmos que desaparecem quando o assunto é... Bruno Cortez, Luis Felipe e assim.

No Benfica comercial é assim: o dinheiro vale mais que o homem. Mesmo que esse homem seja um histórico, não merece consideração se tiver estampado um valor em euros mais apelativo. E mais não precisamos de vender! E por ter 31 anos já não presta mesmo para nada. Há, no nosso clube, lugar para ingratidão. Para muita ingratidão! Porquê não sei. Mas há. Que o digam Nuno Gomes, Simão Sabrosa ou até Pedro Mantorras. Todos eles vítimas de maus tratos na blogosfera. Até os miúdos que não caíram nas graças de JJ. Até esses putos, benfiquistas de berço, são maltratados. Veremos Maxi Pereira...

Porquê de falar em Cardozo? Agora? Sempre se falou por aqui. E gostamos quando um dos "nossos" tem sucesso!

PS: Fantástico voleibol, ein?! 

7 comentários:

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

O modelo de jogo não favorecia a sua movimentação (falta dela) ... mas JJ só joga de uma forma, é uma das críticas que faço a JJ!

Red Army Officer disse...

Discordo, Cardozo foi fundamental nas 4 primeiras temporadas de JJ. E mesmo na última, com as lesões e com as discussões, marcou muitos golos e deu-nos, por exemplo, a passagem na Taça ante o Sporting. Em relação à falta de mobilidade, ele não precisava de se mexer muito, diga-se... :)

Semper Fidelis disse...

O Tacuara ficou-me gravado!
sou grande fã dele.
pessoa que diga mal dele não é benfiquista de certeza
que o sistema do JJ previligie avançados móveis tudo bem mas o Tacuara é um goleador matador! tê-lo em campo é ter sempre a esperança em ganhar porque ele está lá! esse sentimento (como não sou do tempo do Pantera Negra) só me lembro de o ter com o Isaías!

grande Tacuara! dá-me vontade de ir à Turquia dar-lhe um abraço!
saudades...

Red Army Officer disse...

Cardozo é uma "glória" do Benfica. E glória no conceito aplicado a muitos outros, desde Simões, Toni ou Veloso. Que no mínimo os adeptos não se esqueçam dele!

Semper Fidelis disse...

eu sou completamente a favor de jogo com o Trabzonspor para o homenagear já que ninguém teve essa ideia (provavelmente alguém não gostaria pq ainda tinha algo fresco na memória)

P.S: atenção que apesar do que digo não sou de pactuar com tudo o que um jogador (seja quem for) faça! ele esteve mal mas isso não apaga a VERDADE: TACUARA É UMA LENDA DO BENFICA!

Anónimo disse...

Tacuara é o maior dos goleadores. Um sete magnifico, um ponta de lança mortífero, com killer instinct. Com ele, peço desculpa, mas o jogo no rio ave tinha sido ganho. Só um pequeno exemplo.

joão carlos disse...

essa ingratidão não é de agora já vem de à muito já com nené foi a mesma coisa, e deve existir um problema qualquer para que as pessoas não gostarem dos numero 7 que marcam muitos golos, e depois andaram mais de vinte anos a chorar não terem um nené.
esta malta gosta muito é de avançados que corram muito, mesmo que a maioria das vezes corram mal, devem depois pensar que quem vai marcar os golos que esses avançados não marcam são os guarda redes.
umas das criticas que faziam ao cardozo é que ele precisava que os outros trabalhassem para ele mas se existe coisa que podemos ver pelo desempenho de outros avançados nestas três ultimas épocas é que eles precisavam muito mais do cardozo para marcar golos do que o cardozo deles para facturar.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.