terça-feira, 9 de dezembro de 2014

As palavras certas de Rui Gomes da Silva.

"QUANDO É COM O FC PORTO, É A ESTRUTURA."- Rui Gomes de Silva

Ontem, o "conhecido" dirigente e adepto do Benfica proferiu a frase em epígrafe, justificando o filme da semana a saga de "Miguel Rosa & Deyverson". E que palavras acertadas, sem dúvida. Ao longo dos últimos 30 anos muitos benfiquistas alinharam na cantiga da vontade férrea de ganhar do FC Porto como justificação para todos os meios. Não raras vezes ouvi benfiquistas dizer "Tomara nós termos um PdC". De certo que todos ouvimos... Mas isto só acontece porque em Portugal a "batota legal" não é um vício que corrompe verdades, antes é uma manobra de chico-espertismo, tão cara do português. Quando algum de nós engana o fisco, o vizinho não denuncia, antes quer aprender como enganá-lo também! Mourinho, há uns anos, sobre Liedson disse que os mergulhos do brasileiro o tornavam num herói entre os adeptos do Sporting. Em Inglaterra, tornavam-no num batoteiro, mesmo entre os próprios adeptos! Esta é a diferença, é a famosa estrutura... 

O que suporta a estrutura não é o FCP ou PdC. É a mentalidade. Primeiro: quem está naquele clube quer mesmo ganhar; Segundo: não se olha a meios para tal. Daí a conivência da Comunicação Social e de muitos, mas mesmo muitos, benfiquistas. Estes que admiram, por exemplo, as tácticas gestapianas de controlar onde os jogadores saem à noite. Ou o triste espectáculo do apagão, que se fosse no Dragão mereceria a maior carga de impropérios nossos. Na Luz, foi na defesa dos interesses do clube, não permitir que um rival festeje!

RGS, sobre o dito caso da semana, disse-o e bem. No FCP seria a "estrutura", no Benfica é vilania segundo parece. RGS tem razão. Mas falta-lhe o resto. Eu tenho a certeza que algures no conhecido dirigente há alguma coerência, disfarçada sob o manto do arauto de Vieira. E sei-o porque na ânsia de defender o clube, ele põe isso à frente da própria coerência. Mas RGS diz muita coisa em público que não diz a Vieira certamente. E se o diz, tinha que se demitir. Já! E se o dirigente diz que no FCP é a estrutura a funcionar, o que será na Luz? Será que ele quer uma "estrutura" idêntica ou aponta o caso como batota? Se quer ser como o FCP, basta de RGS! Se reconhece que há resquícios de portismo no assunto, não é coerente, pois deveria mostrar-se contra e não mostra. Assim, como o próprio passa a vida em contra-ataque ao FCP, mas não se insurge com a aproximação com alguém que possui a... "estrutura". 

Tenho esperança que um dia RGS se desamarre de Vieira e se torne num excelente presidente para o Sport Lisboa e Benfica.   

PS: Numa nação que venera o futebol, é motivo de regozijo ver o "nosso" Júlio César em 9º lugar na listagem dos 15 futebolistas favoritos dos brasileiros! Confiram aqui. A lista é liderada por Neymar Jr.



0 comentários:

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.