quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Bom, deixem-me falar do Gonçalo Guedes também... (ou o estado da arte do futebol jovem do SLB)

É uma das modas dos blogues benfiquistas (a outra é a trica com o Bayern), esta a de falar de Gonçalo Guedes. E como sou trendy, vou segui-la.
Se há coisas que me custam na vida, uma delas é ver dinheiro a ser arruinado. E se o Benfica tem desperdiçado dinheiro... E a falta de aposta na formação é uma das causas do estado frágil das contas do Sport Lisboa e Benfica. E o facto de Jesus dizer que forma jogadores, não interessando a nacionalidade, referindo Rodrigo, Markovic, André Gomes e Oblak, só pode ser encarado como uma viagem a uma faceta detestável do nosso técnico: a propalada basófia. Só André Gomes é da formação encarnada e foi apelidado de pouco intenso. Ele que tem estado em bom plano numa das mais intensas Ligas do Mundo. Ah, André Almeida NÃO é da formação... 
Quando falo em desperdício de dinheiro, penso a dois níveis. Vejamos: o Seixal custou dinheiro (estará pago?). Custa, diariamente, milhares de euros. Tem inúmeros atletas. Tem um corpo técnico e de apoio gigante. André Gomes "pagou" isto? Ridículo! O Benfica não é a mercearia da esquina. Além do desperdício monetário, é o de talento e do trabalho daquela gente toda. Reparem: hoje, na convocatória de sub17, o Benfica estava em maioria! O Benfica é vice-campeão da Youth League. Não é desmotivante para um miúdo que tem este tipo de percurso saber que a equipa principal está barrada? É! E o Benfica tem produzido valores interessantes: Danilo Pereira, Mário Rui, Luís Martins, David Simão, Miguel Rosa, Bernardo Silva ou João Cancelo. Muitos, do alto do seu super benfiquismo apregoam: nenhum destes é um super jogador ou venceu noutro lado. Pois, com coxos, coxeia-se. E Portugal não aposta na miudagem. O problema não é só na Luz...  
Uma coisa é certa: aos que desvalorizam a formação, Vieira parece estar a começar, finalmente, a ter a clarividência que formar é o futuro! E que o caminho não é por cada Di María, vir um Jara, um Andrés Diaz, um Luís Felipe e um Felipe Menezes. 
Bom, quanto a Gonçalo Guedes, o seu talento diz tudo! Só tem de caminhar com os grandes. E Jesus, se quer ser mesmo grande, tem de ter a mesma paciência para Gonçalo do que aquela que teve para com Roberto ou Emerson! E tem de saber os timings de se lançar um puto. E esses não são de certeza num jogo que está a correr mal, à espera de um milagre. Isso é queimar (mais) um talento.
Quanto aos que apregoam que apostar num puto de 20 anos sul americano é sempre melhor, o que sentiriam se, ao chegar ao emprego, tivesse lá um zuca, ao mesmo tempo que o patrão diz "o português é moleirão"?

3 comentários:

nonameslb disse...

Acredito que a situacao finaceira em conjunto com a grande qualidade dos jogadores formados no Seixal vai obrigar o SLBenfica a enveredar de uma vez por todas na formacao.E o nosso futuro que esta em jogo e apesar de eu gostar muito de JJ,se ele nao for o homem para o trabalho,entao deve sair.

PP disse...

Ora nem mais!

;)

Unknown disse...

Eu entendo o que vc tenta passar neste post e de um modo geral estarei de acordo. Mas ele enferma de vários erros de análise. .
Vejamos:
"Vejamos: o Seixal custou dinheiro (estará pago?)" Vc acha que o Caixa Futebol Campus se paga com transferências ou utilização da formação a jogar na equipa A? Lá está a publicidade e os patrocinios que pagam a despesa de manutenção. Claro que produzir atletas tb ajuda a pagar a manutenção do CFC. Depois vc contradiz-se quando começa a enumerar a quantidade de atletas que estão a começar a sair do Centro de Formação com qualidade que poderão começar a entrar na equipa principal.

Ninguem desvaloriza a formação mas para recuperar o SLB da desgraça em que se encontrava foi necessário "importar" jogadores de qualidade de mercados mais baratos e revendê-los. É o que está o actual palerma ops Presidende do scp a fazer para recuperar os activos do clube dele.

Depois acho que vc não deve saber que nas contas da SAD os atletas da formação valem ZERO na Contabilidade e o Presidente dos lagartos tb percebeu isso e está a comprar atletas para aumentar os activos na Contabilidade "baixando" assim o Passivo. Agora que o SLB estabilizou finaceiramente já pode começar a olhar para a Formação e abrir caminho para eles singrarem.Mas ate nção que os "formndos" tb adoram muito o dinheiro e com a pressão dos glutões ops empresários começam a ser aliciados a emigrar para onde se ganha mais.

Nunca devemos descurar o mercado internacional mas podemos ir abrindo as portas aos nossos atletas que sintam muito a camisola que envergam.Estando no mercado obrigamos os outros mercados a olharem para nós.

MARQUÊS

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.