terça-feira, 29 de dezembro de 2015

A queda de mais um mito...

O de Vieira, o implacável negociador. Segundo algumas análises imparciais, em blogues benfiquistas, por gente credenciada, no NGB, cai o mito de que Viera conseguiu a miraculosa lança em África... Sim, conseguiu um excelente negócio, não o nego. Inclusive já o escrevi aqui! Mas perante o que se vê/sabe no negócio FCP/MEO, o que se sabe da oferta desta operadora ao Benfica e perante os números que se sussurram para o Sporting será que o negócio NOS salvaguarda as distâncias de grandeza? É o melhor negócio possível, de acordo com o nosso potencial? Ou afinal não teremos tanto peso como pensamos? Pois são as perguntas a serem respondidas... 
Vejo os bloggers e facebookers de propaganda a atirarem para os nossos olhos raciocínios justificativos dos 400M serem muito melhores que os 457M do FCP. Sim, porque percebem mais de finanças desportivas que os agentes do clube azul dourado... E ao mesmo tempo assumem automaticamente que o SCP será "comprado" por uma bagatela... Flash news: Não será! E se calhar isso ficar-se-á a dever ao facto de terem um treinador chamado... Jesus. É Mourinho all over again. Sim, porque quanto valia o Benfica em 2009? E pelo meio ninguém se lembra da amizade com Oliveira... Já ninguém se orgulha da Btv. E ninguém recorda que o Benfica quis a centralização. Quer dizer, Vieira quis... E mais: já há quem tente varrer para baixo do tapete o eventual facto do Benfica não ter feito afinal um super negócio dizendo que... os outros clubes devem estar gratos ao SLB por termos aberto esta porta. Sai um enorme LOL. As operadoras só vêem euros, nada mais... Outro mito que cai: afinal não estamos assim tão à frente nestes assuntos de TV. Marcámos a fasquia e o risco a ser ultrapassado. Não façamos deste negócio algo que nunca foi: uma mina a que mais ninguém teria acesso a não ser através da argúcia de um homem. O roi soleil...
Há aqui outra questão que me parece muito mais relevante do que andar a medir pilinhas e tamanhos de contratos. Acima da quantidade de dinheiro, importa a sua gestão. De que adiantam 500M mal geridos? Prefiro 300 bem administrados. Será Vieira capaz disso? Pois... Essa é a questão que me importa. Daqui por 3 anos saberemos.

Adenda: Já foram anunciados os números do Sporting. São 515M€. Depressa virão os "propagandeiros" fazer contas e comparações com vendas de carros e atrelados para justificar o injustificável. E o que é facto é que o Benfica não está à frente na história dos direitos de TV. E muito menos existe aqui um diferencial de potencial que tantos gostam tanto de apregoar! Cai o mito e com estrondo! Insisto: o que conta é a gestão do dinheiro. Mas... para quem andou a arrotar postas de pescada sobre a TV e agora isto! A basófia propagandeira do costume!
Off topic: Chegou o Grimaldo. Veremos se é desta que a estrutura consegue resolver um problema recorrente: a lateral esquerda. Nunca, em 10 anos, o Benfica, excepto, com Léo, comprou um defesa esquerdo decente. Bem bom para a super-estrutura. Será desta?

16 comentários:

cards disse...

Os contratos do Benfica com a NOS e do Porto com a Meo são diferentes.
Mas se analisarmos com isenção veremos que o Benfica para chegar a 400 milhões a 10 anos tdve que ceder a BTV.
O porto para chegar aos 457,5 teve que ceder o porto canal, a publicidade nas camisolas e publicidade estática no estádio.

Mário Sá disse...

Não se pode comparar o incomparável! Os 400 milhões é pelos direitos e BTv... os 457 Do FCP e os eventuais 500 do SCP são pelos direitos, Tvs respetivas, publicidade nas camisolas (o SLB deverá estar a receber perto de 10M época), publicidade estática dentro e fora do estádio (que o SLB faz à parte), provavelmente até naming de estádio/pavilhão e até centro de estágio... digamos que o FCP e o SCP venderam o carro todo e nós estamos a vendê-lo às peças que, como se sabe, é a melhor forma de rentabilizar a venda...

Anónimo disse...

para comparar com o porto tens que incluir o mesmo que o porto:

7,5 anos de pub na camisola (75 milhoes que temos da emirates) e 12,5 anos de pub no estadio (4M/ano segundo o nosso ultimo r&C, logo 50 milhoes).

ou seja, contra os 457M do porto teríamos 525M nossos. e se incluirmos os namings que DIZEM que o sporting incluiu (estadio e academia) os nossos 525 passam a estar perto de 650.

simples.

71460_5/8 disse...

quanto a mais vai receber o Benfica já no próximo ano em que os rivais ainda têm contratos antigos?

quanto a mais vai receber o Benfica em 2027 ano em que os rivais ainda têm contratos antigos?

Red Army Officer disse...

Incluem a Academia e o Naming? Ai sim? Como sabe? E depois? Quanto vale o Naming do CFC? O que interessa aqui falar, ou não, é que o nosso negócio não é tão soberbo como a propaganda quer fazer passar...

Anónimo disse...

Post bastante faccioso. Não gosta do Vieira está no seu direito, a opinião individual é de salutar, a especulação e a falsidade é que são de condenar. Foi Vieira que concretizou a Benfica Tv e posteriormente a BTV, também foi ele que trouxe os direitos televisivos para a BTV quebrando a ligação à Olivedesportos (Oliveira). Foi Vieira que descobriu JJ e também foi ele, contra tudo e todos, que o manteve após época desastrosa. Foi Vieira que recuperou credibilidade do Benfica junto dos financiadores, sem isso não havia Estádio, Piscina ou Pavilhões, muito menos o Centro de Estágio. Vieira pode ter errado, mas também esteve certo em muitas decisões. Por favor vamos ser um pouco mais sérios nas nossas declarações. O futuro do Benfica está nas nossas acções, devemos de acima de tudo actuar com a razão, pondo os nossos “ódios” de lado. Os 400 do Benfica são referentes a jogos e tv, os 457 do FCP representam mais qualquer coisa, que não é tão pouco assim. Não pode haver comparações sem acrescentarmos, pelo menos, os patrocínios da Emirates, Coca-Cola e Sagres.
Viva o Benfica

VBenfica

Red Army Officer disse...

Meu caro amigo, onde está a especulação e a falsidade? Não vejo onde... Apenas reproduzi o "sussurro" do provável contrato do SCP. Em relação à obra que aponta está correctíssimo. Mas isso torna-o num messias? Não, torna-o em alguém que cumpre algo para o qual foi mandatado. Mas esquece-se de outra coisa: do passivo gigante e dos parcos títulos. Esquece-se de referir que foi uma era de ouro para o FCP. Ah, Vale e Azevedo saiu do Benfica há 15 anos... E a obra? Está paga? O estádio, segundo o próprio Presidente, estava pago em 2013. Afinal não está, longe disso. Longe disso... Por isso, se vamos falar no todo, falemos mesmo de tudo, amigo! Mas aqui, neste assunto, as coisas são comparáveis, sim! Basta comparar a coisa em pack's... Simples. Ab

Anónimo disse...

A blogosfera benfiquista é isto...faça o que a direção do Benfica fizer nunca nada está bem,nada presta. Dizem que o Porto fez um "negócio " por valores maiores, mas ninguém se dá ao trabalho de ao menos ver o que o Porto vendeu para obter esses valores.Os valores do Porto são maiores logo Vieira é nabo e não presta...ponto! Sabe mesmo bem dizer mal do Vieira! Infelizmente é a unica forma que alguns tem de mostrar que existem! Independentemente das méritos e deméritos da direção do LFV, uma coisa é certa! O estado de uma boa parte da blogosfera benfiquista é bem pior!Bateu no fundo! É que não serve mesmo para nada!

Filipe.

Anonymous Bosh disse...

Boa tarde
Parece-me um bocado precipitado estar a fazer este tipo de julgamentos sem se conhecer os detalhes dos negócios em causa.
E também me parece que é por de parte alguns aspectos, digamos, mais terra-à-terra dos negócios. Senão vejamos:
O Benfica é, senão a maior, uma das maiores marcas nacionais, como o comprovam variadíssimos estudos nacionais e internacionais sobre a matéria. O FCP e SCP são apenas clubes desportivos; nunca aparecem nesses estudos. Tanto o Benfica como os operadores de telecomunicações (NOS, MEO, Vodafone, etc.) sabem disso. Ora considerar o negócio do Benfica com a NOS desastroso é considerar os negociadores da NOS e da MEO como burros: vão pagar mais pelo que vale menos! Não me parece que estes e o Benfica sejam todos idiotas a brincar com milhões e apenas o BdC e o PdC sejam espertos.
Depois há os timings. O Benfica fez o negócio que fez dentro da sua agenda, com o alcance que quis (apenas os direitos desportivos e da BTV), simplesmente porque o podia fazer: não estava preso a nada nem a ninguém. Já os rivais fizeram contratos que começam daqui a dois anos! (e tiveram de incluir outros items - aquilo que podiam - para que pudessem receber algum a curto prazo, dado precisarem de liquidez como pão para a boca). Se apressa nunca foi conselheira, tanto mais nos negócios, não creio que tenha sido o Benfica o mais apressado.
E não esquecer que os contratos, por questões legais, têm a duração de três anos, renováveis...
Daqui a três anos logo se vê.

Red Army Officer disse...

Dizer mal de Vieira? Onde? Preocupe-se menos com LFV e mais com o Benfica!

Anónimo disse...

Voltamos ao mesmo. Ninguém falou em Messias. Claro que o passivo é grande, as compras também foram avultadas. Estruturalmente julgo que o investimento foi um sucesso, a nível de jogadores houve de tudo, desde os falhanços milionários aos casos de sucesso. Fala em 15 anos parcos em títulos, tem razão, foram poucos, falar de fora é fácil, do modo como fala com certeza que faria melhor, é pena não ter participado na gestão da altura. O FCP ganhou, é verdade, sabe como o conseguiu? Mas também é verdade que foram recuperadas as modalidades, hoje ganhamos quase tudo e apesar de tudo somos Bi-Campeões (com um treinador que ninguém queria e que hoje todos criticam a sua saída). Não é fácil ganhar a poderes instalados, ainda por cima num clube falido e sem credibilidade. Volto a dizer, nem tudo foram rosas, mas há que dar mérito a quem o tem. E isso não é nem ser seguidista nem andar em rebanho, é saber respeitar os méritos assim como os defeitos, todos os temos. Podia ser melhor, com certeza, haja quem se chegue à frente e que o faça.
Viva o Benfica
VBenfica

Anónimo disse...

Já que fala em comparações, seja por pack`s ou doutra maneira qualquer, por favor faça-o. Com os resultados, então sim, pode-se fazer comparações. Até lá, sem factos, apenas especulações.
Viva o Benfica
VBenfica

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Por exemplo a ENORME CAPACIDADE E SAGACIDADE NEGOCIAL DO NOSSO GRANDE LÍDER, regista-se no facto de após vendas fantásticas nos últimos 2 anos na ordem dos 230 milhões de euros o dinheiro em vez de fazer baixar o passivo (que fossem 150 milhões) ficou nos bolsos de intermediários supomos, quero dizer, porque o passivo baixou (??) 40 milhões de euros, são contas muito confusas para uma pessoa que não sabe ler relatórios e contas como eu, apesar de um amigo meu que é TOC dizer que num R&C pode entrar alguma criatividade contabilística que pode deixar um tipo avisado com os olhos trocados. Não deve ser caso do Benfica certamente!

Red Army Officer disse...

Transparência total. Aliás, qq um que peça explicações tem-nas na hora.

Bruno disse...

Vamos la ver varios pontos que se estão a esquecer , primeiro o Benfica vendeu Benfica Tv mas e tomem bem atenção NAO VENDEU os conteudos internacionais (UFC , Liga Italiana , Liga Francesa? duvidas ? http://hugogil.pt/negocio-nosslb-nao-tem-incluida-a-venda-das-ligas-estrangeiras/ peço desculpa pela publicidade
Depois o Benfica começa a receber 2 anos antes , e acaba 2 anos antes começando a receber mais rapido valores ainda mais elevados , Depois so temos patrocionios com as camisolas durante 3 anos , e mesmo a clausula dos 3 anos e mais 7 nao sei e ainda nao entendi bem , se de facto é o basta um dos dois querer continuar ou se dentro dessa explicaçao ha outras tendencias que permitem o Benfica ainda ganhar mais ,e depois o benfica ainda tem uma clausula de 20% sobre o Sporting , como nao chege ainda temos o Naming do Estádio , a Publicidade Estatica e Virtual e ja para nao falar que é preciso calma para perceber esta «máscara» que o Bruno de Carvalho adora fazer em tudo para mascarar contas , porque assim o porto tb recebia valores superiores aos 500 milhoes de euros juntem os valores da pptv mais os da Nos a partir de hoje ate ao final do contrato com a MEO , e façam as contas ;)

joão carlos disse...

e mais o argumento de que o grande contrato feito com a Nos se devia a termos a Btv modo premium.
a verdade é que os outros nunca tiveram esse risco e acabaram por ter valores altos.

naquilo que pode ser comparado direitos televisivos+ televisão do clube temos 400 nossos +/- 360 dos corruptos e 330 dos verdes.
claro que o nosso é maior que o dos outro muito mal seria se não fosse essa nem sequer é a questão.
a realidade é que a relação entre corruptos e verdes se mantêm na mesma proporção dos contratos com o oliveirinha mas ambos se aproximaram dos nossos valores e é isso que torna o contrato mau.
é que os corruptos passaram de 80% do nosso valor para 90% e aqui é que o vieira foi comido, mais uma vez diga-se.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.