quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O novo filão do jornalismo desportivo em Portugal

Resultado de imagem para equipa b do benfica Rui VitoriaO jornalismo desportivo português está cheio de pequenas curiosidades. Uma delas é quando chega um novo treinador a um clube grande dar destaque aos novos métodos de treino, às conferências de imprensa e à relação com os jogadores. Dias a fio a descrever como tudo é cor de rosa e que o mesmo treinador vai revolucionar o clube, etc, etc. Este isso, por força das circunstâncias, isso deu-se com Jesus. A revolução na Academia era diária, com tudo a mudar ao gosto de Jesus. Os jogadores dobravam-se e desdobravam-se para agradar o novo Conde de Alcochete. Era o Ferrari Verde de JJ. Era isto e aquilo!Daqui por meses, quando o Sporting perder tudo (oxalá), esses textos a elogiar o trabalho do treinador e da estrutura serão lixo incipiente. Mas é o habitual. Com Lopetegui, por exemplo, sucedeu o mesmo.

O que acontece também é quando os jornais apanham peculiaridades dos intervenientes do futebol. Caso em questão: Rui Vitória. Alguém já reparou que nestes dias mortos, em que o mercado fechou e temos tido Selecção, que não há dia nenhum em que pelo menos um jornal não traga à baila que o nosso técnico está atento à formação? Ou seja, como todos sabemos que Vitória dá bastante espaço aos jovens, o trabalho do técnico é apenas esse... Num dia é observado Oliver Sarkic, no outro é uma notícia de que João Carvalho tem a total confiança da... "estrutura". Depois é Vitória no jogo dos B's, de seguida é Renato Sanches que "para a semana" começa a treinar-se com os AA e para acabar Nuno Santos ganha espaço com a saída de Ola John... Pelo meio lá se falou de Cervi e de um tal Benitez. Mas moda, moda é mesmo descrever as actividades de Rui Vitória e a sua paixão exacerbada pela miudagem (no pun intended). É incrível como o Benfica passou de um quotidiano de ciência no treino com Jesus para um onde os miúdos estão no centro. É como digo são modas e o que interessa vender agora é um Benfica de formação, comparável ao, pausa para sorrir, Barcelona! E como todas as modas, esta tem um tempo limitado: vai durar até: A) deixar de ser novidade; B) quando Vitória sair do Benfica; C) se se provar um fracasso. Até lá, a equipa B do Benfica e seus craques vão ter o direito de antena que não tiveram, num filão que os jornalistas sabem que diz muito aos adeptos!




Off topic: Foi noticiado que Dálcio, a par de Miguel Rosa, não irá jogar ante o Benfica. A confirmar-se acho mal! Apesar de nestes processos haver um pouco mais de transparência, em vez das habituais gastroentrites de ocasião, não concebo que um emprestado não jogue contra o "dono do passe". Se foi emprestado é porque não tinha lugar. Se não tem lugar, nada a temer! Só em Portugal é que é preciso legislar-se a batota...

4 comentários:

Luis Leal disse...

Não é só em Portugal, na maior parte dos campeonatos europeus é assim.
Na principal Liga, a Inglesa, existe essa mesma legislação, que impede o jogador emprestado de jogar contra o clube que o emprestou.
Assim acho que fica tudo muito mais transparente!

Anónimo disse...

O Off Topic era desnecessário se soubesses as novas regras que a Liga implementou que proíbe os jogadores de jogarem contra o clube que detém o passe ou parte dele. Mas vindo de ti tudo se compreende.

Red Army Officer disse...

E o que vale é que o que vem do meu amigo anónimo está sempre certo. E como ler e perceber dá trabalho, eu passo a explicar: o Miguel Rosa tem acordo verbal para não jogar. Miguel Rosa NÃO é um emprestado. É esse o meu desacordo. E aí entra, como o Luís Leal e bem refere, a legislação dos empréstimos. O legislar a batota prende-se justamente com isso: em Portugal, com os emprestados fez-se sempre alguma batota, com o FCP a ser rei! Mas pronto, sobre o assunto a minha visão e opinião é sempre errada e a do amigo anónimo a correcta porque acerta sempre. Nem precisa de saber o que outros pensam!

lawrence disse...

Agora o trauliteiro de serviço dá-se pelo nome de "anónimo".

Bastante mais simples que usar um "nick", dá para disparar a eito sempre que a opinião não está "em linha"!

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.