quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Quando a via é a conversa de adepto de taberna...

... é hora de parar.

Juro que não percebo a política de comunicação do Sport Lisboa e Benfica. Mesmo os que acham que tudo é perfeito, olham com algumas reservas para a figura de João Gabriel e para o departamento que, digamos, dirige. A Comunicação institucional do Sport Lisboa e Benfica é muito mais que do que polémicas de jornal, bem entendido. Ou pelo menos devia ser. É toda uma área abrangente e que mexe com a imagem de uma instituição. Fornece o rosto para o exterior, em canais bem definidos e apropriados, com uma coerência e estilo próprios. 

Posto isto, deve o Presidente do Sport Lisboa e Benfica expor-se a guerrinhas? Não. A política de comunicação serve mesmo para isso: para "disciplinar" o clube, colocá-lo a uma só voz e deixar que os elementos importantes, os futebolistas e equipa técnica, trabalhem em paz. E preservar a figura máxima de chafurdar na lama.   

E é por isso que não compreendo como é que Vieira permite rédea livre a João Gabriel. E que este, queiramos ou não, faça da sua conta pessoal de Twitter e/ou Facebook o canal oficial de resposta do clube. Muitos podem pensar que isto preserva o clube. Negativo. João Gabriel é um dirigente importante da estrutura do Benfica e o seu estilo está bem identificado. E os seus disparates contínuos e nada condizentes com o nosso clube. 

No entanto, no confronto com Bruno de Caravlho, acerca do papel de João Gabriel, digo isto: para burro, só mesmo burro e meio! Ou seja, o nível tasqueiro e taberneiro de BdC encontra em João Gabriel uma némese ideal. E quando um presidente de uma instituição como o Sporting Clube de Portugal apelida um dirigente de outra magna instituição de Mr. Burns, uma figura de desenhos animados, está tudo dito. Mas isto reveste-se de outra gravidade que comprova o baixo nível do presidente do Sporting: a figura de Mr. Burns há muito que é usada para apelidar Gabriel. Entre os adeptos. O comum dos adeptos. Mormente os do FCP! Ou seja, temos um presidente que usa conversa de café nas redes sociais para reagir pelo clube! E do Benfica a resposta segue pela mesma via. Ainda bem que não é pelo presidente. Mas é uma figura já por demais conhecida e que já tem envergonhado o clube por diversas vezes. 

O que nos eleva é ver Vieira a não chafurdar a este nível. A questão é saber porquê. Se por opção "estadista" ou por preferir queimar outra figura? De qualquer modo, não pondo em causa o amor de Gabriel ao clube, penso que Vieira tem de reformular a Comunicação. O Benfica pode ser assertivo sem ser mal educado e sem andar em tricas nas rede sociais! Pode ter uma política comunicativa que não permita ataques, mas sem descer ao nível de um presidente canalha, que chamou senil a uma pessoa à qual mais tarde se aliou! 

Assim, é tempo de parar com isto! A resposta? É em campo e em tribunal! Mas sobretudo em campo. Ficando à frente deles, como acontece na grande maioria das vezes!É que esta guerrilha tem sempre custo elevado. Qual? Os lá de cima andam sossegadinhos a preparar-se e a minar o futebol como lhes convém. Como se comprova com o ataque a Vítor Pereira e a eleição de Proença.

Adenda: No entanto, ninguém acciona judicialmente Rui Santos, pelos contínuos ataques ao Benfica? 

3 comentários:

Borrego das Cartas disse...

Totalmente de acordo. Só não acho que se comece a disparar para todos os lados, mas alguma ordem tem que ser posta nestes paineleiros, jornaleiros e comentadeiros que não fazem mais nada senão atacar o Benfica.

Pedro disse...

Caro Red Army.....eu se fosse a ti mandava este documento por email para a redação da BTV, porque das 2 ....1....ou o Gabriel se cala de uma vez e assume a sua posição na SAD e que faça como todo o clube, só se fala quando se tem mesmo de falar, ou então ponha-se a andar....é que já não suporto a personagem e cada vez dá mais asco ler o que esse gajo escreve....ou se assume como Benfiquista orgulhoso e se cala no seu Facebook.. (deixemos essa merda para Bruneco)....ou então meta o lugar à disposição...no Benfica quem deve falar é o Presidente ou então não fala ninguem....

hra disse...

Resposta a este texto:
http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/08/teria-sido-tao-facil-tirar-lhes-o-pio.html

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.