segunda-feira, 29 de junho de 2015

Também nós sonhamos, caro Vieira...

O Presidente do Sport Lisboa e Benfica deixou no ar a ambição de vir a ganhar a Liga dos Campeões. Arrisco a dizer que esse desiderato é comum a todos os benfiquistas. Não me envergonho de dizer que ver o FCP campeão europeu foi dos dias mais tristes e decepcionantes de toda a minha vida. Ser obrigado a vê-los no lugar mais alto do futebol doeu mais do que possam imaginar. Não é algo que se tome de ânimo leve. Fomos, durante mais de duas décadas, a única equipa portuguesa com o título máximo da Europa. Depois, durante mais de 40 anos, a equipa com mais títulos de campeão europeu. E depois, perdemos isso tudo. Apesar das inúmeras finais europeias, continuamos com a seca que já dura há 53 anos... E sem o título honorífico de mais títulos internacionais, perdido para o FCP. E tudo, e factos são factos, com Luís Filipe Vieira a presidir o Benfica. 

Vieira lançou a meta das finais europeias. O Benfica esteve presente em duas e isso encheu-nos de orgulho. Porém, as finais não se jogam, ganham-se. E para a história da Liga Europa os nomes que irão constar serão os do Chelsea e Sevilla. Recuperamos dimensão europeia, é verdade. Mas eu já vi clubes como o Dnipro, o Fulham, o Maiorca ou o Levante a perderem essas mesmas finais... O que conta é ganhar. O resto é paisagem... E o "Grande Prémio" é mesmo a Champions League. Nunca desprezaria ganhar a Liga Europa e prefiro vencê-la a perder a final da Champions, é verdade! Mas o Benfica sempre foi respeitado na Europa durante mais de 30 anos, graças às magníficas prestações na Taça dos Clubes Campeões Europeus. Com as finais, com os grandes jogos, com o estádio cheio e os grandes craques... Tudo isso deu um Benfica respeitado e temido. 

O Presidente do Sport Lisboa e Benfica deixa no ar a ambição de sermos campeões europeus. A questão que se levanta é: é isso apenas um desejo comum ao mero adepto ou uma meta a concretizar? É que são coisas diferentes... Se for apenas um desejo, podemos muito bem continuar assim, que dificilmente chegaremos lá. Aliás, os resultados são demonstrativos disso. Agora se Vieira traçar isso como meta, digamos, até 2020, acredito que pode ser possível. Porém, temos de acabar com a política da plataforma giratória de jogadores, onde a cada ano entram 10/12 jogadores. Temos de ser mais selectivos no ataque ao mercado, em vez dos camiões de jogadores contratados. Temos estabilizar uma ideia táctica, uma equipa técnica. E apesar de estarmos sujeitos à lei dos financeiramente mais fortes, temos de saber nos blindar ainda mais em relação a isso. E depois, a formação. Descobri na caixa de comentários deste blogue que a formação não é afinal uma meta do presidente, mas sim algo que mandou para o ar e que pode ou não acontecer. Depende e logo se vê. Assim, ele está protegido do que pode acontecer. Enfim, dá para tudo... Agora mais a sério: a formação terá um papel importantíssimo na construção de um Benfica mais forte, acredito. Ter um plantel com muita gente comprometida afectivamente com o clube será sempre uma mais valia. Além da qualidade científica e técnica do trabalho no Seixal, isso tem de ter reflexo no futebol. E ter, por exemplo, um jogador com 21/22 anos, "alimentado" com mística e Benfica durante uma década chegará a esses momentos decisivos com ainda mais vontade de triunfar. 

O Benfica tem a grandeza, o estofo e o espírito para tentar ser uma referência na Europa do futebol. Mas tem ainda que mudar umas agulhas. Tem trabalho. Mas se há alturas boas para começar, é agora!

Off topic: O Sporting de Bruno de Carvalho continua a sua queima de bruxas. Ou seja, um clube composto por gente tão inteligente, tão prudente, teve quase 20 anos a escolher os presidentes errados? E depois temos um clube de tal modo inflamado e empolgado que pensam que os benfiquistas estão com... medo do Sporting. Insistem nessa tese. Como se o título estivesse no papo. Basta ter Jesus, bater no peito que nos odeiam e já está! Pode ser que em Maio tenhamos... mais do mesmo! E aí a casa vem abaixo. Joga alto BdC, sem querer saber do futuro. Veremos...

2 comentários:

António Viegas disse...

Portanto, deixa lá ver se percebi. O Benfica está há 53 anos sem ganhar uma final europeia e isso é tudo culpa do Vieira?
Devo ter percebido alguma coisa mal, pois para mim isto não faz sentido algum...

Red Army Officer disse...

Pois efectivamente percebeu mal... Nem tudo é uma crítica a Vieira, nem o presidente está acima do escrutínio. Se não lhe faz sentido, experimente a ler de novo. Se reparar, em palavras que muitos apelidaram de insensatas eu até vejo motivos para sonhar... Portanto, leia de novo e deixe de ser mais um daqueles que vê um ataque a Vieira em todas as esquinas! O último elemento do Benfica acima de qq crítica foi parar ao Sporting! COmo disse, leia bem e volte sempre. Grande <Ab

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.