sábado, 6 de junho de 2015

Às 60 horas de caos: Vieira isola-se? Mais uma vez?

Corria o mês de Maio de 2013 e o Benfica encaminhava-se lenta mas seguramente para o seu suicídio desportivo. Tão perto do céu estivemos e em dias o Benfica, por incapacidade, azar ou simples sortilégio futeboleiro, perde tudo. Milhões entraram em absoluto choque. O culpado? Jorge Jesus, pois claro. E Vieira, mais uma vez, passa incólume à crise. Tornou-se um expert nisso o presidente, sempre que as coisas correram mal, Vieira dá dois passos à retaguarda, para as trevas, e isola um culpado à luz dos adeptos. Toni, José Veiga, António Carraça, Fernando Santos, Rui Costa... Todos arderam no lume brando do comum adepto, enquanto o líder ficava livre. São factos, basta percorrer os jornais da altura. Em 2013, foi Jesus que ardeu em lume brando, mas também Cardozo. Os dois super-vilões desse malfadado ano. No meio da angústia e da divisão interna da SAD, Vieira isolou-se na defesa de Jesus. Não sei se por receio do pós-Jesus, se por pura convicção, Vieira arriscou tudo: manteve JJ a treinador, numa altura em que a administração queria o sportinguista amadorense pelas costas, fartos da basófia pública de um treinador que desafiava o bom senso a cada conferência de imprensa. Vieira, talvez por pensar que escapa sempre à ira dos sócios, ele que incapaz de assumir cabalmente um fracasso, jogou a sua cartada mais arriscada: manteve Jesus, contra quase tudo e quase todos. Ou seja, Jesus numa 1ª fase, em 2010, tornou-se rico com o Benfica e depois manteve-se rico, quando ninguém estava disposto a apostar nele. E na 1ª chance de saltar o navio...
Dois anos volvidos, o Benfica, fruto quiçá dessa jogada, é bi-campeão nacional. Obreiros? Vieira e Jesus, que eram duas faces da mesma moeda. Ou não... Vieira perdeu o seu homem de confiança. Jesus é um homem rico, graças ao Benfica. Foram cerca de 10 os milhões que caíram na sua conta nos últimos anos. A meu ver, sempre foi um ordenado pornográfico, fruto de um presidente que se tornou refém da sua própria incompetência e de confiar em absoluto noutro para guiar o Benfica ao sucesso. A desculpa da rentabilização não cola muito, pois entre o deve e haver o Benfica não recebeu assim tanto dinheiro a mais nas transferências... É fazer as contas. E o Benfica não tem as finanças mais desafogadas hoje.
Volvidos dois anos, aqui estamos: Viera está só outra vez. Só que hoje enfrenta o desconhecido. Vai ter de contratar um técnico novo. E bem sabemos o que isso significa. No caso de Vieira, é sempre um retrocesso. Ou bem que este novo treinador tem os mesmos poderes que Jesus (e competência) ou então espera-nos um novo período como o de 2005-2009, em que se trocava de treinadores no Benfica ao capricho presidencial, sem que este se assumisse como o responsável pelo constante fracasso. Trocasse de treinador e pronto. Inicia-se o ciclo e entusiasmo volta. E o FC Porto engordava nos títulos. E a interrogação benfiquista é mesmo essa! Vamos ter esse Vieira? O puro incompetente? O que admitidamente não percebe puto de bola? Ou será que a apelidada como entidade mística que é a estrutura, já existe? E que o sucesso depende só da competência do treinador? Eu por mim, pago para ver. Só conheço a faceta incompetente... Nada mais. 
Há aqui uma questão interessante que se tem escamoteado. É público que um dos motivos que separava Vieira de Jesus era o dinheiro. Ou por outro lado, a falta dele. Menos ordenado (inicialmente) e menos investimento no plantel. Após anos de gloriosas vendas (segundo uns), de Champions League e independência com a BTV, estamos obrigados a um downsizing no futebol? Como explicar a gestão que nos trouxe até aqui? DSO sempre afirmou que não precisávamos de vender e bem vimos o que aconteceu constantemente. Mas... este ano o "financeiro" afirma já que temos de vender e vemos uma obrigatoriedade em cortar despesas? Os fundos não explicam tudo. Devemos questionar a gestão financeira, creio. Como é que após tanta receita realizada, tendo para isso pago regiamente a um técnico, se tem de reduzir tanto? Mais: com um parceiro fortíssimo e com a "embalagem" do "bi" como entender esta travagem a fundo? Para quê correr o risco? O Benfica vai andar sob observação de parceiros financeiros importantes, já que entrou no clube Emirates. 
Vieira está, ao que me parece, algo só na SAD ao querer Rui Vitória. Novamente. O que terá acontecido? Como é que Vieira tem a certeza que os miúdos são a resposta? Tanta certeza que fez disso ponto de honra no negócio? E depois de anos de irresponsabilidade financeira, com receitas milionárias, este é o momento de desacelerar tanto, que prescinde do técnico, ao não arriscar em tempo útil a renovação? É o teste para Vieira! E espero que os sócios tenham consciência disto. E que o próprio também o tenha. Se resultar, serei o 1º a aplaudir o presidente (eu que não acredito nele e no seu suposto génio e aprendizagem)! Por outro lado, se o que foi construído se desmoronar por causa de se comprovar que o Benfica estava efectivamente refém de Jesus e por não termos finanças fortes, Vieira tem de ser homem e não se recandidatar, pois comprova-se que não tem capacidade de liderar a SAD.

1 comentários:

Anónimo disse...

Subscrevo!

António

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.