domingo, 7 de junho de 2015

Às 84 horas de caos: É tempo de recuperar a "embalagem.

Não adianta chorar sobre o leite derramado. Ainda agora vemos na net lamentos, memes engraçados, mensagens de ódio, mensagens de agradecimento, textos a medir prós e contras da saída de Jorge Jesus. Até aqui eu próprio tenho tentado racionalizar o caminho até aqui. Não me interessam culpados. Interessa-me perceber se o Benfica foi devidamente defendido. A verdade sobre esta história nunca a saberemos. Pelo menos a absoluta. Só saberemos partes dela... Nada mais. Muitos afirmam que Vieira empurrou JJ para fora, outros afirmam que o treinador nos traiu. E pelo meio, o habitual, insultos entre as facções. Surpreendente? Nem por isso...
Doa a quem doer e independentemente do resto, ver o nosso treinador sair directamente para o Sporting deixa marca! Não me venham com histórias: é doloroso. É perceber que alguém que foi acolhido por nós nos trocou pelo rival. Fica o vazio....

Mas as coisas são como são. Jesus está no Sporting, facto. O Benfica está sem treinador, facto. Outra coisa que eu tomo para mim como facto é ver que a previsível embalagem e entusiasmo que adveio do bi-campeonato esvaziou-se em grande medida! É a verdade... Isso não quer dizer nada nas contas finais, é certo. Mas pode fazer grande diferença no tiro de partida. E esta jogada agressiva de BdC virou as coisas de tal forma que ambos clubes ficam com muito a perder. E a 9 de Agosto iremos ter a mais emocionante Supertaça de sempre. Quem sair derrotado vai, ao nível psicológico, levar um rude golpe. Golpe que pode marcar para o resto da temporada. Se formos competentes, podemos ganhar a dianteira. 

O que fazer então? Antes de mais, considero que Vieira tem de voltar a trazer o entusiasmo para o nosso lado. E isso depende muito da escolha do novo treinador. Marco Silva seria, nesse aspecto, "a" escolha! Para além da enorme competência, já comprovada, o seu efeito motivacional seria importantíssimo e sabe-se que é muito querido pela massa adepta. Caso a escolha seja mesmo Rui Vitória, o ideal é protegê-lo dos adeptos que neste momento franzem o nariz ao ainda vitoriano. E perante esse cenário, creio que o mais prudente é anunciar uma aquisição de peso junto à do técnico. E de premeio, a renovação de Maxi. E, já agora, a de Gaitán. Senão, um grande nome vindo à troca de Manchester!

É claro que isto são meras ideias de espectador, cabe a Vieira decidir. Para já, "trazer" Jorge Mendes para junto do clube pode ser uma boa ideia! Pode significar bons jogadores. Mas isso pode não chegar, depende da "estrutura" e da competência do novo timoneiro. Quanto a mim, decisivo, decisivo, para darmos a volta ao texto, é ter Vieira com a consciência que precisa rapidamente de encher o nosso balão. Sob pena de, se as coisas correrem mal, ser acusado de displicência!

0 comentários:

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.