sexta-feira, 5 de junho de 2015

Às 36 horas de caos: De Mário Wilson a RAP ou como os "jesuítas" devem estar envergonhados.

O sentimento do que é o Benfica foi um dia resumido aqui por Mário Wilson. Ele que um dia afirmou que qualquer treinador no Benfica se arrisca a ser campeão. Ricardo Araújo Pereira, conhecido humorista e uma espécie de Pacheco Pereira da extrema esquerda parlamentar, afirmou cabalmente que Vieira não quis Jesus no Benfica e que estava a gostar de ser refém de JJ. O benfiquismo de um contrasta claramente com o do 2º. E comparar ambos faz todo sentido, porque representam formas diferentes de ver o Sport Lisboa e Benfica. 
Wilson habituou-se a um clube gigante, sem receios de ninguém. Um Benfica demasiado grande para egos, onde todos serviam e ninguém se servia. Um Benfica onde as pessoas passavam, mas a instituição ficava. As pessoas vinham como reconhecimento das suas capacidades e quando saiam ficavam gratas por ter ajudado a aumentar a grandeza desse clube. Sem ponta de mágoa, porque todos se sentiam humildes e gratos por terem entrado no coração de milhões, sendo uma honra entrar no panteão dos heróis populares de vermelho. Julinho, Rogério "Pipi", José Águas, Eusébio, Simões, Humberto, Toni, Chalana, Bento, Luisão entre muitos outros, todos ganharam o Olimpo. E todos são tratados por senhor pelo mais simplório dos adeptos. Mas eles, deuses, também olham humildemente para nós, sabendo que sem a nossa devoção não existiam, eram espuma do tempo!
Já RAP embarcou noutro modo de ver o Benfica e sem dúvida é dos que se sentem mais traído ou desolado com tudo. Porque venerou demasiado um homem que nos abandona. Nem tão pouco interessa a não reciprocidade da coisa. Tal como muitos, RAP não vê/viu os defeitos de Jesus, que tal como todos, é criticável. Cometia erros, pelos quais pagámos caro! RAP não se importa de ter um clube inteiro a funcionar em prol de um ego, pois ser bi-campeão dá-lhe, aparentemente, o direito a isso. O que Eusébio faria então... Dava direito em 2013, caro RAP? Como já disse, é o perigo de se endeusar em demasia uma pessoa. Será que os benfiquistas, olhando para trás, sentem que Quim foi bem tratado? Nuno Gomes? Cardozo? Desprezámos homens que deram tudo por um treinador. Por termos medo que ele saísse. Por recearmos o caos. E esse espírito foi incutido por Vieira, lamento lembrar... Onde estão os "jesuítas" que aplaudiram o despedimento em directo de um guarda-redes campeão? Por duas vezes, lembro. Onde estão aqueles que pediam paciência para uma nulidade chamada Emerson? Aqueles que toleravam o prejudicar do Benfica a cada vez que permitiam que Roberto jogava e se borrifava em verdadeiros benfiquistas de valor, como Bernardo Silva. Será que o preço pago pelo Mónaco, hoje, é justo? Como se sentem ao ouvir Bernardo Silva? Em resumo, Jesus tem virtudes que nos deram tanto, mas não pode estar imune à crítica e ao sublinhar dos seus erros.
Reparem que eu sempre preferi ter Jesus connosco, porque desconfio da estrutura. Não reconheço a Vieira competência desportiva em nada do que fez. Sobretudo até 2009. Negar que o título de 2005 é obra de Trap e de Veiga é ser incorrecto. Mas também sempre lamentei a rédea solta dada a JJ... Mas a partir do momento em que se sabe que as coisas não são tão lineares como o Benfica não ter querido JJ, mas antes este ter roído a corda, nada é igual. Exige-se sim que se saiba a verdade e que nesse momento se julguem os intervenientes. Se Jesus é afinal Judas ou se Vieira deixou cair o técnico. Aqui, já o disse, Vieira tem um ano para provar o que diz e justificar a sua acção. Se falhou neste processo deve ser devidamente castigado nas urnas e deve sair. Mas temos que os sócios mais uma vez vejam nele como um insubstituível!
Quanto a nós. Fomos perdoando os pecadilhos de Jesus pois este ia respondendo, de vez em quando, com títulos. Mas algures pelo caminho, os benfiquistas perderam a noção da ordem natural das coisas: 1º o clube, depois Jesus. E perdeu-se a noção de muita coisa, uma das quais a gratidão. E agora fomos brindados com a mesma moeda. Agora sentimos o que Quim sentiu... Nuno Gomes, Mantorras, Paulo Lopes, etc, etc. Sublinho: queria que Jesus continuasse. Mas sempre lamentei o seu ego, postura e discurso. Merecíamos mais. Um homem educado. E até isso, muitos desprezaram, aquilo que nos ensinam de berço, que a boa educação fica sempre bem. E até isso esquecemos...

E agora, Benfica? Somos RAP ou somos Wilson? Eu sempre fui Wilson... Ou pelo menos aspiro.

Adenda: Este artigo do Expresso está interessante! Resta saber o fundo de verdade do mesmo. Se assim foi, confirmo a minha ideia, ninguém fica bem na fotografia!

9 comentários:

Ricardo Fernandes disse...

Bom texto. Parabéns.

RC disse...

Eu acrescento, que todos nos lembramos agora que o JJ foi campeão no primeiro ano bi-campeão neste dois últimos, mas pelo meio perdeu 3 títulos, um dos quais de forma incrivel... perdeu 2 finais da Liga Europa, garantidas por más prestações na Liga dos Campeões. Se numa das finais perdeu com aquele que iria ser o Campeão Europeu no ano seguinte (Chelsea) a outra foi perdida contra um Sevilha, que é o maior na Liga Europa...

Valorizou jogadores? Vou aceitar que sim, mas quantos desvalorizou ou foram esquecidos?
Eu agradeço todos os títulos que ele ajudou a conquistar para o Benfica, mas não posso em tempo algum aceitar que se dê o c... e dois tostões para manter um treinador que até nos fez passar por algumas cenas muito pouco agradáveis.
O Eriksson que tal como JJ quando cá chegou veio de um colosso, no caso dele do IFK, deixou-nos com um curriculo muito semelhante, incluindo duas finais europeias e não me recordo de ter sido feito todo este alarido quando ele foi para a Roma ou para a Sampedória:
Primeira Liga: 1982–83, 1983–84, 1990–91
Taça de Portugal: 1982–83
Supertaça Cândido de Oliveira: 1989
European Cup: Runner-up 1990
UEFA Cup: Runner-up 1983

Posto isto, seja o Rui Vitória, que fez mais em 45 anos do que tinha JJ feito com a mesma idade, ou seja o Marco Silva ou outro qualquer, o Benfica continua e continuará. O JJ vai bem na vida dele, o grande risco ao contrário do que estão a apregoar é todo dele e do Sporting. Eles é que vão ter de justificar este enorme risco financeiro.
Ouve-se que o Benfica é que empurrou JJ para Alvalade... que o Benfica o tenha empurrado para fora da Luz ainda dou de barato, mas o caminho até ao Lumiar foi ele quem o fez sozinho ou à boleia de alguém que não o Benfica.
Por isso, vamos lá todos ser mais Benfiquistas e menos afetos a uma religião que não seja a do "Benfica". Os católicos estão orientados em crer em Jesus, mas este agora parece que se vai atirar ao leões.
Deus só conheço um, Eusébio e mais nenhum.

Anónimo disse...

Excelente texto! Realista e o que muitos Benfiquistas não conseguem ver...quantos flops Jesus contratou? Espero que os continue a contratar no Sporting...para mim moral não tem quando não é homem para pegar no telefone e dizer "vou assinar pelo Sporting", era de HOMEM com H grande...ao não fazer e enviar recados da "treta" e desculpa de tanga...para mim mostrou que é igual ao Bruno que maltrata um treinador excelente e grande profissional e não quer pagar com desculpas esfarrapadas e sem nexo, houve algum processo disciplinar? LOL! Aqui os Sportinguistas podem ver que presidente realmente está no clube...pior que Vale e Azevedo...lol...tudo isto é uma jogada desesperada de Bruno Carvalho que aposta tudo em tentar valorizar um plantel que ninguém dá os milhões que vale o do Benfica. William Carvalho não foi vendido e agora pensa que tendo Jesus ele vai fazer o milagre de conseguir vender pelo menos pela cláusula de rescisão....ele pensa que vai fazer milhões de venda tendo Jesus...mas esqueçe-se de quantos sapos fez engolir o benfica com as suas contratações. Diz-se agora que foi pelas contratações que o Benfica fez sem dar conhecimento...mas já se dizia de outros antes e que triunfaram no Benfica...Se Jesus falhar no Sporting...não vai ter a "protecção do presidente" como no Benfica...para mim RAP esteve mal...deixou a emoção ir a frente do cérebro, acha mesmo ele que o presidente teve mal? Quando foi Jorge Jesus a não renovar...aliás todas as noticias lançadas de corte no ordenado, etc...foram apenas isso...jornalismo de meia tigela que sempre prejudicou o Benfica....PARABÉNS! GRANDE ARTIGO!

Anónimo disse...

Concordo consigo em tudo.

RAP é mais um "fanático do Benfica" que pelos vistos não sabe o que é o Benfica, lamentavelmente.

Bruno disse...

Mas querem comparar o incomparavel ? ? o Rui Vitoria ganhou a taça de portugal porque os jogadores do Benfica estavam de rastos !! quantas vezes ganhou o Rui Vitoria aos grandes? e ao Jesus??? e Quantas vezs ganhou o Jesus ao Marco Silva ?? mais o Marco Silva é o unico treinador que tem que vir , até para meter o Burro de Carvalho em sentido ,ao Marco Silva foi tirado sempre jogadores no Estoril e vejam o Trabalho que ele fez , nunca foi com medo nem á Luz e( até nos roubou um titulo )nem ao Dragao nem à Alvalade , mais quando Marco Silva Estava no estoril quantas vezes perdeu com os 3 grandes ? Nao chega de argumentos ?? o Ano passado o Burro de Carvalho meteu toda a pressao em cima do Marco Silva e no primeiro ano logo num clube chamado grande onde a pressao existe todos dias e ninguem defendeu o homem e mesmo assim numa epica final de taça portugal venceu e calou o presidente .. mais manteve sempre os jogadores com ele , querem mais provas ?? querem um Rui Vitoria que comparado o Futebol um e do outro? está a léguas ?? o MARCO SILVA PARA ONTEM JA !!! quem é do Benfica e AMA o Benfica é o Marco Silva por todas e mais algumas razoes já para nao falar do factor piscológico e eu nao me conformo nem perdoo se LFV toma a decisao do Rui Vitoria com Marco SILVA livre , eu nao quero ve-lo ir para o Fc Porto ou para o Estrangeiro e depois é impossivel ter o Marco Silva no Benfica !!! e se isto ainda nao chega ainda tens q pagar por um treinador que nao ''provou'' pressao e que para o ano é o ano do tudo ou nada. Acreditem no que eu digo se o Benfica nao contrata Marco Silva vai chorar para o resto da vida por esse erro colossal!!!

Mats Magnusson disse...

que absurdo. o RAP acha que o JJ é o melhor treinador português e o melhor ao alcance do Benfica. Como tal considera um erro histórico para o Benfica a perda desse treinador porque o Benfica vai ficar pior. O RAP, como todos nós, sabe bem a nódoa que é o LFV a escolher teinadores. É o seu modo racional de olhar para as coisas.

Querer o melhor treinador possível para o Benfica é ser mau Benfiquista? Tenho vergonha alheia deste post.

Abraço

FNV disse...

Politicamente, Marco Silva. Uma granada sob o batatal de Alavalade, pressão brutal sobre BdC, que, bem dirigido, será a nossa quinta coluna.
Desportivamente até pode ser o Rui Vitória ou o Vítor Pereira, o tal que sem experiência foi bicampeão à primeira. Se julgam que isso é do que precisamos pergunto-vos:
Querem ser um alcateia liderada por uma ovelha ou um rebanho comandado por um ( jovem) lobo?

Anónimo disse...

Esta desonestidade intelectual é involuntária ou propositada? Parece-me que, quando o Mário Wilson disse isso sobre os treinadores, era verdade. Nesta altura, em 20 anos, só dois é que conseguiram ser campeões. Nos anos 60, quem treinasse o Benfica até arriscava ser campeão da europa. Hoje não. O que tu queres não é benfiquismo, é irrealismo.

Anónimo disse...

De Pedro Guerra a RAP, ou como os "vieiristas" devem estar envergonhados.

Pedro Guerra continua, na CMTV, a gabar os méritos do Grande Líder. Vieira nunca se engana, , é infalível. Não renovar com o treinador bicampeão nacional não tem problema nenhum. Perdê-lo para o Sporting não interessa, porque em Alvalade não há "estrutura". Por outro lado, o RAP disse que a estrutura não ganha títulos sozinha, e uma estrutura forte não devia perder o treinador bicampeão para o rival, até porque nos anos anteriores a JJ ficámos 3 vezes em 3º e uma em 4º, e com JJ o pior que ficámos foi em 2º e, com excepção de um ano, lutámos pelo título até ao fim. A "estrutura" já cá estava. E agora, Benfica? Somos Pedro Guerra ou somos RAP? Eu sou RAP...

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.