quinta-feira, 21 de maio de 2015

Afinal o que separa Jesus do Benfica?

Calma, ao contrário do que muitos dão, eu não vou dar certezas absolutas. Só uma opinião de espectador dos acontecimentos. 

O Sport Lisboa e Benfica vai entrar em contenção financeira, a fazer fé no que diz Vieira. Bem sabemos que anos a fio "levamos" com a conversa que a saúde financeira do Benfica e que não precisamos de vender. E depois é o que se vê: obrigamos o treinador a refazer sectores nevrálgicos a meio das épocas. David Luiz e Enzo Pérez são evidências. Por sorte, Jesus tem tido esse condão. Mas imaginemos por um segundo que não o tem? Um treinador arranca para a época com os sectores alinhavados, não tem que ter jogadores "adaptáveis"... E se por acaso Pizzi não pega? Como não pegou, por exemplo, Melgarejo.

Vieira diz que desta é que é a sério, apostar na formação é o caminho. E que vai haver desinvestimento. Mas isto não pode significar contratar só palha. E que com palha se junte uns miúdos. É que estes precisam de bons parceiros para crescerem fortes e competentes. Abro um parentesis: E é aí que o Sporting falha, quando aposta na formação, aliando os putos a jogadores sem qualidade. Nos "leões" há miudagem de valor, que jogando com craques como Jonas ou Maxi cresciam bem melhor! Tobias Figueiredo, que é um central promissor, tornar-se-ia num excelente central ao lado de Luisão. Com Naby Sarr, Maurício ou Paulo Oliveira (que também é bom, mas muito jovem) é mais complicado! 

Voltando ao tema: Jorge Jesus não gosta de apostar na formação, não é a estirpe dele. Paciência. Factos são factos e este é um deles. Jesus tem fetiches que fracassam redondamente, outro facto. E mais um facto é que o treinador ganha um ordenado ofensivo para o nosso país. Algo que não tenho como facto é o suposto mercado que Jorge Mendes diz que J's tem... As ambições de Jesus são conhecidas: ele sonha com a Champions League, sonha ser reconhecido como um dos maiores da Europa. Mas... onde estão os clube que lhe proporcionam isso? Não será no Fenerbahce, certamente. Ou num repentino novo-rico europeu...Apesar de tudo, os velhos tubarões ainda mandam na Europa. Só o Chelsea furou isso. O resto ainda está longe... Por isso, quem dos "velhos senhores" precisa de treinador? Só mesmo o amargurado AC Milan. O Real Madrid não quer Jesus, não inventemos. O mercado, acredito, não nos separa de JJ. É um bluff de Mendes, não acredito que existam clubes interessados em Jesus que interessem ao técnico. Só se for um City, com muito dinheiro para as teimosias do técnico. Mas há um factor a ter em conta, que reduz o mercado: Jesus não fala, nem quer falar, uma outra língua. E isso, no estrangeiro, não é bem visto. Pelo menos nas grandes Ligas...

Há outro facto já focado: o Benfica tem as contas em pobre estado e por isso não pode continuar com compras milionárias. Jogadores de 5 a 11M€ estão fora das cogitações... Ou seja, para 2015/16 o objectivo é fazer mais com menos. Mas o que pretende então? A meu ver, rigor! Jesus tem de ser mais criterioso nas compras. As aquisições terão de ser inquestionáveis mais valias. E Jesus sempre gostou do... experimentalismo e teimosia. Não pode ser... Não podemos contratar um Luís Fellipe ou um Cortez. Isto, creio, separa Jesus do Benfica. Para já... 

O que separa mais? O ordenado, claro está. Jesus quer continuar a enriquecer à custa do Benfica. É natural, é bi-campeão. E este é o preço a pagar para se aguardar estes momentos para negociar. Mas aqui o que separa também o clube do técnico não é o ordenado só. É o vencimento aliado ao que Vieira lhe quer dar em jogadores. Vale a pena o risco de baixar o ordenado? Será que Jesus tem capacidade para o desafio? Pois... Se Jesus achar que sim, que com bem menos, consegue mais (ou o mesmo), temos treinador. Senão, não...

A duração? Não creio que seja questão. Quererá JJ um contrato de 4 anos, para se reformar aos 65? Quer possivelmente o técnico estar uma década à frente do futebol, moldando o futuro do Sport Lisboa e Benfica? É algo que Vieira lhe pode oferecer como incentivo: o molde futuro do clube!

Por fim, uma questão que pode ser decisiva: será que a suposta estrutura do Benfica aguenta a saída de Jesus, mantendo-se competitiva? A resposta a esta pergunta inflaciona ou não a negociação. Já vimos que na Luz quem percebe efectivamente da "poda" é Jesus. Vieira, no pré-Jesus, cometeu erros atrás de erros e não é agora que sabe do assunto. Por isso, tudo depende da estrutura.


PS: A questão Sporting não entra equação. É apenas um fait divers do "Presidente Bruno", para causar ruído de fundo e ilusão nos adeptos. Os "notáveis" não compreendem a saída de Marco Silva, quanto mais a hipótese de vir JJ...

0 comentários:

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.