quarta-feira, 15 de abril de 2015

O Neo-benfiquismo também tem disto... (ou como a Leonor Pinhão tem razão)

Muito em voga na blogosfera e facebook's subordinados ao Benfica é o já famoso "Benficómetro". É um aparelho que é de imediato usado por aqueles que não conseguem ouvir uma opinião alheia e entram logo no insulto e no "eu sou mais benfiquista que tu", através da antiguidade do nº de sócio. Assim, se comprova que se é mais benfiquista nos dias que correm: antiguidade como sócio e rapidez no disparar de insultos ao interlocutor do qual se discorda. Ah, outra medida que se aplica muito é o dinheiro gasto com o clube. Um indivíduo que gasta dezenas de euros por anos é menos benfiquista que um que gaste centenas. Mesmo que apenas sirvam para defender (sem argumento válido a actual direcção), não contribuindo em nada para a discussão do clube e vivência em comunidade, só por que gastam dinheiro são mais benfiquistas que um tipo que não vai ao estádio ou não é sócio. É automático... A isto chamo de neo-benfiquismo, que não é exclusivo dos mais novos, pois pertence a toda e qualquer idade. Basta ser intolerante e já está! É-se logo um grande benfiquista.

Porque chamo isto à liça? Hoje é o dia do FC Porto x FC Bayern Munchen. E o que se assiste nos grupos de apoio ao Benfica? O apoio ao bávaros e o desejo que o FCP perca. Por muitos. Há quase um desdém pela Champions League. Isto também é "neo". Os benfiquistas, todos, em vez de se silenciarem em relação ao tema, pois não sabemos o que disputar o acesso às "meias" da mais fabulosa competição há muito, optamos por posts jocosos em relação ao tema. A dar força ao Bayern. Nós que deveríamos estar mais logo em acção, perante a nossa situação actual, vemos os adeptos com este comportamento. Desde photoshop's a gozar com os portistas a desejos que "percam muitos", há de tudo. Tomara nós estarmos em posição de poder levar muitos do Bayern!! 

Qual a relação entre o que exponho no 1º parágrafo e Leonor Pinhão? Em 1º lugar, Pinhão deve ser, para muitos, má benfiquista pois pensa por ela e nem sempre está de acordo com o status quo. E numa das suas últimas crónicas referiu que deveríamos ser menos benfiquistas, mas melhores. Não tenho a pretensão de estar actualmente nos melhores (como muitos). Apenas faço o que posso. Mas estou certo que insultar outros benfiquistas ou desejar a derrota de outros numa competição onde deveríamos estar não qualifica um bom benfiquista. Digo eu...

6 comentários:

Anónimo disse...

Que perca e por muitos!

Um neo-benfiquista de há décadas.

tiago disse...

Se o benfica estivesse hoje a jogar na champions, de certeza que ja não estava a lutar pelo campeonato. Opções de quem tem plantel curto e ja aprendeu que não se pode ir a todas, so pra fazer figura. Figura essa que o porto vai fazer hoje.

Red Army Officer disse...

Tiago, o Benfica chegou à final de uma competição europeia e ganhou a Liga. Mantenho o ponto de vista: n devemos ter este comportamento.
Em relação ao resto, são opiniões. Respeito-as, mas acredito que não são os nossos princípios. Nunca foram!

ATF disse...

Basicamente de acordo em tudo o que dizes mas quatos a isto de "pois não sabemos o que disputar o acesso às "meias" da mais fabulosa competição há muito," informo-te que em 2011 estivemos nessa disputa tendo sido impedidos de ir âs meias finais pelo Chelsea que veio a sabgrar-se Campeão Europeu nesse ano.

ATF disse...

Retifico: época 2001/1202, portanto, o Benfica disputou o acesso às meias finais na primavera do ano da graça de 2012. Há 3 anos!

Red Army Officer disse...

Certo ATF, certo. Uma vez em quantos anos mesmo? Admitamos, o nosso CV na Champions é, no mínimo, pobre!

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.