quarta-feira, 11 de março de 2015

Elevar o nosso nível para a recta final da Liga?

Se afirmamos que somos diferentes dos corruptos, temos de nos comportar como tal. No lugar de afirmarmos que somos melhores e descermos ao nível deles, temos de actuar conforme. Fugir disto, ao contrário do que se pensa, não é grande serviço ao SLB. 

Serve este introito para lançar o Benfica x Braga. Questões presidenciais à parte, o Benfica tem que limpar a cabeça! Entrámos num estado de transe tal que nada, nem ninguém nos pode pode apontar falhas, sob pena de ser acusado de estar contra nós. Exemplo: Manuel José, na RTP, fez uma brilhante análise ao Benfica actual, que tendo baqueado em Paços de Ferreira, pôs em efectivo perigo o 34. Tudo graças a um bloqueio mental. Factos são factos: o Benfica tem falhado em momentos decisivos e nunca consegue descolar. Mas apontar isto ou qualquer outra crítica é logo visto como um ataque violento. NÃO! Sabendo os nossos limites, sabemos ultrapassá-los.

Todos nós sabemos que, se compararmos posição a posição, o Benfica será melhor que o Braga. Então porquê perdermos tanta vez com eles? O árbitro? Não nos desculpemos só com isso. Tenho lido muitos que afirmam que temos de subir o nosso nível. Não creio também. O principal problema, a meu ver, é mental. Reparem: em Arouca o Benfica entrou muito mal. Mas nos segundos 45 minutos acelerou e "rebentou" com os comandados de Pedro Emanuel. Soube "dar" 6 ao Estoril e em Moreira de Cónegos aconteceu o mesmo que em Arouca. Nos Barreiros houve cilindro. Na Capital do Móvel houve bloqueio total, até Lima falhou um penalty!  Por isso, não creio que seja preciso melhorar o aspecto técnico e táctico! Temos dois goleadores em forma, a melhor defesa em anos e um guarda-redes fortíssimo. Ah, e um treinador totalmente sintonizado com o clube e adeptos. Até ao jogo com o Porto, o nosso calendário é acessível, creio. As saídas ao Rio Ave e Restelo não são assim tão impossíveis, pois são equipas que jogam futebol aberto em campos largos. O último terço de Liga começou em Arouca. A atitude nem sempre foi a melhor. Mas no fim ganhámos. É o que importa, não?

Outra grande diferença que temos de ter perante os portistas: não temos receio de elogiar. O nosso adversário na corrida ao título está em forma! Tem uma equipa forte,confiante e com soluções para tudo. Mesmo sem Óliver, Danilo e Jackson continuam fortes. E um técnico que se a inebriar com as vitórias. E é aqui que reside a minha expectativa. Excesso de confiança. Já aconteceu connosco, pode acontecer com eles... Nota-se, amiúde, enorme frustração quando o Benfica ganha. E ante o Braga, depois de duas derrotas, estou certo que lá por cima, há grande esperança numa escorregadela. Se vencermos, será um golpe para eles. Pode não ser profundo, pois jogam com o Arouca do Pedro Emanuel e vai sair goleada de certeza. Mas... será um menos um jogo para eles recuperarem!

Todos somos poucos na crença de um Benfica campeão. Mas saber analisar é também fundamental! 

0 comentários:

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.