quinta-feira, 19 de março de 2015

A questão da renovação (ou não) de JJ (e uma sugestão para o cargo)

Esta semana, um diário desportivo publicou uma sondagem a adeptos do Benfica. Nesse estudo, a maioria era a favor da continuidade. Óbvio, o Benfica vai na frente e estamos na recta final da liga. Bastaria um ou dois empates para estes números serem diferentes. A própria Direcção do clube estará, hoje, ao lado do técnico. Mas sejamos realistas: Vieira não o despediu em 2010/11 por receio. Dos sócios e sobretudo da indemnização! Portanto, ligo pouco a essas sondagens. 

A questão da renovação de Jesus não se prende, apenas, com o "bi". Vieira, se não tiver sido populista e demagogo, afirma que é hora de apostar indoors, ao nível das aquisições, reforçando a ideia de que as contas não permitem grandes incursões no estrangeiro. E se calhar, também não chegam para o actual principesco ordenado do amadorense. Por isso, se Jesus for campeão terá mais margem de manobra. Se não for, essa margem passa para Vieira. Para desempatar, é uma questão de ambos quererem o mesmo: um Benfica mais virado para a formação, sem perder a competitividade (isto, lá está, fazendo fé em Vieira) e ganhador com menores recursos. Ou seja, Jesus vai ter de fazer o mesmos os miúdos da B o que faz com os de lá de fora... E que custam dinheiro! Esta é, acredito, a situação vigente. Se não for, não foge muito disto. A notícia avançada esta semana vai muito de encontro a isto. Jesus não almejará a muito mais que o Benfica. Por isso, quer ser campeão para poder ter mais poder na estrutura do Benfica. Óbvio e perceptível.

Eu acredito que o caminho é o que Vieira apontou na entrevista dada ao jornal A Bola, em Janeiro. Resta saber se o próprio acredita no que diz ou se vai delapidar as contas. Ou se Jesus aceita trabalhar nessas condições. Não pode ser o treinador a decidir estes assuntos. Vieira não pode ser refém do crédito do técnico! Assim, se as palavras de Vieira vingarem, gostaria de ver Jesus à frente da equipa mais uns anos. Fazer história seria também isto: 10 anos como técnico principal. Agora se é para contrariar o afirmado por Vieira, é hora de mudança de ciclo. E já! Independentemente do bi. 

A sucessão? Nomes? É cedo para Marco Silva. Mas acredito nas capacidades de Rui Vitória, mas não seria a minha primeira opção. A minha aposta recai em Leonardo Jardim. Pelo mesmo que JJ aufere (até menos), o madeirense voltaria a Portugal, creio! Mas a minha aposta, se não fosse Jardim, seria mesmo Michel Preud'homme. O nosso ex-keeper conhece bem o nosso país, o nosso futebol. E tem feito uma carreira absolutamente extraordinária enquanto técnico. Falta-lhe mesmo um título europeu, de resto, o seu percurso tem sido excelente: duas ligas belgas, uma liga holandesa (com Twente), uma taça belga, uma supertaça holandesa e uma liga saudita. E neste momento segue, com o Club Brugge, na frente da liga belga. Nove títulos em 10 anos como técnico principal! Um nome a reter, creio!

7 comentários:

Shadows disse...

Atenção que o nome do Michel tem aparecido sucessivamente em processos de corrupção passiva e escândalos envolvendo apostas online.
Longe de ser o que queremos para o Benfica, não concordas?

Red Army Officer disse...

Nunca li/ouvi nada sobre o assunto.

Anónimo disse...

Esses dados fazem com que a carreira de Michel Preud'Homme como treinador seja, de facto, absolutamente extraordinária. Infelizmente, são falsos. Não tem duas ligas belgas, mas sim só uma; e não tem uma liga holandesa com o Twente, mas sim zero. Portanto, assim de repente, Preud'Homme passa de campeão três vezes, na Bélgica e na Holanda, para ter sido campeão apenas uma vez. Trata-se de um decréscimo de dois terços. De carreira absolutamente extraordinária, passa para carreira boazinha, o que explica que tenha ido treinar para a Arábia Saudita, para onde não costumam ir os treinadores absolutamente extraordinários nesta fase da carreira. Não tem 9 títulos em 10 anos (nem sei onde se pode ter ido buscar tal número), mas apenas 5: um campeonato belga, um campeonato saudita, uma taça belga, uma taça holandesa e uma supertaça holandesa. Neste momento, com o Club Brugge, não segue na frente do campeonato. Acabou a fase regular em primeiro e agora vai disputar o play-off para decidir o campeão. Nesse play-off, não segue à frente nem atrás. Está igual aos outros cinco, com zero pontos.

Red Army Officer disse...

Foram dados do site ZeroZero. Obrigado pela chamada de atenção. Ainda assim, teve uma carreira interessante. Na Liga Belga terminou a fase regular na frente, indo disputar por isso play off nessa condição.

Anónimo disse...

leonardo jardim no benfica? so se tivessemos as ajudas que o porto tinha nos anos 90. aquele futebol de 1-0 é goleada no futebol tuga? contra autocarros?

joão carlos disse...

sobre os títulos dele como treinador não sei o numero exacto mas admito que os números dados pelo anónimo estejam correctos.
já sobre a informação sobre o campeonato belga a informação esta errada o club brugge vai na frente e com dois pontos de avanço sobre o segundo na passagem da fase regular para o play-off as equipas perdem metade dos pontos e não a totalidade dos mesmos deste modo o brugge viu reduzida para metade a sua vantagem para as restantes equipas mas continua na frente.

Anónimo disse...

Não foram, não. O site ZeroZero diz, erradamente, que Preud'Homme tem duas ligas belgas, quando tem só uma. Mas não diz em lado nenhum que tem uma liga holandesa ou 9 títulos em 10 anos.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.