segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Na jornada antes do derby nada de novo...

... não ser que podíamos ter 9 pontos de avanço sobre o Porto. Mas não temos. É a dura realidade. Tinha sido um rude golpe ao nível anímico. No entanto, isso já passou e a realidade é que temos "apenas" 6 pontos. E o FCP fez questão de brindar os nossos carrascos com 5 golos para não existirem dúvidas. Acho de mau gosto falarem que o Paços abriu as pernas. Deslumbraram-se. E os castores jogam futebol positivo, não foram com o autocarro. Assim, como não o fizeram há 8 dias. E os portistas poderiam dizer o mesmo do Boavista que arrancou um ponto no Dragão e na Luz levou 3 e podia ter levado bem mais. 

Creio que esta jornada também provou outra coisa: as arbitragens continuam em péssimo plano... Na Luz, para o Benfica, dois penalties por marcar e um mal marcado. Em Arouca, ao que consta, um por assinalar contra o Sporting. E se não tinha pudor em afirmar que no 1/3 de campeonato as arbitragens nos tinha sido simpáticas, neste momento, e de algumas jornadas para cá, as coisas têm mudado de que maneira! Se calhar deveríamos "chorar" mais um bocadinho...

Júlio César. Óbvio que temos de acreditar em Artur e blá, blá. Até porque não temos outro remédio... O que me parece preocupante é termos um guardião que não nos oferece a garantia necessária de, quando chamada, ficarmos com a baliza bem entregue. Pode ser que Júlio César recupere... Senão, que Artur "engate"! 

Por fim, o derby. O jogo dos jogos. A verdade é que o Sporting será sempre o rival do meu Benfica. Será "o" adversário e este será sempre "o" jogo. Não há cá Porto ou outro qualquer... É o Sporting. E se este Sporting merece respeito. Muitos descartaram os leões. Outros adoram tirar de esforço do Sporting, adoram gozar. Aliás, é o recorrente em largas franjas de adeptos: o desprezo pelo adversário, aliando-o a gozo. Não o devemos fazer. Primeiro, porque não é digno do nosso nome; segundo, porque Marco Silva, com pouco tem feito muito!  Mas pelo que vejo, pelo Facebook e blogues, é sempre o mesmo: gozo com o Sporting. Não sei o que se passou connosco para ficarmos assim. Nem os banhos de água fria que constantemente levamos nos curam...

O Sporting x Benfica não é decisivo, mas é importantíssimo. Ao nível anímico, pois será, se vencermos, o "limpar" de vez do trauma do móvel. E porque é uma das mais difíceis deslocações que ficará para trás. Ao nível das decisões em si, desmotivará em muito o FCP e riscamos de vez os leões da corrida ao título. Se vencermos, damos um passo decisivo. Se perdermos as contas do título ficam completamente embrulhadas e fica tudo em aberto. É simples. O que está em jogo é mesmo isto. Reunirmos as condições para entrarmos no último terço da liga com tranquilidade ou debaixo de pressão, na frente é certo, mas debaixo de pressão. Porque se é verdade que candeia à frente alumia duas vezes, não deixa também de o ser que uma coisa é ganhar avanço de três outra coisa é termos tido a chance de ter 9 e ir desbarantando isso até aos 3... 

Por isso é preciso muita força para Alvalade. É um adversário motivado, que quer reentrar na corrida ao título. É preciso coragem e alma, temos mesmo de querer mais que eles. E eles vão querer muito!   




1 comentários:

artnis disse...

Não se pode é falhar tanto golo 'cantado', como temos feito desde início do campeonato, com a única excepção, para confirmar a regra, a dar-se nasjantas e que espero ver repetir no AlvaLidl.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.