terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Je ne suis Sagres...

Ainda o tema do vídeo da Sagres. 

É, no mínimo curioso, o modo como muitos benfiquistas estão a reagir à publicidade feita pela conhecida marca de cerveja. Alguns afinam pelo tom mais leve, do gozo puro e duro. Outros, no entanto, apelidam os sportinguistas de hipócritas, pois não se importaram de gozar com Artur Moraes. 

Muitos escondem-se sob o adágio do "saber rir de nós é sinal de inteligência". E a isso eu digo: claro que sim! É mesmo. Mas aqui o caso é um pouco diferente: a Sagres é uma marca com responsabilidades, patrocina a FPF e tem tido sempre uma ligação próxima à Liga, tendo já o nosso campeonato sido denominado Liga Sagres.A marca foi, no mínimo, imprudente...

Mas o que está aqui em questão é o tom que muitos de nós usam para falar sobre o assunto. Entre o gozo e o "bem feita para não gozarem com o Artur" há de tudo. No entanto, é curioso: a esmagadora maioria dos benfiquistas não reagiu com, digamos, tanta inteligência às paródias sobre Artur, nem às parangonas dos jornais! Aliás, quando a SporTV gozou em off com Roberto e a Sagres fez o mesmo com o espanhol que fez com Patrício, não houve, digamos, inteligência. Mas sim indignação! Eu sou 100% apologista do não faças aos outros o que não queres que façam a ti. E se no Benfica não gostámos de ver os ataques a Roberto Jiménez e a Artur Moraes, não deveríamos reagir com hipocrisia a isto. 

O nosso futebol, e mentalidade em geral, está um pouco atrasada. E a reacção do Sporting é sinal disso. Lá fora isto seria um não-assunto. Cá não... Mas a irresponsabilidade estende-se à Sagres. Porque uma coisa é fazer-se humor com o futebol (vide a mestria das paródias de RAP a Paulo Bento e a de Luís Franco-Bastos a JJ ou BdC). E isso sim, ver os intervenientes a rir-se de si é inteligência. E é por aí que temos de ir... Agora uma marca com interesse directo é um pouco pior... E lá está, sublinho: quando foi com Artur ninguém achou a mesma piada.

Ah, só um apontamento: Foi Fernando Gomes que pressionou a Sagres a retirar o vídeo. O inequívoco Fernando Gomes...

3 comentários:

joão carlos disse...

acho que a reacção dos órgãos oficiais, liga, fpf e clube, for despropositada e desproporcional aos acontecimentos até o poderiam ter feito em privado com melhores resultados e sem polémicas que só avolumaram a coisa mas como sempre quiseram ter uma posição de forma só porque podem, coisa de pequenos ditadores.
a reacção dos adeptos acho natural se fosse com alguém nosso tinha sido igual ou pior também tenho por norma seguir esse lema mas a maioria dos portugueses é mais seguidora de outro lema o "pimenta no c* dos outros para mim é refresco".

Anónimo disse...

que mal tem em gozar com um guarda redes gozam com deus com jesus com o diabo com o papa com os doentes mentais com os pobres coitado do patricio teve um esgotamento? espero bem que nao

Anónimo disse...

Como se devia encarar esta situação...

http://videos.sapo.pt/bVBFajV5IajmgcgZOZRG

Cumprimentos,

F.T.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.