sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Discordando de Domingos Amaral ou um entendimento diferente do que é o Benfica

Li no excelente blogue Benfiliado um texto do conhecido e sempre simpático benfiquista Domingos Amaral onde o autor referia o Benfica como uma autêntica máquina de gerar dinheiro, expondo a sua válida opinião com detalhe e argumentos. Assim se discute o Benfica. Com elevação e argumentos. No entanto, discordo diametralmente do autor. No todo, como entende o Benfica na sua generalidade, e ponto a ponto, pois o cenário é descrito apenas de um lado da barricada.

Para começar, o geral. Amaral entende o Benfica como uma empresa. Discordo. O Benfica não é uma empresa, é um clube. Sujeito à emoção, a valores inatacáveis. Tem de ter alma. Um rosto! Gerir o Benfica empresarialmente, apenas pela razão é a falência da nossa grandeza. E mesmo que se o Benfica fosse gerido como uma empresa, o que pensar nos constantes prejuízos, do passivo que continua galopante e dos empréstimos obrigacionistas? Indica saúde financeira? Não creio... 

Depois, parágrafo a parágrafo. É verdade que o Benfica tem vendido muito e bem, tudo jogadores de enorme qualidade, gerados pela astúcia negocial do elenco directivo. No entanto, são esquecidos factos importantes: sendo verdade que o balanço entre compras e vendas é positivo, falta referir os inúmeros flops e contratações perfeitamente fracassadas, bem como o dinheiro gasto nisso. Falta também desmistificar outra questão: a da prospecção. Dos jogadores mencionados pelo autor, todos vendidos por milhões, apenas David Luiz foi fruto de uma apurada prospecção, os demais custaram milhões e eram conhecidos. 

 O autor também sublinha que  "muitos vivem ainda na utopia de querer uma equipa principal onde haja muitos jogadores vindos da formação. Ora, isso não faz muito sentido. A grande maioria dos jogadores da formação, em qualquer clube, seja ele o Barcelona, o Ajax ou o Benfica, não chegará nunca à equipa principal." É um argumento falacioso. "Muitos" pretendem uma aposta clara e visível na formação, algo que vá de encontro ao discurso do presidente nos últimos 4 anos. E a grande maioria... bom, falamos de centenas de jogadores, é óbvio que a maioria não chega aos AA. Mas sobre Barcelona e Ajax e muitos outros clubes, tenho aqui um estudo que indica o peso da formação no plantel principal. É enorme... 

Domingos Amaral também parece também indiciar que o Benfica quase que enganou o Mónaco ao vender Bernardo Silva por 15M€. Creio que nem os franceses, nem o Valência são estúpidos a esse ponto. E se esses jogadores custaram isso é porque têm valor. Agora dizer que jogadores desse preço não servem ao plantel... Não é ao 11, é ao plantel! E será que Bernardo Silva não poderia vir a valer mais que 15M€? Ou será que se aparecesse alguém a dar já os mesmos 15 por Talisca também aceitávamos? Agora, sim, foi uma boa oportunidade de venda. Mas nós não precisamos! Ou será que precisamos?

Devo referir que concordo quando o autor diz que "há também que dar os parabéns a Jorge Jesus, que apesar de ter visto sair tantos jogadores num ano, consegue manter a equipa a jogar bem, na liderança do campeonato. Este é o único modelo de negócio que é lucrativo para os clubes portugueses." É um facto. O mérito está no trabalho de Jesus, que tem potenciado muitos jogadores. E essa uma componente fundamental nos dias de hoje. Mas um treinador, no Benfica pelo menos, deve ser medido pelos títulos que ganha. Não pelas vendas que realiza. O sucesso de um clube, no Benfica pelo menos, tem de ser medido em campeonatos, em taças! O museu não se enche com cheques, creio! Também discordo no "lucrativo". Pois se é verdade que o Benfica tem vendido muito e bem ao longo de 5 anos, também não deixa de ser verdade que o passivo está aí. Não sendo coincidência que o BES tenha rebentado e que o Benfica tenha gerado tantas receitas em vendas na mesma altura. Jesus tem sim feito milagres e merece crédito! 

Saudações aos bloggers Carlos Alberto do Benfiliado e ao Domingos Amaral, grandes benfiquistas e boa gente ao que parece!

Off Topic: por falar em entendimentos do que é o Benfica, ver LFV com aquele apego a Proença revolta-me. Enoja-me até. Poderíamos e deveríamos enviar os vídeos das tropelias do Proença ao presidente. Mas temo que isso caísse em saco roto. Institucionalmente, tudo bem. Enviava um vice e apenas cumprimentava, friamente, o ex-árbitro. Mas temo que as companhias preferidas sejam outras. É pena...



1 comentários:

Anónimo disse...

É assim que se deve discutir o Benfica! Em teoria o caminho formação + prospecção + contratações cirúrgicas é um modelo que eu defendo, mas também penso que por exemplo o plantel do Benfica em vez de ter 28, 27, 26 jogadores, devia ter 22, abrindo espaço para ajudar a crescer alguns dos talentos da formação que se destaquem. Para quê plantéis tão grandes ( entretanto o Bébé, o Nelson Oliveira,o Enzo Perez e o Jara já sairam) quando na realidade o lote de jogadores que conta para qualquer treinador andará à volta de 18, 19 jogadores? O clube não pode ser só "razão", tem de haver emoção! Considero que quase 16 milhões é bom dinheiro para o clube ( aguardo lucros e diminuição considerável do passivo no próximo relatório e contas...) mas antes de ser vendido temos de tirar rendimento desportivo dos jogadores! É claro que todos nós apoiamos os jogadores do Benfica, venham eles de onde vierem, sejam quem forem, mas quando por exemplo o Gonçalo Guedes vai aquecer e o treinador mete-o a jogar, a nação benfiquista reage com muito apoio, com um "carinho" extra diria eu, exactamente por serem jogadores feitos no clube! Não me quero alongar mais, venha daí o 34º e se possível a taça da liga também! Para terminar, uma referência a uma grande aquisição feita pelo Benfica este ano: Jonas! Classe, inteligência, magia, instinto matador, assim que vi o homem a tocar na bola a primeira vez com a camisola do Benfica, fiquei maravilhado! Que grande jogador!
Saudações Benfiquistas
Miguel Bola

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.