domingo, 14 de dezembro de 2014

O que esperar enquanto se espera (... e ainda Toni e um tal de Ribeiro Cristóvão)

Estamos a horas do Porto x Benfica. É este um momento de concórdia na chamada "trincheira". Onde os "talibans" e os "seguidistas" enterram o machado de guerra. Porquê? Por todos quererem o mesmo: sair do Dragão com uma vitória. Todos, sem excepção. Ninguém quer ganhar para provar que JJ e LFV são os maiores e muito menos ninguém quer perder para provar que a dita dupla é do pior. TODOS queremos vencer! 
Particularmente, o que espero? Em primeiro lugar, espero que Jesus não limite, mentalmente, os nossos jogadores como faz muita vez. Em muitas visitas que Jesus fez ao Dragão o Benfica jogou tipo Amora, encolhido e para não perder. Não pode ser! Em segundo lugar, nada de invenções posicionais, tipo aquela de colocar David Luiz a lateral para parar Hulk (como faria o Amora, lá está). É colocar o 11 habitual, com tudo devido lugar. Em terceiro lugar, irá Jesus aproveitar algo da partida com o Leverkusen? Não sei. Cristante por Samaris? Pizzi no 11, adiantando Enzo? Talisca ou Lima? Creio que a grande dúvida será apenas no ataque. Talisca, que poderá estar com um nível físico inferior, tem descido de rendimento. Por outro lado, as exibições de Lima tem sido fracas. Insisto: um ponta de lança pode jogar para a equipa, muito bem, mas se não marcar golos é inútil. Uma espécie de Postiga... Por isso, teremos o 11 habitual, Júlio César; Maxi, André Almeida, Luisão, Jardel; Samaris, Enzo, Gaitán, Sálvio, Talisca e Jonas. Lá está: a dúvida que EU tenho seria essa: Lima ou Talisca? Por mim, até  tentaria uma 3ª via. A questão é que estes jogos são os piores para inventar... E lá está: no centro da defesa teimo em afirmar Lisandro é um central superior a Jardel. Mas lá está: não é momento de mudanças...
Por fim, o gigante Toni. Ainda me pergunto: porque está um homem como Toni fora do Benfica? Poucos representam, fisicamente, tão bem a Mística do clube tão bem como ele. Serviu o SLB de tanta maneira, consecutivamente, durante anos! Para além do que sabe de futebol, é um defensor do clube em todo lado. Do CLUBE. Por isso, Toni de regresso ao Benfica! Ontem, um tal de Diogo Feio, um político portista foi colocado no seu devido lugar por Toni. O deputado gabou-se de ser sócio há 30 anos e que não sabia o que era ver um técnico no FCP e ganhar tão pouco como ganhou JJ em tanto tempo, nos 6 anos. Que no FCP a cultura era essa, só a de ganhar. Toni interrompeu-o e usou as palavras de Mário Wilson, ao dizer um dia, que quem treina o Benfica arrisca-se a ser campeão e isso também ninguém apaga. E que neste tempo isso acontece com o FCP. Já aconteceu com o Benfica e nos últimos tempos com o Porto. Só! E após esta rápida lição de humildade, passou a palavra ao feio Diogo...
E por fim, Ribeiro Cristóvão. No mesmo programa, um "jornalista" com, sei lá, mais de 40 anos de carreira devia ser mais ajuizado. Pelo menos deveria ser mais imparcial na análise em vez de primar pela crítica fácil e incoerente ao Benfica. Um exemplo: Com o Porto, que tem primado pela rotação, o próprio afirma que ninguém tem interrogações no 11, que Lopetegui tem a equipa estabilizada e sem dúvidas. Já JJ, que tem sido limitado pela falta opções, terá mais dificuldades em escolher a equipa e que será complicado "adivinhar" uma equipa. Tudo isto na linha de uma série de crítica sem coerência ou propósito. Melhor: sem fundamento. E apesar dos (supostos) erros apontados ao Benfica serem os idênticos aos do FCP, a ponteira sempre no nosso clube. Tudo isto na sequência do que tem sido o comentarismo televisivo deste jornalista, que já tinha idade para ser um profissional isento e de qualidade. Mas não, Ribeiro Cristóvão é um mau jornalista desportivo. Só!

2 comentários:

nonameslb disse...

Entao,em que bancada esta LFV?

joão carlos disse...

@nonamesslb
acho que perdeste uma oportunidade de estar calado, é que o homem até esteve na tribuna de honra.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.