sábado, 19 de dezembro de 2015

Rui Vitória vs José Mourinho? Bom, este não é o dilema...

Mourinho foi despedido e, claro está, muitos atreveram-se logo a sonhar. Outros, quiseram logo aproveitar a chance para demonstrar toda a sua devoção ao Benf..., não, toda a sua devoção às opções de Vieira. Assim, como demonstrariam se essa opção na 2ª feira fosse outra... Quanto a mim, nem me manifestei, a não ser pela componente do erro histórico de Vieira (responsável pelo futebol, um Director Desportivo que não percebe nada de bola, por admissão própria. É o que temos...). Mourinho saiu, por mais que a propaganda tente apagar isso, por populismo de Vieira em trazer uma figura querida como Toni. Vamos por partes.

Num Benfica exigente e de coragem, Vieira já tinha chamado Rui Vitória ao gabinete, questionando-o do porquê da equipa não carburar, exigindo-lhe resultados de imediato. Bom, não sabemos se isso já aconteceu, claro. Mas eu, se isso acontecesse e se estivesse nos sapatos de Vitória, tinha resposta pronta: Presidente, e as condições que prometeu? Não as tenho... Como pode exigir resultados?  Ora bem, se em nome de dinheiro deitámos à rua uma pré-temporada, e num ano de transição isso não pode acontecer, e se a governação do futebol parece estar entregue ao Deus dará, pois Vieira não percebe pevas de bola e Rui Vitória não tem poder, (quem mais está por lá?), como podem existir resultados? Questão difícil não é?! E este é que é o dilema! Como exigir algo sem condições, ein?! 

Depois o sonho Mourinho. Obviamente que seria amplamente a favor de Mourinho. Mas não me atrevo a pedi-lo. Em primeiro lugar pergunto a certos "verdadeiros benfiquistas" como sabem que ele também é benfiquista? É que falam com uma certeza... Depois, para Mourinho vir eram precisas duas condições: dinheiro, e nós não o temos pois temos um passivo gigante para pagar fruto de milhões desbaratados em camiões do jogadores sem categoria (a propósito disso espreitem o NGB, pois tem lá um excelente trabalho sobre isso com FACTOS, sabem?Factos, aquilo que não discute!) e resultado de políticas desastrosas, assentes meramente num treinador; e mais importante ainda: falta-nos um Presidente visionário, capaz de propor a Mourinho um reboot na carreira que o setubalense tanto precisa. Um projecto. Mas um projecto real, que visasse uma mobilização geral de adeptos em redor do clube, rumo ao sucesso interno e também externo. Algo que fizesse "Jose" regressar à ribalta como o Special One novamente!

Como disse, o dilema não é trazer ou não Mourinho. Realmente isso nem se coloca... A questão é mesmo se Vitória chegou ao fim da linha. E se chegou, porquê? Quem falhou? Não foi só o treinador... E eu sempre disse: o sucesso ou insucesso estaria sempre ligado a Vieira. Umbilicalmente. E se é verdade que Vitória tarda em mostrar algo, também em rigor o técnico veio para a Luz substituir um bicampeão. E a questão é porquê... 

1 comentários:

joão carlos disse...

estas enganado o vieira cometeu, e continua a cometer, muitos erros mas asaida do mourinho não foi da responsabilidade dele foi do vilarinho mourinho sai em dezembro e vieira só entra para director desportivo em maio seguinte.

depois podemos falar se a saída de mourinho foi um erro ou uma inevitabilidade, até porque ele na altura tinha o ego do mesmo tamanho que tem hoje mas então nada para o sustentar.

o vieira é o responsável sim mas pelo falhanço do possível retorno de mourinho quando ele estava em leiria aquando do despedimento do toni e a divulgação desse episódio pelo mourinho é a razão pela qual o vieira nunca vai equacionar a vinda dele sequer.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.