domingo, 13 de dezembro de 2015

Bonfim: Quando querem estupidificar o adepto que vê futebol há anos!

Lembro-me de, há uns 2 meses, de uma crítica que eu, e muitos outros, fazíamos a Rui Vitória. Tinha de abandonar o esquema de JJ. Claro que a "Polícia" aparecia logo por aqui e por outros lados com argumentação do género "ele é que sabe" ou "mas tu estás lá nos treinos?" e outras coisas do género... A meu ver, argumentos patetas. Gente que afirma isso, das duas uma: ou pura e simplesmente não sabe ver futebol ou gosta de censura de opinião. Obviamente que eu não estou nos treinos e claro que Vitória sabe muito mais que eu (e dos que dizem que ele é que sabe). Mas caramba! Já todos nós vemos futebol há muitos anos! Se eu estivesse a opinar sobre basebol, aí tudo bem. Agora ver o Benfica da pré-temporada era confrangedor! Ver o Benfica das primeiras 7/8 jornadas era uma tristeza. Uma equipa à desgarrada, sem alma, sem qualidade, sem evolução... Sem nada. Tudo porque jogavam num esquema "estranho" ao próprio técnico. E via-se que os jogadores não acreditavam em nada... E as coisas só saiam, quando saiam, à custa da qualidade técnica de Gaitán e Jonas. Era por demais evidente...
Ontem, em Setúbal, viu-se um Benfica diferente. Melhor. Claro que há ainda muito trabalho a fazer e continuo convicto que ainda não temos a consistência exibicional doutros tempos. Mas estamos melhor. Fizemos uma primeira parte de grande nível, em que encostámos a equipa sensação da Liga às cordas. Já em Braga havíamos dado xeque-mate ao jogo bem cedo. O pior veio depois... A 2ª parte, após o golo sadino... Mostrámos muita fragilidade defensiva. As razões? Temos uma defesa pouco rotinada. Qualquer extremo ou defesa passa por Eliseu com uma facilidade tremenda e, a meu ver, Jardel, apesar de rápido, não é central para ser titular do Benfica. Confirma-se sim que Lisandro é um senhor central e não pode sair com o regresso de Luisão... No mínimo temos no argentino um sucessor na liderança defensiva e convém lembrar que capitão está perto dos 35 anos. Que erro seria vendê-lo... Por outro lado, temos Renato Sanches que apesar da sua qualidade, ainda não tem a consistência exibicional necessária (algo absolutamente normal num miúdo) e ontem perdeu muitas bolas e Fejsa congelou muito jogo quando entrou. 
Visto isto temos que o Benfica no mesmo jogo mostrou várias facetas e mostra que lhe falta ainda muito para estar no máximo. Tem muitos problemas a resolver. Mas uma coisa já me parece evidente: Vitória abandonou o esquema de Jesus, o que já é bom. Falta-lhe agora aprimorar "o seu" Benfica... O actual Benfica de Vitória é bem melhor do que o Benfica de Jesus treinado por Vitória. Mostra qualidade, golo e ganas. Mostra também fragilidade defensiva e alguma falta de desenvoltura em certas fases do jogo. Mas parece-me que críticas como as feitas por muitos eram justificadas e construtivas...
Um dos grandes dilemas de Vitória era o que fazer com Jonas. O zuca não pode nem jogar sozinho na frente e é um crimeficficar de fora... Como conciliar o Pistolas com o equilíbrio? A chave é Pizzi aparentemente. O transmontano enche o campo e a equipa fica mais junta. E pode ser que se acabe com o disparate de Talisca a 8!
Com Vitória a continuar a acertar o passo, com Salvio, Semedo e possivelmente Cervi ainda há tempo parao tri. MMas não pode havererros de palmatória e equipa tem de continuar a melhorar..

4 comentários:

RedAtheist disse...

Era bom que viesse o Grimaldo tambem.

Anónimo disse...

MARQUÊS DA PRAIA E MONFORT

Concordando no essencial com o que escreves sobre a equipa e a habituação do RV aos jogadores e vice-versa, há no entanto um erro (na minha opinião) em que muitos laboram.
O problema defensivo duma equipa não é 100% dos defesas.Sabendo nós que se um defesa faz falta para interromper um ataque adversário pode acontecer apanhar amarelo ou mesmo vermelho. Então é a linha média que tem de proteger os defesas não deixando passar os avançados adversários. Se conseguir pelo menos atrapalhar a progressão do adversário dá tempo ao defesa para fazer um corte sem poder ser advertido.
O problema no SLB é precisamente a pouca consistência da linha média a defender.Por enquanto pois já se verificam algumas melhorias com a entrada do Renato Sanches. Já se começam a verificar movimentações defensivas de mais qualidade e ontem em Setubal o que assistimos foi ver o Renato dar um estoiro enorme. Consequência do jogo da Champions e da muita inexperiência ligada à juventude dele.Gasta-se em excesso e tem que aprender a dosear o esforço. Mas isso só com o tempo.
Com a chegada de novos jogadores e o regresso dos lesionados acho que teremos equipa para a 2ª volta mas atenção que temos que vencer todos os jogos até ao fim do ano, a começar por 3ªfeira.
FELIZ NATAL

pimenta64 disse...

Insisto que o problema é o treinador. Gajos que até pareciam bons, agora são autênticos pernas-de-pau.

Viva o Benfica!

joão carlos disse...

a duvida no lisandro é o pouco que ele joga no lado esquerdo da defesa, comparado com o que ele joga do lado direito, e embora parecendo apenas um pormenor em alguns centrais, luisão é outro caso é um pormaior.

renato não fez um bom jogo alias desde o inicio do mesmo, o que é natural e é expectavel nesta fase da carreira, mas neste casos manter o jogador até tão tarde no jogo poder bom para o jogador mas não é para a equipa.

jonas é bom para estes jogos e neste tem que jogar sem duvida e temos de ter uma tactica que o encaixe, agora em jogos de elevado grau de dificuldade ele ai já não é util e utiliza-los nesses casos nem é benefico para o jogador, que se desgasta muito fisicamente, muito menos para a equipa.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.