segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Ah que saudades tínhamos do Octávio... NOT!

"O Sporting ganhou o primeiro título, está em primeiro, mudou e está a incomodar. Tem demonstrado muita qualidade e tem conseguido contornar quase todos os obstáculos que aconteceram. Estes ataques ao Sporting têm origem no facto de estarmos em primeiro e termos conquistado o primeiro título da época. Podem perguntar sobre a Liga dos Campeões, mas lembrem-se que, infelizmente, não tivemos acesso directo, como o Leonardo Jardim tinha conseguido no ano anterior. Mas também todos viram a forma como fomos afastados. Estamos a incomodar e a perturbar."- Octávio Machado


Octávio Machado (POR)No saudoso e excelente programa de humor Herman Enciclopédia houve um sketch que comparava o futebol às antigas grandes batalhas, com os seus protagonistas a lembrarem os grandes guerreiros de outrora. Lembro-me tão bem... Na altura, Octávio era treinador do Sporting e era comparado por Herman a Átila, o Huno, pela sua pose de vândalo e que por onde passava a relva já não crescia, tal era o nível do seu... desbocamento.


Houve um tempo em que achávamos graça. Era uma altura em que o Benfica navegava em águas turvas (uuuuh sou o fantasma do Vale e Azevedo, lembram-se de mim?!) e o futebol era amplamente dominado pelos andrades do Norte. Era uma era de ignorância, medo e pouco discretas idas a boites de reputação duvidosa... eram os finais dos anos 90! E no meio da pasmaceira, de um futebol mortiço com um pentacampeão, em que o nosso destino era ver os outros festejar e as competições europeias culminavam com um indigno afastamento, a graça era ver Octávio Machado falar. As suas quase denúncias... O seu agarrem-me que eu vou lá, estando ele sim agarrado a outro qualquer e o seu "um dia a casa vem abaixo". Nunca veio... E com tempo o "Palmelão" tornou-se boçal. Um mero anão rezingão. Aquele tipo de labrego que diz que faz e acontece, mas que é tão pequenote que nos basta meter-lhe a mão testa e segurá-lo que ele já não faz nada. Era o típico tangas das pescarias, o que apanha sempre um grande peixe, mas que vem com a etiqueta da lota. E com o tempo, a sua (in)competência veio ao de cima e acabou por sair sem glória do Sporting. Porque andar aos berros com tudo e com todos não resolve jogos e nem faz uma equipa... O FCP recuperou-o mas os tempos até por ali mudaram e as tácticas de outrora já não tinham eco.


Na novela brasileira, também dos 90's, Pedra Sobre Pedra havia uma expressão que encaixa perfeitamente no que é Octávio: fogo de palha. Arde bem, mas depressa e naquele bocadinho só. E como ele percebe de agricultura, se calhar o mais adequado é ele verificar que as suas uvas são muito curtinhas para a quantidade generosíssima de parra que deita cá para fora. Octávio é muito isso. Mas também é o que se chama de cão de guarda, que conhece bem a voz do dono. Do momento, claro. Prova disto é a boca, por encomenda presidencial, a Marco Silva, quando fala na Liga dos Campeões, para justificar também o falhanço do treinador mais bem pago de sempre em Portugal! Daí a minha  escolha também da foto não ser de todo inocente... E mostra bem a coerência do senhor.A voz do dono é para se obedecer!

Octávio Machado é e será uma figura do futebol português. Vai ser reconhecido pela sua frontalidade, etc, etc. Mas na realidade, o que produziu ele? No meio da gritaria, o que produziu? Apenas e só cortinas de fumo. O discurso reproduzido lá em cima foi estratégico. Só! Sem ponta de razão ou conecção à realidade. É fumaça... E é para isso que ele serve e para que foi contratado: para levantar pó com seu jeito elefantino de ser. Levanta pó para proteger o tiranete... É que o discurso está concertado com JJ e BdC: o Sporting é uma ameaça por causa do excelente início de época. Mas excelente, onde? 

Não, não tínhamos saudade. Já não tem graça, Octávio...

Off topic: Aos que não conseguem ver nada de errado no consecutivo mau comportamento de certos elementos, eis o belo resultado...  Pode ser que estes ainda consigam mandar petardos do lado de fora do Estádio lá para dentro quando jogarmos à porta fechada!

2 comentários:

Anónimo disse...

O antigo e saudoso programa Contra-Informação produzido pelas Produções Fictícias criaram há alguns anos a figura do Octávio malvado que, invariavelmente, terminava as suas intervenções com um "vocês sabem do que eu estou a falar". Enfronhado na estrutura portista, o malvado tentava meter medo. E nalguns casos até conseguia. Havia sempre uns papalvos que se amedrontavam. Hoje em dia já ninguém se assusta com o malvado e, pior do que isso, já não nos traz nada de novo.

Borrego das Cartas disse...

Escrevi sobre o Octávio aqui

http://borregodascartas.blogspot.pt/2015/10/octavio-yosemite-sam-machado.html?m=1

É uma figura decadente que o futebol se encarrega ciclicamente de mandar embora, mas que teima em regressar...

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.