quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A adivinhação do 11: uma abordagem empírica

Se há coisa com a qual sempre me deleitei, desde os meus 13/14 anos, foi projectar plantéis para o Sport Lisboa e Benfica. Consequentemente implicava a "adivinhação" dos 11 a apresentar. Todavia, com o tempo e com as "internet's" esse passatempo foi-se perdendo. Mas, de quando em vez, lá o faço: hipotéticas dispensas e contratações e afins. É salutar e permite-nos "pensar um pouco o Benfica" e situa-nos teoricamente no futebol que gostamos de ver e idealizamos. 

Resultado de imagem para ver futebol no caféMas também graças às "internet's" apareceu outro tipo de gente que antes não existia: os que só sabem afirmar "o treinador é que sabe". Que é o treinador que sabe já nos percebemos há muito. Sobretudo pelo dinheiro que ganha. Se não soubesse é que eu me admirava. Esses que se escudam nessa tese, por não terem capacidade crítica, apoiavam cegamente, calculo, as teses progressivas de gente como Souness ou Autuori. E apoiavam JJ. Apoiavam, porque agora ele já "não sabe o que faz"... E é esse tipo de gente que quer matar um dos mais elementares e viciantes hábitos de Portugal: a discussão de bola no café! Ou seja, querem tolher a centenária conversa do "deve jogar o A ou B". Ou a do "aquele C é um cêpo"! É óbvio que nós podemos ter a nossa opinião e devemos trocá-la com a rapaziada que se deleita com tremoços e minis num café ou no jantar marcado de propósito SÓ para ver a bola! Fazemos o quê? Ficam ali 11/12 gajos calados a ver TV... 

Para mais logo na Turquia, a discussão do 11 parece então um pouco oca, o treinador é que sabe, não é?! Claro que sim, senão ia para lá eu, se fosse eu a saber. Mas posso opinar... Assim temos poucos cenários a debater, o 11 do Benfica é algo hermético pois o plantel não é assim tão vasto. A indecisão cifra-se no lateral  direito, e consequente mexida miolo com André Almeida, e se alinha Mitroglou ou Jiménez. Assim, vou me armar em treinador: Júlio César; Sílvio, Eliseu, Luisão, Jardel; Samaris, André Almeida; Gaitán, Guedes; Mitroglou e Jonas. Porquê? Obviamente que este 11 não se baseia só na minha percepção individual, mas também naquilo que já conheço do técnico. Caso contrário, prefiro Lisandro a Jardel e Eliseu não tem lugar num 11 do Benfica. Mas... sei que pouco adianta tirá-los. E depois, prefiro manter Almeida no meio campo, que tem funcionado bem desde que o português chegou. E depois Mitroglou é mais ponta de lança que Jiménez, cuja aquisição por 9M€ continuo sem perceber, mas deve ser de mim. Mais: o mexicano é demasiado móvel para alinhar com Jonas. 

Pronto e é este o meu 11 para mais logo. Estou convencido que chega, pois os turcos, apesar de proporcionarem um ambiente infernal, em campo jogam o jogo pelo jogo, de peito aberto. Por isso é não mudar!

Off/In Topic: Na Youth League o Benfica bateu o Galatasaray por... 1-11!! A ver se os putos não gastaram os golos todos. Mas que é algo de extraordinário, lá isso é!

4 comentários:

José Rama disse...

"aquele C é um cêpo"!
Deves estar a pensar no Talisca!
Para ir à Turquia, só se paga o bilhete!

Anónimo disse...

O teu maior problema é que raramente acertas. Ora se raramente acertas a tua opinião não conta para nada nem para ninguém. Pior ainda, não te cansas de errar e mostar á saciedade a tua ignorancia. A do Jimenez será só mais uma a juntar á panóplia da tua genialidade.

Red Army Officer disse...

Não me canso mesmo. Já tu, como pensar é um fardo, não erras. E nem terás a coragem de, se eu acertar, ver admitir o teu erro, como eu o farei se me enganar... Portanto quem não conta para nada é gente como tu, que nem acerta nem falha. Apenas... está!

Adoro o Benfica disse...

Boa noite.

A política desportiva implementada por LFV no Benfica é inexistente, sem lógica, estranha e muito incompetente.Resultado disso , derrotas e mais derrotas na Liga dos Campeões e o mediocre pecúlio de 4 campeonatos em 14.O que para a grandeza do Benfica é muito pouco.Muito pouco mesmo.

Nós Benfiquistas e o Benfica temos de agradecer a todos os Santinhos por LFV ter andado por meia Europa a tentar vender Gaitán e não ter conseguido.

Algumas notas:

Quando se joga na Liga dos Campeões com dois laterais como Sílvio e Eliseu torna-se muito difícil ganhar jogos na Liga dos Campeões , para não dizer impossível.

Quando atualmente o melhor defesa do Benfica é o Jardel mostra bem o quanto a nossa defesa é fraquinha para este tipo de competição.

Quando uma zona fulcral como é o centro do meio-campo é tão deficitária como a do Benfica e as alternativas são muito fraquinhas torna-se muito difícil para não dizer impossível ganhar este tipo de jogos.Talisca tem sido menos um em campo.Pizzi o senhor 15 milhões é um jogador banal.Sim leram bem.Várias pessoas que trabalham no Benfica afirmam que a total transferência de Pizzi foi de mais de 15 milhões.A confirmar-se no Rc será "mais" uma vergonha.Uma de muitas.É a minha humilde opinião.

Quando se gastam milhões de euros em jogadores para emprestar imeditamente e nunca mais ouvimos falar deles , podendo esse dinheiro ser canalizado para jogadores que fossem mais valias torna-se muito difícil ser competitivo na Liga dos Campeões e fazer boas campanhas nessa competição.

O responsável por este Benfica pequenino chama-se LFV.

Parabéns aos jogadores pelo seu carácter e garra.Deram tudo em campo.

Saudações Benfiquistas.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.