quinta-feira, 30 de julho de 2015

Uma casa ainda, estranhamente, em obras...

Foi dos defesos mais atribulados da História do Benfica. Ver Jesus sair para o principal rival foi um rude golpe que deixou muita gente, nomeadamente aqueles que o veneravam a um nível superior ao normal, à beira da incredulidade! E depois de tanto avanço e recuo e desnecessários dias de espera, lá o Benfica anunciava Rui Vitória. O treinador ribatejano apareceu e os benfiquistas suspiraram. Não de alívio, mas de "finalmente". É certo que tendo levado tanta porrada psicológica neste defeso, saída de Jesus, a não renovação de Maxi, a lesão de Salvio e a interrogação sobre Gaitán, os benfiquistas, admitidamente, precisavam de um balão moral. Muitos pediam um contragolpe, com a contratação de Marco Silva, treinador querido na Luz e abandonado pelo Sporting, e a aquisição de um/dois jogadores de grande cartel. Hoje, nem um, nem outro: veio Rui Vitória e as aquisições foram uma espécie de anti-climax, promessas adiadas como Taarabt e Carcela (dos quais ainda espero muito, ainda). 

Vitória não gerou entusiasmo. O Benfica sim, gera entusiasmo, daí os bilhetes para a Supertaça terem voado. Mas o ex-vimaranense ainda assim passou a ser o melhor "treinador do Mundo", mas também a um homem sem chama ou entusiasmo. Reacções extremas, conforme onde se lê. Mas trouxe algo de positivo: a esperança de vermos os nossos jovens na equipa principal. Mas até hoje pouco mais se trouxe... Não o vou julgar desde já. Rui Vitória teve um bom percurso merece crédito. E o facto de nada mais ter vindo não é a sua responsabilidade. Aliás, tenho esperança que Vitória consiga formar uma geração de miúdos e transformá-los numa forte equipa. Mas isso demora tempo, para já é preciso outro tipo de argumentos.

Goste-se ou não, a meu ver, o Benfica deste defeso tem sido... cinzentão. Indefinido. Para além de contabilizarmos 0 vitórias, andamos por paragens completamente atípicas e o técnico continua em experiências, transparecendo que ainda não sabe muito bem o que fazer: manter o 4x4x2 ou avançar para o "seu" 4x3x3. Interrogações são várias: qual o defesa direito? Que meio campo, Fejsa ou Samaris ou Pizzi? E Cristante? Que lateral esquerdo? Eliseu, que continua fraquíssimo? Que extremo direito? Carcela, que apenas demonstra pormenores mas é inferior a Salvio? E porquê insistir no fracasso Talisca naquela posição? Gaitán, sai? Taarabt? Emagrece ou não? Joga onde? No ataque? Jonas, sozinho? Jonathan Rodríguez? Vão chegar reforços? Uma coisa parece certa: é uma casa em obras a do Benfica! Os reforços não geram entusiasmo e apesar de terem qualidade só mostram pormenores aqui e ali! Não chega... E Vitória, a 10 dias do início da época e com apenas mais um amigável, continua com experiências, sem afinar um 11. É difícil adivinhar a estrutura e o 11 escolhido para nove do oito.

Muitos dirão, com uma dose de demagogia e pura acrítica, que o Benfica no ano passado fez igual e depois foi campeão. Errado! As circunstâncias eram bem diferentes: Jesus já conhecia o seu grupo. Tinha a perfeita noção do que ia fazer, fruto dos 5 anos de casa. Mais: tiveram mesmo de vir os reforços Jonas e Júlio César, jogadores absolutamente fulcrais sem quais não tínhamos sido campeões. Hoje perdemos Maxi, Salvio e Lima, para além de termos um treinador novo. Muito diferente...

O actual Benfica, pela voz de Vieira, está apático e sem reacção ao que se passa à volta. E a casa em obras é fruto disso. Da apatia... Uma coisa é não contratar jogadores caros, na ordem dos 8/9M€, outra coisa é não investir preços ligeiramente mais baixos, canalizando o dinheiro vindo das pretensas vendas ao Mónaco e Valência, bem como o dinheiro vindo de Sulejmani, Benito e Lima. Só destes 3 recebemos à volta de 12M€, não chegaria para reforçar o plantel com, pelo menos, dois jogadores de qualidade? O que se passa? O BES fechou a torneira e o que interessa é pagar as dívidas acumuladas? E porquê a insistência, via discurso, em que  os reforços estão cá dentro? Uma coisa parece certa: Rui Vitória dificilmente terá as mesmas condições que Jesus... E é urgentíssimo a vinda de dois/três jogadores. Não sei é se não será tarde!

Adenda: Continuam a infelicidade que é ler gente que confunde a crítica construtiva com "dizer mal". Não sei o que tem mais valor: se apontar um defeito à equipa e dizer porquê ou o "tu só sabes é dizer mal", sem sequer obter uma resposta do porquê da discordância... É de pessoas assim que as ditaduras gostam...

14 comentários:

F.L. disse...

Apoiado, muito bem. E o pior é se esta letargia se estender aos sócios e aos simpatizantes. Isso irá significar menos espectadores no estádio e menos assinantes da Benfica TV e consequentemente menores receitas. Sinceramente não sei o que se passa neste Benfica.

ultraslb disse...

Red Army Officer vamos ver se não gerou entusiasmo e se como diz o F.L que isso irá significar menos espectadores no estádio.. quando saírem os números oficias da venda de Red passes para esta época... depois ai logo iremos conseguir avaliar se criou ou não entusiasmo..

Ego Mentis disse...

É fácil confundir crítica construtiva com "tu só sabes dizer mal", quando se escreve que o Benfica está apático. Porquê? Porque só ganhou um jogo nos penalties? O ano passado era diferente porque tínhamos JJ (que até acho que não era amado por estes lados)? Mas o ano passado chegámos a levar 5-0. É natural que RV ainda esteja em experiências. Afinal não é para isso que serve a pré-época? Quando se intitula o post "Uma casa ainda, estranhamente, em obras..." numa altura que é natural que a casa ainda esteja em obras, como não tomar o texto como «só para dizer mal»?

Eu não venero pessoas mas gostaria de ter visto o JJ muitos anos no Benfica. E não estou nada incrédulo com o que se passou, nem sequer preocupado com a época. Claro que o SLB não está apático e de certeza que todos os dias se trabalha afincadamente para chegar ao início da época na melhor forma possível. Se isso irá acontecer não posso saber, só posso confiar nas pessoas que me deram o Bi Campeonato, conquistaram 6 em 8 títulos no futebol nos últimos dois anos e proporcionaram ao Benfica a melhor época desportiva em 111 anos de História.

Por tudo isto, prendermo-nos ao assunto «onde joga o Talisca» são peaners ;-)

Red Army Officer disse...

Repare, UltraSLB, que eu escrevi o Benfica gera entusiasmo. Logo a venda do RedPass irá reflecti-lo, creio. O que poderá acontecer, como é normal, é a assistência diminuir ao longo da época. Espero que não!
Dr. Ghozé, a melhor época desportiva?! OK... Eu não acho normal estarmos em experiências neste momento, mas isso sou eu. Você acha o contrário, perfeito. Não que eu tenha razão. Mas você também não! E pf n compare com o ano passado, no texto explico porquê, é falacioso esse argumento. Ab

Ego Mentis disse...

Sim, a melhor época desportiva incluindo as modalidades.

Anónimo disse...

Vitória lá por ser um homem calmo, quer dizer que é um homem sem chama e entusiasmo?
O outro que não sabia falar e tinha atitudes de louvar ao céu, ofendia tudo e todos.. e já tinha chama e entusiasmo??? há coisas que não se percebe..
Vitória ainda nem teve tempo de mostrar o que vale é já é criticado por todos os lados.. Impressionante....
É normal que se faça experiências na pré-época como é lógico é para isso que ela serve.. ainda para mais um treinador que acabou de chegar, como é lógico pode ter uma ideia na sua cabeça mas tem que fazer experiências..
e claro que se têm que fazer comparações com o ano passado ou queres que se faça com o que? ou só porque o treinador é diferente não se pode fazer?
O ano passado tivemos a melhor época desportiva para o S.L.Benfica claro que no escalão principal de futebol à custa do Jesus mas também graças ao Presidente e toda a sua estrutura ou não???

Red Army Officer disse...

Caro Anónimo calmex, está muito nervoso! Leia as coisas, aqui ninguém o critica pela postura. E em relação às experiências apenas digo que nesta altura já as coisas deviam estar mais definidas. Em relação ao resto veremos em Maio. E oxalá a estrutura tenha um peso decisivo. Relaxe!

Anónimo disse...

...poi é..!!!!! meu caro.....essa de que se confunde critica e dizer mal.....É A REPETIÇÃO DE FRASE FEITA.......respeito a tua opinião, MAS REPARA...(os outros não nos interessam)...certo, mas os outros são protegidos por uma comunicação social, SEM COLUNA VERTEBRAL E ANTI-BENFIQUISTA,E UNS AVENÇADOS PAGOS PARA DIZEREM MAL DO BENFICA...então quero dizer que JÁ BASTAM ESSES.....mas tá tudo bem no BENFICA????claro que não,mas por acaso já te ocorreu que temos um treinador novo apenas com um mês de trabalho,jogamos com equipas razoáveis,tivemos de fazer experiencias e jogamos em clima adverso?????pois é.....OS DRAGARTOS,QUE ATÉ DÃO PREJUIZO POR ONDE PASSAM,E COM JOGADORES PAGOS A PESO DE OURO,.....ganharam a quem????E O QUE JOGARAM DE ENCHER O OLHO????PERCEBES A DIFERENÇA?????"ELES" DEFENDEN-SE " NÓS DAMOS TIROS NOS PÉS....e por agora fico-me por aqui,porque sinceramente mete-me nojo alguns benfiquistas....abraço

Anónimo disse...

Pois é

http://maquinadelavax.blogspot.pt/2015/07/futebol-mediocre.html

João Oliveira disse...

Existem várias afirmações que não entendo.

O Benfica está apático porquê? Porque não contrata jogadores atrás de jogadores? Já noutro blogue dei a minha opinião sobre isto. O Benfica e Rui Vitória estão primeiro a ver o que é prioritário no reforço do plantel para depois fazer as contratações que forem necessárias. Para que vamos investir 5/6 milhões para alguma posição sem perceber se realmente é necessário? Vamos fazer como o Porto que investiu 20 milhões num jogador para uma posição onde tem várias opções válidas e que agora esse dinheiro lhe dava jeito para um avançado e um número 10?

Eu sei que vão dizer que não é depois de começar que devem ser feitos os ajustes. Isso é verdade quando não existe já uma base sólida e o Benfica tem essa base sólida. O Benfica tem um conjunto de 17/18 jogadores que trasitaram da época passada ou foram contratados atempadamente (por exemplo Carcela para o lugar de Sálvio. Agora querer que esse jogador demonstre ser melhor que Salvio em 3 jogos incompletos é um pouco demais. Salvio é só a contratação mais cara do Benfica e dos jogadores com mais anos de casa). Os jogadores que o Benfica tem actualmente não são suficientes para vencer o Sporting na Supertaça e os primeiros jogos do campeonato???

Fala-se agora do Sporting como o papão. Na imprensa só se focam as saídas de Maxi Pereira e de Lima mais a lesão de Sálvio como razões para um provavel tombo do Benfica na Supertaça. Mas o Sporting também não perdeu jogadores? Cédric, Ewerton, William Carvalho e Nani não contam? O Sporting não mudou também de treinador?

Não é que me incomode muito muito todos os anos existir este folclore em redor das pré-épocas do Benfica enquanto deixam os outros em paz. Prefiro ver os adversários com excesso de confiança como já se vê no lado do Sporting (Eduardo Barroso e Vidigal já acham que a Supertaça está no papo e se fizerem um bom jogo na apresentação aos sócios incham ainda mais).

joão carlos disse...

critica construtiva fazem aqueles que diziam que só ganhamos o que ganhamos por termos o anterior treinador.
mas miraculosamente assim que ele saiu parece que afinal a sua importancia não era a que os proprios reconheciam.
mas mais miraculosamente é um treinador de quem os mesmos diziam as piores coisas e apontavam inumeros e insanaveis defeitos ter de repente perdido os mesmos e ganho qualidade extraordinarias.
se isto não é critica construtiva não sei o que é, ou talvez seja só falta de espinha dorsal.

Red Army Officer disse...

Caro João Carlos se a boca é para mim caiu num saco bastante roto. Se há coisas que prezo é a coerência! Portanto se é para mim arrume a viola no saco, ganha mais!

joão carlos disse...

de modo nenhum a boca era para si, até porque nem sequer preenche nenhum dos três requisitos apontados muito pelo contrario, o meu comentário foi em modo irónico, mas pelos vistos não correu bem.

Red Army Officer disse...

Então desde já peço desculpa.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.