quarta-feira, 3 de junho de 2015

Folhetim Jesus: ponto de situação de uma imprensa às escuras.

Começa a notar-se alguma impaciência por parte dos adeptos em relação à folhetim Jesus. Muitos começam até a virar-se ao treinador, por força da suposta aproximação ao Sporting. Outros, apontam baterias a Vieira por estar a demonstrar mais uma vez a sua inépcia negocial ao deixar isto arrastar-se. Os pertencentes ao 1º grupo dizem que o Benfica tem uma dinâmica de vitória, que passa bem sem Jesus. Os 2ºs afirmam que a estrutura é Jesus e que sem ele ficará tudo muito mais difícil. E pronto, é assim que estamos. 

Há uma coisa que me deixa algo tranquilo. Não há uma corrente dominante de notícias. Nem para a saída, nem para a renovação. Repare-se no seguinte exemplo: na TVI, esta amanhã, asseguravam que Jesus estavam mais perto da renovação. Isto sublinhado com um "a TVI sabe que as partes estão perto do entendimento". Momentos depois, na revista de imprensa, A Bola dizia absolutamente o contrário. A TSF assegurava, no mesmo dia, ontem, as duas versões: JJ mais perto do Sporting e JJ mais perto do Benfica. Tudo isto significa que as redacções estão um bocadinho às escuras e tomam qualquer sinal vindo da Luz como facto e apressam-se a relatá-lo. E neste particular, há que aplaudir a Direcção, que tem conseguido manter o assunto dentro de portas. E isso dá alguma margem e sossego para solucionar outros assuntos, também eles importantes, como renovar com Maxi. A menos que as coisas estejam ligadas. E pelo meio, Jorge Mendes tem desaparecido da equação... O tal propalado "mercado" é um embuste. Pelo menos no que toca às ambições de Jesus. 

Há aqui outra coisa que me salta à vista. A divisão dos adeptos. O Benfica não pode protelar mais o assunto. Isto tem de ficar resolvido até, diria, 6ª feira. Os adeptos começam a dividir-se e o persistente rumor do Sporting estar ao barulho aliado à fortíssima costela leonina do treinador estão a desestabilizar a volátil "marabunta" de adeptos. E isso fragiliza o técnico. Imaginem que temos um arranque em falso na época se JJ renovar? E logo contra o Sporting? Eu continuo a não acreditar nessa hipótese. Não me parece que Jesus cometesse a canalhice de trair Vieira. Somado a isto, onde iria o Sporting arranjar dinheiro para pagar aquilo que o Benfica não consegue/quer? Do outro lado, também persiste o rumor, comum em todo lado, que Vieira está sozinho no seio da Administração na teima em baixar o ordenado e com isso arriscar a saída do técnico.

A pairar sobre isto tudo, multiplicam-se os textos na blogosfera a declarar verdades absolutas, sem sequer a mínima demonstração de humildade do debate e de sublinhar que se trata apenas de uma opinião. Pessoal. Não, é logo "verdade"! É logo assim! E ai de quem diga o contrário... Isto demonstra o espírito da "marabunta" neste momento.

É isto, especulação em cima de especulação, numa novela que apaixona o país. É que é uma novela com tudo, até um subplot, um enredo secundário que envolve Marco Silva (e o Sporting) que pode ainda ter um papel de destaque nesta trama. Os argumentistas já escreveram os três finais possíveis (renovação, Sporting e estrangeiro). Resta saber para onde irão pender...

Adenda: Entretanto saiu isto na RTP hoje. Quanto a mim, seems legit... Parece-me uma postura lógica, dentro do habitual da relação LFV/JJ. Mas só isto, parece-me! 

PS: É notícia que André Almeida tem mercado no estrangeiro. Não pode sair este jogador. Quando se fala em mística fala-se muito em Maxi e Luisão. Mas André, pelo seu espírito colectivo, qualidade e alma, merece também que se fale nele! É um atleta à Benfica: dedicado a 100% e sempre pronto, não sabendo jogar mal.

12 comentários:

NauBenfica disse...

Muita lógica no que escreves neste post. Assinaria por baixo, sem qualquer condição.

71460_5/8 disse...

o pessoal é impaciente mas se no fim se der as devidas explicações e o Jesus ficar como é vontade da maioria tudo acabará bem... convém é dar explicações para depois não ficar no ar que a demora se deveu a divergências... porque dessa forma será mais uma porta aberta para a demagogia dos jornalistas

Isaías disse...

Caro RedArmyOfficer,

Aconteça o que acontecer, vamos com calma e lembre-se das palavras de Neil Postman acerca de Aldus Huxkley: «Huxley temia que a verdade se afogasse num mar de irrelevância».

A única coisa concreta que temos visto é pressão jornalistica e sites e jornais a copiarem-se uns aos outros, repetindo várias vezes as mesmas palavras com manchetes ligeiramente diferentes e progressivamente mais chocantes.

Abraço Benfiquista,
Isaías

Red Army Officer disse...

Caro Isaías, sábias palavras. E é por isso que me retraio ao máximo de especular. No entanto, julgo que, aquando do epílogo da novela, os benfiquistas merecerão um cabal esclarecimento do que se passou por estes dias. Senão a história do "Benfica é nosso" é uma treta!

Abr!!

Isaías disse...

Bom, aí, caro RedArmyOfficer, lamento afirmá-lo, mas considero que o "Benfica é nosso" já é treta. É normal quando so clubes modernizados têm esta dimensão. De qualquer forme, note, não sou apoiante de Vieira, mas isso são contas de outro rosário :-)

De qualquer forma, como tem acompanhado o ferveroso debate no NGB, reparou com certeza que desapareceram os Portistas e apareceram os Benfiquistas indignados, cheios de referências a 1994 e Damásio. O discurso é claramente construído segundo as linhas de uma operação de destabilização. O que eles querem é que se insulte publicamente, sem saber sequer o que na verdade se passa, tanto LFV como JJ, para que assim venha tudo abaixo.

http://geracaobenfica.blogspot.com/2015/06/jesus-tic-tac-e-ja-ha-quem-arrisque-um.html?showComment=1433249681870#c5468860677073946990

O bloguismo tem muita força, especialmente quando reúne tanta e tão apaixonada gente - por isso, afirmo que há comentadores profissionais, treinados para provocar reacções.

No NGB, lembra-se do MPV Pinto? Que afirmava a pés juntos que o Benfica ia tropeçar e o seu Porto seria campeão? Lembra-se do nervoso miudinho que os adeptos transpiravam? Ao mesmo tempo disso, não saía a campanha do Colinho todos os dias nos jornais e nas TVs? Lembra-se dos adeptos "Benfiquistas" que previam a desgraça de perdermos outro campeonato para o Porto? Tudo isto, esta confiança ou desconfiança da psique colectiva é muito importante e transfere-se para quem exerce o dia-a-dia do clube.

Vamos com calma, aconteça o que acontecer.
Abraço,
Isaías

Red Army Officer disse...

Mais uma vez, na mouche! Eu, enquanto blogger, prefiro escrever sem ter uma agenda prévia. Vou dando opinião à medida que os assuntos aparecem. Acho o mais correcto e sadio. Mas além desse tipo de escribas que menciona, existe também aquio que eu apelido como Polícia do Benfiquinha, que faz tudo para calar quem discorda. Também não sou apoiante de Vieira. Aliás, acho-o incompetente, daí querer que JJ fique. Porém, isso não me tolda de elogiá-lo quando acho devido.

Isaías disse...

:-)

Para mim, a competência demonstrada, a espaços, por LFV advém do facto de, por vezes, se rodear de gente capaz e competente e de depois dar a cara e assim absorver os méritos. Um pouco como um George Lucas que apesar de incompetente, contou com imensos profissionais sabedores que transformaram a sua ideia ridícula num dos filmes de melhor sucesso de sempre. Pensa-se em Star Wars e é o nome de Lucas que surge, mas ninguém se lembra de todos aqueles que conseguiram fazer um grande filme APESAR dele.

Isto, um à parte, claro.

:-)

Minha Chama disse...

Seems legit indeed...

Das duas uma, ou a dita relação tem sido uma farsa... Ou eles sabem bem o que esta casa (futluso) gasta.

De resto é só aguardar!

PS: O futeluso não deixa de ser uma farsa ;)

Saudações Gloriosas!

ATF disse...

Sim, é verdade. Aquele Blog (NGB) sempre foi um poiso de anto Benficquistas mormente pq ha la dessa gente a escrever como autor e como moderador. Eu tenho sido censurado em 99% dos comentários que faço, simplesmente pq me tenho dedicado a denunciar e a desmontar todo aquele discurso da catástrofe muito bem acolhido pela troupe de antis que ali gravita, ali come e ali dá de comer. Felizmente ha "colegas", isto é "BENFIQUISTAS" que se apercebem disso e de uma maneira ou de outra, tentam desmistificar aquelas apologias do caos. No mais, temos de aguentar este jogo tácito do nosso Presidente. Ele já provou saber joga-lo. Se pode perder? Pode. Mas tenho a máxima confiança neste Presidente e na SAD. Saudações Benfiquista.

Seismilhoesum disse...

O JJ vai para a "sucursal" e é apresentado na sexta!

ALM disse...

O DN acabou de anunciar o JJ no sporting. E já li que depois disso a RTP anunciou o RV no Benfica. Será verdade?

Isaías disse...

Concretizou-se o impensável. Dou a mão à palmatória.
Saíu por mais dinheiro, para o Sporting. Não é a primeira vez que um "impensável" destes ocorre ao Benfica. Só me ocorre, neste momento, citar Cosme Damião:

“O Sporting tem dinheiro. Nós temos dedicação. No imediato o dinheiro vence a dedicação. No futuro, a dedicação goleia o dinheiro”

Veremos se tem razão de novo.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.