terça-feira, 9 de junho de 2015

Às 124 horas de caos: qual a formação de Vieira?

Antes demais, sublinho que acho a formação importantíssima para o futuro do Sport Lisboa e Benfica! E acho ridícula a argumentação daqueles que dizem que a formação não ganha títulos e que vamos ser como o Sporting, entre outras alarvidades. Começo por desmontar essa patetice. Na Holanda, num campeonato similar ao português em qualidade, o campeão foi o PSV. Aleatoriamente, escolhi a jornada 24. No 11 do futuro campeão pontificavam: Jeroen Zoet (24 anos), Joshua Brenet (21 anos), Jetro Willems (21 anos) e Memphis Depay (21 anos). Estes jogadores fizeram a formação no PSV! E foram campeões de uma Liga semelhante à nossa. Posso arranjar mais exemplos. Aliás, neste blogue mostrei-o em 10 Ligas diferentes, nos dois primeiros classificados. Num universo de 20 equipas, tirando SLB e FCP, apenas mais duas equipas não tinham no 11 vários jogadores de formação e/ou maioria nacionais. E nós em Portugal é que estamos bem... Até o Sporting vencedor da Taça em 2007 e 2008 tinha muitos jovens da formação, titulares e suplentes bastante utilizados: Rui Patrício, João Moutinho, Miguel Veloso, Adrien Silva e Yannick Djaló. Sublinho: Podemos fazer o exercício que fiz para o PSV para outras equipas que o resultado será similar.
A formação e a seca de títulos não está minimamente ligada. A diferença está na integração do putos. Colocar um jovem a jogar ao lado de um manco é diferente de estar ao lado de um craque. Ter Lindelof a aprender com Luisão é bem melhor do que com Ewerton! Ou seja temos de ter plantel onde as duas "doses" estejam bem misturadas, jogadores experientes, de qualidade e miúdos cheios de gana, mas também bastante promissores. Ninguém que um 11 só com miúdos (nem o presidente, nem ninguém por essa blogosfera fora). Queremos ver miúdos, que conheçam e sintam o clube desde miúdos. E a ideia de serem mercenários? Foi JJ que a iniciou. Tem graça que os sul-americanos não eram mercenários... Aliás, Bernardo Silva e André Gomes, que mercenários!
Agora vamos a Vieira. Estou preocupado com a cegueira de Vieira com a formação. Aparentemente, desde Janeiro, o Presidente tem um número fixo na cabeça: 5 jogadores. Ou seja, formação por decreto e isso deixa-me apreensivo. Que autoridade/competência tem o Presidente para afirmar tal coisa? Ainda ontem, ao afirmar cabalmente o número de jogadores, fê-lo com a chancela do futuro técnico? E quais os jogadores? Terá que ser o novo técnico a escolher, desde que sejam 5? E esses 5 caberão mesmo? Ou é à força? É isto que me deixa preocupado. Não temos técnico mas este já está condicionado: 5 putos e ponto final.
Obviamente, que vejo a formação como modo de suprir necessidades do plantel. E acredito que o reforço do dito plantel é feito de duas maneiras: contratações cirúrgicas, duas/três para ano, de jogadores de qualidade comprovada com a intenção clara de reforçar o 11; e necessidades secundárias e segundas linhas é da safra da formação.
Sabemos que do Benfica B e da formação em geral têm saído, nos últimos 2/3 anos miúdos com valor, suficiente para fazer parte do plantel, mas a coisa tem de ser natural. Não por decreto. Por um número fixo. Tem de ser uma gestão integrada dos recursos e uma política bem gizada. E é isso é que eu temo: não temos treinador mas as necessidades do plantel estão identificadas? Aguardemos...
Por fim, que jogadores? A meu ver, temos algumas escolhas interessantes: Nélson Semedo (suplente de Maxi), Fábio Cardoso (que fez uma excelente época, bem pode ser o 4º central), Bruno Varela (3º guarda-redes), Victor Lindelof (um novo faz tudo, se Amorim sair), Raphael Guzzo (excelente temporada em Chaves), Victor Andrade (se Talisca sair, como eu espero), Nuno Santos e Gonçalo Guedes (nova energia nas 2ª linhas linhas das nossas alas). Ou seja, não há aqui titulares, há antes muito dinheiro poupado em jogadores sul americanos sem categoria!

Off topic: Quem tem razão nesta história toda é Carlos Xavier, lá em cima, no Dragão, esfregam as mãos!
Off topic 2: Sulejmani vai para a Suíça. É o epílogo lógico de um jogador de enorme qualidade que permanentemente se vê fustigado por lesões: não tem mercado, apesar da sua enorme qualidade. E ele tem-na. Injusto seria se não o assinalasse. Das poucas vezes que jogou brindou-nos sempre com bom futebol, como na final da Liga Europa ou na nossa última visita a Barcelos. Obrigado, Sulejmani.

3 comentários:

Pedro disse...

Red Army

Isso dos "5 jogadores da formação" tem explicação simples...

Um plantel tem em norma 30 jogadores (no caso do Benfica 33), se a este numero tirares os GR's (3), ficam 30 jogadores o que acaba por dar cerca de 3 jogadores por posição.......25 jogadores para equipa titular, + 5 putos de reserva para rotação da equipa

Anónimo disse...

Isto de não se ganhar com a formação é mesmo uma patetice! Por exemplo, na equipa bicampeã da europa do Benfica havia inúmeros jogadores oriundos da formaç... Ah, não? Ok. É só o período mais glorioso da nossa história. Diz aí casos de grandes jogadores formados pelas escolas do Benfica. Por cada um, eu cito três de escolas de clubes verdadeiramente formadores, como o Barcelona, os holandeses, ou até o Sporting. E depois vamos ver o que o Sporting ganhou.

Jns disse...

O Carlos Xavier tem razão parcial caro Red Army. Os tripeiros terão mais de meia equipa titular delapidada. Jackson, Danilo, Casemiro, Oliver já estão de malas feitas. O Brahimi para lá caminha. O próximo campeonato será muito renhido.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.