quarta-feira, 17 de junho de 2015

A importância latente de um jogador como Lima

No canal História existe um programa chamado Pawn Stars. O cenário passa-se numa loja de penhores onde o pessoal vai lá vender um artigo para depois ser revendido na dita loja. Há um período de regateio, onde o dono da loja chega a acordo com o dono do dito artigo sobre o preço de modo a que haja lucro na revenda. Ou seja, eu chego lá, vendo uma pistola do século XIX por 3000 (embora pedisse bem mais) para ser revendida a 5000.
Para muitos, o Benfica de hoje é mais ou menos isto. O assunto é Lima. Cheira a dinheiro vindo da China pelo brasileiro e muitos dizem logo para o jogador sair... Mas há coisas que num clube como o Benfica não se vendem! Podem ser vendidas por um Paços de Ferreira ou por um Corinthians Alagoano, onde se compra por 10 e se vendermos por 11 já é óptimo. Mas no Benfica não deve ser assim. Lima tem 32 anos, é verdade, e com esta idade não há muito dinheiro para ser feito com ele. Mas a menos que o ponta de lança queira mesmo sair, o dinheiro a ser ganho aqui não compensa o que perderemos em valor desportivo. 
Há aqui um factor a ter conta: o Benfica mudou. Ou vai mudar. De técnico, pelo menos. E será boa política desfazermo-nos de um dos mais experientes pontas de lança da nossa Liga? Um dos seus melhores marcadores? Este não é o momento para Lima sair. Rui Vitória precisa deste jogador. Precisa dos melhores, dos mais calejados, dos mais habituados à pressão. Já basta o Benfica ver-se obrigado a perder um dos seus mais valiosos activos como Gaitán ou ter Salvio no estaleiro uns meses valentes. Já basta termos o caso Maxi emperrado, Talisca com um ponto de interrogação e, a meu ver, com uma enorme necessidade na lateral esquerda. E deveremos, perante um novo treinador, perder um dos mais experientes? Um jogador que formou uma dupla com Jonas que valeu 40 golos? À troca de quê? De um suplente dos suplentes do Atlético de Madrid? E desde quando fazemos bons negócios com eles? E aos que estão entusiasmados, vejam os números de Raul Jimenez. Vejam e chorem... Continuem a apoiar estes negócios ao quilo, continuem!
 Falta um ano para terminar o contracto. E então? Renova-se por mais um ano com a promessa de o deixar sair a meio do contracto de surgir algo de interessante. Mas para já, nesta temporada, precisamos de Lima para dar espaço a Jonathan e Hassan. Espaço para que estes dois promissores pontas de lança cresçam sem pressas. E para que não tenhamos a necessidade de gastar dinheiro em jogadores sem qualidade, em excedentes do Atlético...



4 comentários:

Jns disse...

Finalmente alguém com visão quanto ao Lima. É essencial a sua manutenção por mais um ano, por tudo o que dá à equipa.

Rusty Ryan disse...

Obviamente de acordo. E não só: precisamos de atletas como o Lima, Júlio César, Maxi, Luisão, Jardel, Samaris, Jonas, entre muitos outros que já cá estão, ou seja, de uma base sólida e experiente que seja um suporte forte para Rui Vitória.
Desmanchar esta base, quando se muda de treinador... é capaz de dar mau resultado.

NauBenfica disse...

Também não entendo a pressa de muitos benfiquistas para despachar o Lima. Parece que não deram pela utilidade do avançado na época que acabou. Parece que há Limas aos rodos por aí.
Lima e os outros mais velhos fazem muitíssima falta ao plantel. Perguntem ao RV e ouçam-lhe a resposta.

joão carlos disse...

sim mas...
quando se muda de treinador, principalmente um que ficou tanto tempo, deve-se evitar ao maximo mexidas na equipa e por isso faz sentido ele ficar.
no entanto ele tem vindo em declinio evidente nos dois ultimos anos com tendencia a agravar-se no proximo e aqui a questão que se coloca é a seguinte temos capacidade para suportar o ordenado dele como suplente? em caso afirmativo é de continuar em caso negativo era preferivel a sua saida do que a de outros muito mais importantes para a equipa.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.