domingo, 3 de maio de 2015

Miralem Sulejmani: não foi porque sim, mas porque é o natural.

Em condições normais, Sulejmani seria um dos mais preciosos elementos do plantel. Se não fossem os constantes problemas físicos, o sérvio disputaria taco a taco o lugar à direita com Sálvio. Ou pelo menos, seria um suplente de luxo. No entanto, e infelizmente, Sulejmani tem sido praticamente "inútil" nesta sua passagem pela Luz. Tudo por causa das malditas lesões! Porém, as suas parcas aparições deixam transparecer enorme qualidade. Lembro que o Benfica começou a "não ganhar" a final da Liga Europa com a sua, mais uma, lesão. Ele que pouco havia sido utilizado, apareceu em grande! 

Em Barcelos, foi ele a surpresa de JJ. E tal como nesse fatídico jogo, Sulejmani entrou em excelente plano. Um jogador que joga tão pouco, que é tão fustigado por problemas físicos e apresenta tão bom futebol tem de ter classe. E ontem Jesus chama-o. Quanto a mim, sem surpresa alguma. Em detrimento de Talisca, que apresenta níveis de rendimento sofríveis em todas as posições que o técnico lhe reserva (excepto quando a 2ª avançado), esteve um verdadeiro ala. E perante o ar surpreendido da Imprensa, Jesus lançou com toda a lógica Miralem Sulejmani, que é melhor que Talisca ou Ola John. E quando lança mão da plenitude dos recursos que tem, quando não inventa, Jesus fica sempre muito mais perto de ganhar. Diria que só falta perceber que Eliseu não serve de todo. E com o sérvio a 100%, o plantel "estica" e o Benfica ganha soluções que, por vezes, parece não ter para virar o cariz do jogo. Dar-lhe mais tracção à frente. Como não conseguiu/quis ante o FCP. E ontem, surpresa, só para os desatentos. A entrada do sérvio para o 11 é o natural. E o uso do plantel que tem, falando nós de um jogador de categoria e da posição em questão, em vez da aposta numa frustrada teimosia chamada Talisca, que é bom, mas não ali.

Miralem Sulejmani, graças ao seu parco rendimento, pode estar na linha da frente para o emagrecimento financeiro do plantel. Não seria surpreendente de todo e compreensível até. No entanto, gostaria, se fosse possível, que o Benfica operasse no sérvio o milagre físico que operou em Pablo Aimar. O argentino chegou à luz como uma liability no que respeita a lesões, mas esteve em bom plano. Mas ao 2º ano de Benfica parece-me que as chances de Sulejmani ser um jogador fiável a nível físico são bastante reduzidas. E é pena. E perante esse cenário, e graças ao ordenado que o jogador deve auferir, a saída é o cenário provável e, lamentavelmente, também ele lógico. 

11 comentários:

PP disse...

Red Army Officer,

O problema do Talisca é que ele ainda é um miúdo e tem pouca escola táctica. Mas, tem um potencial técnico e físico muito interessante e que deve ser bem trabalhado, mas na sombra de outros jogadores.

Sinceramente, não acredito que seja uma opção credível para 2º avançado num Benfica de Liga dos Campeões, pelo menos neste momento, e conforme esta temporada transpareceu. Por isso mesmo, jogando mais atrás e nas faixas poderá desenvolver as competências tácticas que lhe permitam crescer a outro nível e prepará-lo para aquela posição de 2º avançado.

Red Army Officer disse...

Mas caro PP repara que foi a 2º avançado que ele rendeu. Fora isso, foi quase nulo. Se fosse um miúdo da B tinham tanta paciência?

Anónimo disse...

Sulejmani é grande jogador! Teve azar de na final da Liga Europa contra o Sevilha ter sido brutalmente "atropelado" e ter ficado vários meses fora de ação. Que faça muitas mais épocas pelo Benfica!

Ego Mentis disse...

Sim, começámos a não ganhar a final da Liga Europa precisamente na lesão do Sulejmani, lesão essa provocada por um adversário. Intencionalmente, já que ele estava a ser o melhor em campo. Esse facto é um dos que, a juntar às grandes penalidades não assinaladas e às defendidas ilegalmente por beto, não compreendo muitos benfiquistas esquecerem quando falam dessa final, atribuindo a derrota a Jorge Jesus.

joão carlos disse...

infelizmente sulejmani deve sair alias o seu empresário disse que ele já não contava para esta época e lhe foi pedido para lhe arranjar colocação que ele não consegui por causa do ordenado e porque até agosto estava lesionado.
ele desde outubro que esta disponível para jogar mas nunca existiu preocupação em lhe dar ritmo na B, como agora aconteceu ao fejsa e ao rubem, porque o treinador preferiu outros como o bebe outro nas mesmas condições é o silvio mas é preferível jogar com o eliseu mas não deve ser teimosia deve ser confiança e assertividade do treinador.

Ego Mentis disse...

O Sulejmani voltou a lesionar-se frente ao moreirense para a taça da liga, em janeiro, pelo que dizer que está disponível desde outubro... até estava, pois afinal jogou... mas voltou a lesionar-se... e agora voltou a jogar...

joão carlos disse...

quanto tempo vai de outubro a janeiro sem que tenha jogado e lesionou-se em janeiro mas não recuperou só agora ou recuperou, é que ele já esta disponível desde final de março.
mas o homem realmente tem-se fartado de jogar sem duvida.
o que interessa é que o treinador desta vez acertou em cheio, já as outras três ou quatro que colocou os pastelões em campo essas não entram na contabilidade.
espero que desta vez tenha percebido ao segundo comentário e não seja preciso o terceiro.

Ego Mentis disse...

Eu já tinha percebido há muito que há aí muita azia a um treinador que está à beira de conquistar o bicampeonato que perseguimos há décadas, que tem batido recordes atrás de recordes, que elevou a fasquia da exigência e que certos adeptos acham que essa exigência já vinha de trás, quando antes dele o Benfica era chamado de cemitério de treinadores... Só espero que quem venha a seguir dele não ponha estes adeptos, para quem há sempre algo que está mal, a chorar.

joão carlos disse...

se tem um problema de azia recomendo mallox é muito bom.
diga lá então qual o troféu que esses records todos nos deram.
se disser que elevou a fasquia da qualidade do futebol praticado isso sem duvida nenhuma agora da exigência onde e quando.
relembro que o Sport Lisboa e Benfica não foi fundado em 2002 e muito menos em 1994 por isso fazer só e apenas comparações com esse período é demagogia.

mas vamos partir do principio que este treinador é o melhor que podemos ter neste momento quer em qualidade quer no que lhe pagamos mais que este treinador é o melhor que nós podemos alguma vez almejar na vida.
será que todas estas premissas fazem dele um treinador sem defeitos, perfeito, que nunca cometeu erros, é um iluminado? não, não fazem ele tem vários e são esses que se criticam como se enaltecem as suas qualidades.
eu posso ter ou não razão nas minhas criticas mas fundamento-as tenho opinião não sou como alguns que não tem opinião concordam com tudo porque se eles estão lá então devem saber o que estão a fazer.

pelos vistos existe muita azia é por existirem pessoas que pensão, bem ou mal, pela sua própria cabeça e não são fantoches de ninguém mas se sofre desse mal siga o conselho acima.

Ego Mentis disse...

Agora virou moda dizer que quem apoia não pensa pela sua cabeça? Quanta arrogância!... A exigência agora é muito superior à dos tempos de Camacho, Fernando Santos e Quique. E foi JJ que elevou a fasquia. Isso nada tem a ver com a data da fundação - que argumento mais parvo. O Jorge Jesus tem defeitos? Quem os não tem? Queres ver que o Guardiola ou o Ancelloti são perfeitos... vocês é que parecem que engoliram uma cassette.

joão carlos disse...

a mesma arrogância de quem diz a quem não tem a mesma opinião que esta com azia ou que esta a ter conversa de anti, etc, etc.

Sim, sim de facto a exigência agora é muito maior do que no tempo do camacho, do f santos, do quique, do koeman por isso é que eles só ficaram um ano foi por falta de exigência.

argumento parvo é só comparar o trabalho deste treinador com treinadores, ou tempos, a partir de 2002 porque não comparar com erikson, toni, hagan, otto, etc será que a exigência agora também é superior à que existia nessa altura?

que todos os treinadores tem defeitos sabemos nós todos, agora existem uns treinadores com mais defeitos que outros, vocês é que querem passar a ideia até ao limite, qual cassete do pcp dos anos 90, que não existe melhor treinador que este porque todos os outros tem defeitos.
e os treinadores que referiste não são criticados quando erram queres ver que só o nosso é que não pode sofrer criticas.

alias essa tactica de acusar os outros daquilo que nós próprios fazemos não só é sobejamente conhecida como estafada.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.