quarta-feira, 8 de abril de 2015

O que revela Marçal?

Não sou nada, nem ninguém para dizer que o lateral brasileiro não serve para o Benfica. Não o observo constantemente, nem tenho um ficheiro detalhado sobre ele. Em teoria, tratar-se-á de uma aquisição interessante, pois o Nacional tem sido uma das boas equipas da Liga, Marçal tem 4 anos nos insulares, sempre em bom plano e é, portanto, um jogador experimentado no nosso futebol. E, além da formação, sempre afirmei que o Benfica se deve concentrar mais no mercado interno, pois falamos de jogadores mais adaptados à realidade. Naturalmente que devem preencher os níveis técnicos exigidos por um clube como o nosso, mas também um certo número de anos para percebermos se os fizeram sempre em evolução. No mínimo, três épocas é o ideal para perceber.

Agora... temos os Djavan's da vida. Para quê o ex-academista se nem sequer se estreou? Qual foi o princípio técnico que nos levou a contratá-lo? E porque seguiu para Braga? E logo para o AxA... Que se esconde por trás? 


Não quero com isto dizer que Marçal seguirá o mesmo caminho (oxalá que não). Eu apostaria, e gostaria que fosse esse o caminho seguido pelo clube, em observações rigorosas de jogadores do nosso mercado e que esses, após cuidado estudo, sejam escolhidos criteriosamente para virem para o Benfica, numa espécie de very best of da Liga, vedado a 2/3 jogadores por ano, contratados para suprir efectivas necessidades do plantel. 

Espero assim que Marçal seja um dos rostos da mudança do paradigma das nossas aquisições, mais rigor e baixo custo, com jogadores criteriosamente escolhidos no nosso campeonato, para continuarem a evoluir junto de outros já mais traquejados, adquiridos noutras bandas,, nas mãos de uma equipa técnica competente. Agora... se os jogadores sem escolhidos sem o comum acordo de todos envolvidos no processo e sem rigor, mais vale estar quieto.

(ndr: Estamos a assumir que a notícia é verdadeira. Porém, o exemplo serve para todos)

Adenda: Gonçalo Guedes renovou. Excelente notícia sobre um miúdo que tem um potencial incrível e se a equipa técnica não apostar nele é um crime lesa-Benfica! 
Adenda 2: Aos rapazes do Vólei: nada está perdido!!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Djavan era titular de caras no Benfica. Está a fazer grande época em Braga. Com ele, muitos golos e a derrota em Paços não teria acontecido. eliseu rules...

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Quando se fala de um jogador gosto de coisas muito concretas... é muito rápido? Tem um posicionamento muito rigoroso? Tem um pulmão acima da média? É tecnicamente muito evoluído, na recepção ou no um contra um? Tem uma personalidade muito forte? Tem um remate forte? Coisas desse estilo... este Marçal pois... terá alguma dessas qualidades??? Alguém que partilhe connosco...

J.P. Gonçalves disse...

Subscrevo. Candeias e Bebé foram dois exemplos semelhantes ao Djavan, embora até dê um desconto no caso do Bebé. E dos que vieram de fora parecem-me completamente inúteis as compras de Luis Filipe (OMG!) e de Benito. O próprio Cristante, que é muito bom jogador, parece não caber nesta equipa. Não podem jogar sempre todos mas actualmente temos 14/15 jogadores que jogam e os outros ficam a ver. Basta atentar nas substituições, são sempre as mesmas...
Já agora, este blogue merece ter aqui um contador de visitas.

John disse...

Aqui a questão prende-se também com... Siqueira! O Benfica gastou dinheiro Benito, Djavan e Eliseu (pelo menos em prémios e ordenados nestes dois últimos) e nenhum deles serve. É o caso típico do barato sai caro. Eliseu é um jogador medíocre e Benito e Djavan nunca contaram. Siqueira podia ser mais caro, mas era de qualidade. No entanto, preferem esta... "gestão".

Red Army Officer disse...

Amigo JP, o contador está ao fundo, lado esquerdo. Ab

J.P. Gonçalves disse...

Há bocado não o vi... Aliás, só o vejo no telemóvel, no PC não aparece. Pode ser do Addblocker... E não está à esquerda, está à direita :)

Anónimo disse...

bom bom era o benfica contratar o dudu do palmeiras em vez de contratar pedaos e blablabla deem o dinheiro e contratem me pa olheiro do benfica fazia melhor do que os que la estão e já agora ke o jj ve o campeonato brasileiro tantos e tantos craques por la andam o mercado e enorme e há imensa escolha e agora passa-se a contratar em Portugal ?????????? então que se va buscar o cedric o capel e o slimani ao sporting e o ze luis ao braga o ukra ao rio ave o moreno ao vitoria de guimaraes o salin ao marítimo de volta o david simao do arouca e o de belenenses o Miguel rosa e pronto já chega ou nao

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.