quinta-feira, 2 de abril de 2015

A revolução, segundo o Record. E segundo... eu.

Anuncia hoje o Record, com toda a pompa, que existirá uma revolução na Luz, com um plantel de 18 jogadores experientes + 7 jogadores jovens. Não fosse hoje dois de Abril e pensaria que era mais uma brincadeira para April's Fool... Mas depois constato que a notícia está em linha com o anunciado por Vieira em Janeiro. E em Janeiro não há dia das mentiras. Pelo menos oficialmente. É que nos últimos anos tem havido tradição de inventar isso da aposta nos jovens nesse mês, mas nas páginas d'A Bola!

Há muito que defendo uma aposta definitiva na formação. O Benfica, por ano, contrata inúmeros jogadores estrangeiros, 60/70% deles de qualidade duvidosa ou, no mínimo, de valia idênticas aos produzidos no Seixal. Então para quê contratá-los? Uma das críticas (completamente ocas) que muitos benfiquistas fazem é comparar uma aposta nos jovens do Benfica à realidade do Sporting. Nada a ver. O problema do Sporting não são os jovens! É a falta de qualidade do resto plantel, pois com mancos aprende-se a mancar! Ou acham que se CR7 ficasse mais tempo por lá ia ser alguém na vida?! E há lá jovens vindos da formação que tinham lugar (de caras) no nosso plantel: João Mário e William Carvalho, por exemplo... Outra crítica apontada é inexperiência. Ridículo! Vejam quantos jogos tem Bruno Varela, por exemplo, numa Liga mais competitiva.

Lá fora, os clubes usam a formação há muito como fonte de alimentação do plantel, fazendo contratações cirúrgicas apenas. Muitos dizem que o Benfica tem uma excelente prospecção. Discordo em absoluto. Na lista das vendas milionárias do Benfica que jogador foi fruto de prospecção apurada? Apenas David Luiz! Foi baratíssimo e saiu por milhões. Talvez pudessemos juntar Fábio Coentrão... Os demais, como Witsel, Di María ou Ramires custaram vários milhões, sendo já jogadores referenciados. Prospecção é descobrir bom e barato e vender bem. No Benfica, o caminho tem de ser outro: descobrir outros como David Luiz (e não como Gaitán), apostar nos miúdos como jogadores de plantel e contratar cirurgicamente dois/três jogadores por ano. De grande qualidade e que entrem de caras no plantel.

Para que isto aconteça, a falada aposta na juventude, é preciso que Jesus esteja "a bordo". E não está! Não tem estado. É uma questão a afinar. De quem manda mais no clube: se JJ ou Vieira. Ou se presidente apenas fala por falar... Só é pena que esta aposta surja porque o clube não se acautelou por causa do fim dos fundos. No entanto, outros clubes, obrigados a apostar na juventude por falta de dinheiro, têm-se dado bem. A matéria prima do Seixal é boa: Gonçalo Guedes, Bruno Varela, João Cancelo, Nelson Semedo, Bruno Gaspar, Ivan Cavaleiro, Raphael Guzzo ou Victor Lindelof são bons jogadores. Só precisam de trabalhar com craques para evoluir a níveis de excelência. Precisam de treinar ao lado de Maxi, Luisão ou Gaitán para aprender com eles. Não precisam de ir para o pé de jogadores mas fracos. Por isso, oxalá que o presidente e o Record, desta vez para ambos, falem a verdade!

5 comentários:

MangaNa KThório disse...

1º - Não acredito. Já não acredito em LFV há muito tempo, e então nas noticias do jornal Record muito menos.

2º - Deveria realmente ser esse o Caminho. Manter jogadores cruciais não só no que diz respeito ao jogo jogado como também ao conhecimento da grandeza do clube e das dificuldades de um balneário como o balneário do SLB. Luisão, Jardel, Maxi, Gaitan, Salvio, Ruben Amorim, Silvio, os recem chegados J.César e Jonas são importantes nesse sentido.
Manter jogadores que se têm revelados merecedores como André Almeida, Pizzi até mesmo Samaris e apesar de tudo o Lima.
Apostar forte naqueles jovens que se encontram espalhados por Equipa B e emprestimos, como Guedes, João Teixeira, Helder Costa, João Cancelo, Cavaleiro...

3º - Contratar um treinador capaz de tirar o melhor de um grupo com estas caracteristicas. Jesus não é esse tipo de treinador e já o provou enumeras vezes.
Marco Silva (não quis esperar, mas mesmo assim continuo a achar que seria a melhor solução, mesmo vindo do nosso rival Sporting) uma outra solução pra mim muito mais arriscada apesar do conhecimento de Casa seria Rui Vitória.

Tiago Santos disse...

Descobrir David Luizes é muito difícil, lá esta é preciso contratar 10 para acertar num. E depois vem essa conversa que contratamos palha estrangeira (verdade). Acho que o caminho mais fácil era contratar Witsel, Di María, Ramires ou Gaitan, que são certezas e mais valias. Apostar o resto nos putos.
Estes são caros? pois são mas nenhum falhou e foram todos vendidos por muito. O Problema para mim tá nos outros todos que contratas mais baratos e que representam mais de 50% das nossas transferências, não trazem nada à equipa e economicamente dão prejuízo. Esses lugares é que deviam ser ocupados pela malta da formação que saia muito mais barato. Agora um Gaitan é sinonimo de qualidade e custou por exemplo menos que bebe(50%)+Derley+Benito.

ultraslb disse...

Nada que esse Pasquim diz é verdade! o grande objectivo desse Pasquim é e sempre foi tentar ao máximo estabilizar a equipa do Benfica!! já o fez várias vezes esta época através das arbitragens etc etc e agora é com isto da formação..

Anónimo disse...

lol. comparar jorge jesus com marco silva e rui vitoria... mesmo depois do milagre que o jesus anda a fazer este ano com um plantel que nao e melhor que o do sporting.

jesus nao quer apostar na formação? ah, mas voces acreditam que o vieira quer... o jesus quer é ser competitivo. voces acreditam que com 7 putos da formacao no plantel iamos em primeiro? epa o coelhinho da pascoa?

no ano que vem sou de opiniao que tem que haver a integracao de 3 miudos. e 3 num grupo de 24 ou 25, nao é 3 a serem o #26, 27, 28... porque temos forçosamente que cortar na massa salarial.

se metessemos la 7 putos, gostava de ver quem é que ia aceitar a quebra competitiva brutal associada. e claro, depois culpava-se o treinador e pronto.

joão carlos disse...

Mais do que meter gajos da formação na equipa principal, que é o que se tem feito, é preciso ter espaço para eles poderem aparecer seja da formação ou não e isso não é possível com planteis tão extensos.
Quando se tem uma equipa B o plantel principal não deve ter mais que 20/22 jogadores para que os restante seja complementado pelos jogadores da B permitindo assim que os melhores possam aparecer mas o que nos temos visto nestes três anos da equipa B é planteis no mínimo de 25 e por vezes até 30 assim não existe espaço nem para muitos dos que lá estão quanto mais alguém subir.
Alias o exemplo mais flagrante é o cristante, que nem da formação é, que no seu primeiro ano como sénior, e nesta fase o que eles precisam é de jogar, vai ter muito poucos minutos este é um dos casos que deveria jogar na B, e ai ganhar ritmo e forma, e quando necessário como o foi ser chamado à equipa principal.
Enquanto a equipa principal e a B forem coisas estanques vamos continuar a não aproveitar quem vem da B e a ter ano após ano uma quantidade de gajos na equipa principal só para encher e que vamos renovando anos após anos sempre a deitar dinheiro fora.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.