sexta-feira, 6 de março de 2015

Pedro Proença: porque o futebol português é como os Transformers!

O futebol português é como os Transformers?! Porquê? É fácil: nos Transformers os robots transformam-se em carros, em aviões, em prédios, em camiões, etc, etc. E no futebol português, lobos transformam-se em cordeiros e vice-versa. Em ambos casos, a ocasião faz a... transformação. Mas o no caso do futebol português há algo que se aplica ainda melhor, a frase lema da série animada: More than meets the eye!

Serve este introito para falar de Pedro Proença. Depois desse ex-árbitro ter sido visto em várias ocasiões em cavaqueira com gente ligada ao FCP, o Sporting homenageou Proença. O clube que se queixa constantemente de ser vítima de cabalas arbitrais (da última vez que foi campeão teve 17 penalties a favor, recordo) organiza uma homenagem a um... árbitro?! Hã? Ah, depois do árbitro ter admitido de viva voz que benfiquista! Faz sentido? Não. Mas lá está: more than meets the eye. Para quem tem dificuldades no inglês, numa tradução livre, significa qualquer coisa como "mais do que os olhos vêem". Ou seja, há coisas só reservadas aos bastidores e que para o comum adepto, significa 0...

Há uns tempos atrás, um adepto dos nossos "partiu a boca" a Proença, numa revanche aos constantes roubos em embates entre Benfica e Porto. A maior parte rejubilou. Condenamos a violência, mas ele há coisas que só de homem para homem! Mas não há desculpa... Mas outro facto é que os roubos levados a cabo por Proença estão documentados. Exaustivamente! E o que faz o Benfica? Convidou Pedro Proença para ir ao Seixal dar uma palestra sobre o comportamento que os jogadores devem seguir em campo. Sai um enorme LOL. Claro que muita gente nem estranhou, já que dão carta branca a Vieira, faça ele o que fizer. Mesmo que convide para o Seixal um dos árbitros que mais nos prejudicou... Mas lá está: more than meets the eye! Como se isto não chegasse, eis senão quando é anunciado que o Benfica pondera homenagear Proença. O mesmo que foi homenageado pelo Sporting e FCP. Porquê? Claro que muitos se aprestam a dizer que este senhor, como vai ser o "senhor dos árbitros" ou até do futebol português, tem de ser devidamente untado. Ou seja, temos de ser servis a um indivíduo que fez gala de tomar péssimas decisões que inapelavelmente nos prejudicaram. Sempre em momentos decisivos... E essa situação foi constantemente alvo de repúdio por parte dos nossos adeptos, mesmo na TV pelos notáveis, próximos da Direcção. E recordo: se o Benfica é nosso, este tipo de coisas deveriam ser esclarecidas. Não o são. E Vieira, aparentemente, tem carta branca para tudo. Apoiou o corrupto do Fernando Gomes, apoiou o anafado Luís Duque (homem que tem vários processos em tribunal), está do mesmo lado da barricada que PdC e agora permite-se ao apoio a Proença! Isto são tudo situações se fossem sugeridas por um benfiquista há uns 2 anos atrás valeriam-lhe a lapidação pública debaixo da águia. Mas alas, temos de nos dar bem com o futuro Lord do Futebol português e alinhamos em politiquices... Ou então será outra coisa. O more than meets the eye!

1 comentários:

Berkut disse...

Duas considerações,

1 - Quando o Proença foi ao Seixal, o Benfica solicitou um arbitro para explicar as alterações as regras, mandaram-nos aquele. (talvez para provocar)

2 - Estás a fazer afirmações com base num pondera-se. Quem é que está a ponderar essa suposta homenagem.

Mas concordo com o teor base do post, sendo que no futebol português, o que hoje é verdade amanhã é mentira, e o seu contrário :)

E será de muito mau gosto, para não dizer nada de ofensivo, a direcção do Benfica prestar qualquer tipo de homenagem a esse "ser".

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.