terça-feira, 3 de março de 2015

Investimento em Pizzi. E o desinvestimento em Talisca.

Resultado de imagem para pizzi benficaNoticia A Bola de hoje que o Benfica vai comprar a totalidade do passe do Pizzi. É uma notícia que deve ser lida com alguma cautela. Para já, o elevado preço do jogador. O nosso clube investiu 6M€ por 50% do passe do transmontano num dos mais inexplicáveis negócios da gestão Vieira. E não digam que foi visão estratégica, pois gastamos dinheiro num ala, não no excelente 8 que me parece estar a ser forjado. Nem Jesus certamente terá olhado para Pizzi e dito para se apostar no jogador que seria um 8 de eleição. A notícia diz também que o Atlético terá negociado por valores abaixo. Ou seja, extrapolando, teremos o quê, Pizzi a custar 10M€?! Parece que sim.

Perante os números, a questão é: justifica-se o investimento em Pizzi? Neste momento, sim. O jogador está a render acima do esperado. Vieira avisou que o Benfica não pode gastar valores destes em jogadores. Era mentira ou vamos delapidar, irresponsavelmente, as contas? A questão que se levanta aqui e que me parece interessante: será este o caminho para suprir a ausência do recurso aos Fundos? Arriscar a 50% num valor relativamente alto, garantir preferência nos outros 50% e gastar o resto quando se prevê retorno? Ou estou a ler mal o processo? 

Bom, há neste tipo de apostas um problema: o técnico fica refém do negócio. Ou seja, tem de "fazer" o jogador, tem de o lançar definitivamente. Ou seja, a partir deste momento, Pizzi tem mesmo de ter tempo de jogo para justificar os euros gastos. Mas, e na hipótese de eu ler bem o processo, se Pizzi não se adaptasse a 8? Ou mesmo que a minha leitura não seja correcta, admitamos, o negócio foi arriscado. Arriscadíssimo! Hoje, o jogador começa a justificar o dinheiro. Mas foi difícil. Isto, de qualquer modo, são boas notícias para o jogador: continuará a ser aposta para J's. 

Outra questão: Talisca. O brasileiro é, irritantemente, aposta do treinador. Tem que jogar sempre. Porquê?  Para ser valorizado, só pode. Mas se com Pizzi, J's tem apostado bem, com Talisca, a insistência está a custar-nos o jogador! Ele não serve para ali. Porquê insistir? Ele esteve tão bem como 2º avançado... É um talento, está a ser queimado. E é pena, porque Jonas está a caminho dos 31, Lima dos 32. E Talisca pode muito bem ser um dos avançados de futuro. É mesmo pena!

PS: José Couceiro deixa o Estoril. A mediocridade deste treinador, bem patente durante a semana que anteceu o jogo com o Benfica e em todo o seu esplendor na conferência do pós jogo, está a "custar" o bom trabalho que a Direcção dos canarinhos tem feito. Como diz o Marinho Neves, ele continuará por aí, a expor a sua incapacidade. Tudo graças aos padrinhos que tem! 

5 comentários:

Anónimo disse...

O Talisca é um jogador com muito potencial e de qualidade. Os adeptos tem que perceber quer Talisca já não tem férias há uma carrada de tempo. Saltou do campeonato brasileiro para o português sem ter tempo de dizer "ai"..por outras palavras, praticamente não teve férias. Para além da fase de adaptação é natural que neste momento Talisca está algo cansado. Parem de ser tanto ao mar ou tanto a Terra, ou abater o jogador X e colocar o Y no topo. Para bem do Benfica ambos terão um papel importante no futuro.

Red Army Officer disse...

O Talisca rendeu mais quando foi 2º avançado, isso é um facto. Colocá-lo a 8 é desperdiçar todo o talento que mostrou. As questões levantadas no comentário anterior são pertinentes, nomeadamente o aspecto físico e esse é um factor suplementar para não colocar Talisca a 8 e muito menos lançá-lo constantemente e inexplicavelmente. Eu continuo a afirmar: Talisca nunca será um 8 de nível, assim como Samaris, apesar das evidentes melhorias, nunca será um 6 ao nível de Matic e Javi.

João Pereira disse...

Eu respeito a tua visão, mas não me acredito muito na tese de o Jorge Jesus colocar os jogadores para os valorizar. Se assim fosse o Ola John era titular do clube desde que chegou, o Enzo nunca sairia por empréstimo nas pimeiras épocas, e outros mais casos há. Que ele implicando com um jogador o queima, aí já me acredito. E esta época ele pareceu colocar os jogadores mais porque tem de ser do que por vontade, no início da época quando só fazia uma/duas substituições por jogo e só a partir dos 75 min.... Agora já se nota que está mais confiante nas opções do banco e que as está a trabalhar..

Red Army Officer disse...

Caro João Pereira: o Ola John está tapado pelo Gaitán e o Enzo saiu pq fez birra. Ab

Anónimo disse...

vocês preparem-se par ao que aí vem. o porto está pouco habituado a que os erros da arbitragem sejam distribuidos como até agora esta época. lançaram há 3 meses uma campanha com cumplices em todos os diarios desportivos e programas de comentario na tv. fecham os olhos a todos os erros para o porto, como a agressao do jackson no bessa ou os offsides de penafiel, e ampliam qualquer erro a favor do benfica, como o canto em moreira de conegos. curiosamente, eles proprios marcaram 2 semanas antes em moreira de conegos num canto inexistente. a verdade é que ate agora os erros tem sido muitos... mas para ambos. benfica e porto. quem nao se lembra das expulsoes perdoadas ao jackson, quaresma 2 vezes, brahimi, e casimiro 2 vezes? dos penaltys perdoados em paços, estoril, com braga e 2 com o rio ave? ah pois é.

mas esta campanha agora atinge novos niveis, com a cumplicidade dos jornais. agora entrevistam um ex-jogador do porto POR DIA a dizer a mesma lenga lenga mentirosa, para condicionar os arbitros. jaime magalhaes, clayton, secretario, todos a ler encomendas. e os jornais a difundi-las. isto nao é por acaso.

desta forma, nem é preciso nomearem um dos seus homens de confiança, como soares dias, olegario ou marco ferreira. basta nomear-se um arbitro mais novito e verdinho, permeavel a estas pressoes, para conseguirem o que querem. e isso pode acontecer mesmo contra um arouca, como este fim de semana.

entretanto, o porto continua a nao ver cartoes como os outros e a nao ter que superar suspensoes como os outros: tem menos 10 amarelos que o benfica.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.