quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Ambição e exigência é isto!

"Este ainda não é o Bayern que gostaríamos de ver. Estamos no caminho certo mas não ainda ao nível que pretendemos. Não devemos sentir-nos satisfeitos, temos de estar alerta. Devemos olhar-nos ao espelho e perceber que não estamos ainda ao nosso melhor nível." - Mattias Sammer, director desportivo do Bayern de Munique, citado pelo jornal Bild

Os bávaros são gigantes europeus, actualmente estão no topo e são, a meu ver, uma das melhores 3 equipas europeias. Naturalmente, são um dos favoritos ao trono da Champions League. No entanto, as palavras de Sammer (que enorme jogador foi ele) são esclarecedoras: queremos mais! Este é o espírito que deveríamos colocar na nossa relação com o Benfica. Mais! Não podemos procurar subtrefúgios inteligentes e estatísticos, como o de olhar para os resultados do Mónaco e do Leverkusen ontem... Até porque, muito recentemente, batemos ambos. E ambos nem estão a fazer grandes campeonatos!

Não podemos assobiar para o lado de cada vez que ficamos afastados de um objectivo, com um espírito tão complacente. A cada vez que perdemos devemos ser rigorosos e apontar as nossas falhas para as corrigir. É assim que se cresce. Pep Guardiola é um dos melhores treinadores da actualidade, as provas estão aí. O Bayern dele arrasa à passagem. Mas... falta sempre qualquer coisa mais a conquistar. E nem o técnico catalão escapa à exigência. Se fosse em Portugal, em concreto connosco, nenhum DD se atreveria a criticar. Muito menos um adepto. Se alguém aponta erros a JJ, aparecem logo uns 5 a ameaçar verbalmente! Sammer "quer" a Champions League outra vez. Isto sim, é exigência. Não há que fazer dramas na derrota, mas no Benfica não deveríamos ser tão complacentes com ela. E Vieira foi, na ressaca da saída da Europa... 

PS: Gostaria de ver uma acção, luvinha muito branca, por parte do Benfica a propósito do video nazi libertado pela JuveLeo, em vez das patadas em porcelana que o infeliz do João Gabriel dá... (Actualização: Benfica avançou para a PGR. É patada em porcelana, mas uma boa patada, vá...)

PS2: O Benfica contratou um jovem moçambicano. O Benfica há muito que deveria apostar mais seriamente nas colónias.

7 comentários:

MangaNa KThório disse...

É por posts como este que me identifico com este espaço!!

Completamente de acordo

Abraço

Red Army Officer disse...

Obrigado! Forte Ab!

Anónimo disse...

Totalmente de acordo! Descobri este blog a pouco tempo e já é um dos meus favoritos! Os sócios/adeptos do Benfica contentam-se com pouco! Sempre alerta, sempre exigente e sempre pronto a corrigir os erros, só assim podemos crescer.
Em PT reconhecer erros é sinal de fraqueza e as pessoas não gostam de ser vistas como fracas, logo demoram uma eternidade para corrigirem os erros cometido ( nos casos q se consegue, claro está).
O Benfica tem dois expoentes JJ e LFV!

Sócio João Almeida

Anónimo disse...

Este ainda não é o Bayern que gostaríamos de ver - diz o Sammer. São muito exigentes, assim muito mais do que nós? Depois de terem, bem recentemente, levado 4 a 0 do Wolksburgo, pudera que não fossem um bocadinho mais exigentes...

João A.

PP disse...

Olá Red Army Officer!

Devemos ser exigentes, mas igualmente realistas. Ontem escrevi um artigo sobre o as belíssimas exibições do Mónaco e do Bayer Leverkusen e em como realmente o Jesus tinha razão em dizer que o Benfica estava num dos grupos mais difíceis. Difíceis porque o nível era muito idêntico.

Dito isto não significa que não deveríamos ter feito mais e melhor. Mas, e agora vem a realidade, é preciso entender que enquanto o Bayern Munique consegue manter os seus melhores e adicionar mais valor ano após ano, o Benfica de época a época refaz meia equipa. Então o defeso desta temporada foi brutal: tirou tanto os titulares como as segundas escolhas. Isto para não falar nas lesões de importantes jogadores.

Como o Benfica e o Jesus responderam?

Com elevação. Arregaçaram as mangas e meteram as mãos ao trabalho. Sem poder contratar jogadores feitos de grande qualidade comprovada e na flor da idade, tiveram que ir buscar miúdos ainda verdinhos e uns quantos veteranos, que quisessem vir para este rectângulo à beira-mar plantado.

É verdade, que em muitos jogos eu próprio teria feito diferente do Jesus. Mas, uma coisa é certa. É ele que treina a equipa e como tal é ele que saberá melhor que ninguém como cada um dos jogadores está.

Dito tudo isto, só espero é que o Benfica num curto espaço de tempo consiga reunir uma equipa para ir até ao final da Liga dos Campeões. Numa altura de clubes milionários, seria excepcional um feito destes do Glorioso!

Red Army Officer disse...

Olá e abraço a todos pela elevação com que se manifestam. Obviamente que n comparo os orçamentos e o modo como se encaram os defesos. Porém, o Benfica não pode ser colocado, ano após ano, numa situação de venda constante. Muito menos pode perder jogadores a meio do ano. Mas isto até se desvia do assunto, o que há a destacar é o modo como se encara a situação de derrota. Só isso. Mas percebo o que quer dizer e tem o seu porquê, claro!

joão carlos disse...

@pp
1- que o grupo era difícil, dos mais difíceis deste ano, toda a gente viu principalmente por ser sem duvida nenhuma o mais equilibrado de todos e aquilo que o treinador disse era é verdade mas esperava-se mais até porque perdestes os dois jogos com o zenit.

2-mas se esta prestação fosse um caso isolado dentro das nossas participações essa justificação do treinador até se entendia e fazia sentido agora estas prestações foram mais do mesmo que tivemos na liga dos campeões, com apenas uma excepção, e em grupos muito mais acessíveis com colossos como o celtic, o olympiacos, o maccabi, etc etc.

3-é inegável que somos obrigados a vender e não podemos ficar com quem queremos mas não é verdade que mudamos meia equipa, com excepção do ultimo ano em que foi verdade mas que poderemos ver porque, todos os anos vendemos apenas dois jogadores agora não é menos verdade que de facto mudamos todos os anos mais de 12 a 15 jogadores do plantel, mas aqui a maioria por opção do treinador, que se traduz em muita instabilidade mas essa instabilidade é por culpa e vontade do treinador não é ele que é a vitima como muitos fazem crer.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.