domingo, 25 de janeiro de 2015

O mérito que deve ser dado a Vieira, somado à competência de Jesus

Não acredito em Vieira. Acho-o incompetente para a posição que ocupa, no centro de decisão para o futebol. Os resultados (pré Jesus) provam-no. Acho-o também populista, demasiado agarrado ao poder e ao culto pessoal. A conversa da formação e o constante uso do "eu" nas entrevistas provam-no. Acho-o algo "inverdadeiro" nas finanças. As finanças provam-no. Porém, há um mérito (existirão mais) que lhe deve ser dado. Ao longo do tempo, pela sorte que teve com Jesus, percebeu que não pode ser o principal responsável pelo futebol, a "cara", deve antes proteger quem manda no futebol. Jesus! Jorge Jesus, um nosso imperfeito treinador, é o responsável pelos sucessos que temos tido. Ouso dizer que precisa mais o Benfica de Jesus que o contrário. Mas o entrosamento entre Vieira e o técnico tem prevalecido, apesar da ânsia de protagonismo do primeiro. Tem tido esse bom senso. 

Serve este introito para falar sobre as palavras de Lucho, acerca do Porto ter de criar instabilidade no Benfica, e sobre a resposta rápida de Jesus. Demorou, mas o treinador (e Vieira) percebeu que não se pode colocar constantemente em bicos de pés e abrir o flanco. Como o fez muita vez. Blindar o plantel às provocações vindas do Dragão foi fundamental no ano passado. Como a não blindagem nos custou os títulos perdidos em 2013. A imunidade a "bocas" necessita-se. Mesmo que isso seja disfarçado com a arrogância. E Jesus percebeu-o. Aqui Vieira tem dado muita protecção. Apesar dos títulos não serem resultado da estrutura, mas antes um encontro dos dois. A estrutura facilitou os títulos, mas sem eles a estrutura não aguentaria muito tempo. A percepção do típico jogo usado pelos "andrades" é a prova de maturação do clube. De gente que voou depressa demais junto do Sol, queimou-se e caiu! Não havia necessidade disso, mas vá, perceberam! Por outro lado, Lucho dá-nos um insight sobre o balneário e espírito do FCP e como o argentino deve estar admirado com a atitude pouco beligerante dos portistas!  

Jesus é um "brugesso"! Mas é astuto e percebe o seu amigo PdC. Finalmente, reconhece-lhes jogo porco! Veremos, lá para Maio, se a paz dura... 

PS: O Benfica tem amanhã uma chance de ouro para descolar na defesa do título. Não será necessário dizer isto, mas perante o resultado da Madeira não nos resta outra coisa que não acelerar a fundo rumo a três pontos que nos podem colocar a um passo do título!

PS2: Sugiro aos benfiquistas um pouco mais de calma e ponderação nos comentários ao resultado do FCP! É que continuamos a 6 pontos...

0 comentários:

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.