sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Analisando seriamente a entrevista de Vieira: O que EU li!

Quem me conhece, sabe que não me reconheço na gestão Vieirista. Por várias razões. Mas admito-lhe feitos e trabalho. Por isso como não gosto de gente que vive para lamber as botas ao presidente (os José Eduardo's de Vieira), acho que em nada engrandece o clube apenas destruir o trabalho de LFV. Por isso, ponto a ponto, cá vai "o que eu li" nas palavras do actual presidente do Benfica:

- Os 300 mil sócios: a marca populista do presidente. Convém lembrar que o próprio Vieira, há uns anos, disse que se demitia se não chegasse a tal marca. Ainda não chegou e ainda não se demitiu. Não fizeram sentido essas palavras do presidente. Mas valia ter estado calado há época...

- A formação: se Vieira não estiver a usar da habitual areia para os olhos em relação a esta questão (havia dito o mesmo há uns 2/3 anos), estou 100 de acordo com o Presidente. O Seixal tem 8 anos de trabalho, as selecções jovens estão pejadas de benfiquistas e se JJ potenciou sul-americanos, terá de fazer o mesmo com portugueses. Excelente. E é bom de sublinhar, apostar na formação não ter lá 11 miúdos, é misturá-los com uma propecção competente. E eu acrescento: mais eficaz! Não se pode para cada Di María trazer um Andes Diaz...

- Finanças: é terreno muito nebuloso... Vieira diz que a coisa está controlada, mas a verdade é que o Benfica já desfez mais de metade de uma equipa de campeões e o passivo não desce. E falar em activos Y é um erro, pois não planeamos abater tudo pois não? Logo, o passivo é enorme. Mas em relação a isso, logo veremos se LFV fala verdade no próximo R&C.Mas mais uma vez, Vieira não se liberta da névoa...

- A "Aliança": nunca afirmei que há uma aliança. Mas é uma afronta participar numa solução com o FCP. Creio que o Benfica, a solo, podia ter chegado a um entendimento com uma maioria de clubes. São 30 anos de roubo, de insulto e de canalhice da mais vil! Mais: veremos que paz teremos quando o Benfica conquistar o 34º! Espero que Vieira não prove do veneno... Também ninguém percebeu de quem ou de quê que o futebol português foi salvo! E os elogios a Luís Duque deixa-me interrogações... Sobretudo, depois do que se passou entre os dois.

- Enzo: eu sei que é difícil manter um jogador contrariado. Mas também não se pode deixar o clube refém das exigências de um jogador. Todavia, tenho de verificar que este foi um bom negócio, se, mas só se, existirem mais 5 milhões de euros por fora, em objectivos. Porque sei bem que as cláusulas são referências, mas também nada obriga um jogador a renovar contrato. Se renovou, concorda que o clube deve exigir o que lá está. E Vieira tem de se abster de dizer que os jogadores só saem por cláusulas...

- JJ: no final da época há mais. Pelo que percebi, depende de sermos campeões e da disponibilidade em apostar na juventude.

- Investidores privados: não, diz o presidente. E acho bem. Esse tipo de negócios são para clubes pequenos, com pressa de crescer. Subscrito!

- BTV: Não concordo que a Champions estivesse no canal do clube. O canal não pode/ não deve ser concorrente da SporTV. Deve sim ser um veículo do clube e não um canal desportivo generalista. Deve ter mais valias, como a Liga Inglesa, por forma a tornar-se rentável, ou seja, um produto actractivo. Mas acima de tudo deve ser Benfica TV, não BTV apenas, se é que me percebem...

Off topic:
A Bola de hoje avança que Talisca será o sucessor de Enzo. A confirmar-se, péssima notícia se JJ insistir nisso. Talisca foi o pior em campo ante o Nacional. Não teve descanso e é indisciplinado tacticamente. E até aqui não foi preparado para tal... Péssimo, péssimo! Oxalá me engane...

3 comentários:

Rukka disse...

oxalá te enganes em tudo o que disseste.
A melhor entrevista de LFV. Nunca diz 'eu' mas sim, 'nós'. Não ataca ninguém. Ignora bdc. É realista. O activo não é pra abater todo dizes tu, o passivo não é pra pagar todo digo eu. Enzo Pérez só deveria sair por 25+5 dizes tu, Foi um EXCELENTE negócio digo eu.
Discurso estruturado, realista, inteligente....... Quando comparado, o bdc é um garoto. E só isso ja vale a pena. não achas que os sportinguistas gostariam de ter um presidente assim?

MangaNa KThório disse...

A ser verdade esta contratação do jovem alemão de 19 anos, acho que diz tudo relativamente a mais uma daquelas grandes entrevistas de LFV.

Todo o trabalho no que diz respeito às infraestruturas que realizou ao longo destes anos de presidência são de louvar, mas carecem na minha opinião de uma aposta mais concreta e definida do que se pretende para o clube.

É sabido por todos, que infraestruturas são uma mais valia para o desenvolvimento de grandes gerações de atletas, mas isso só não chega, é preciso o tão ambicionado talento num grupo alargado de atletas para que se possa criar um plantel que possa ter um impacto tão significativo como um Barcelona ou um Ajax. Óbvio.

Mas aquilo que ainda ninguém disse e que me parece também óbvio, é que uma grande geração de talentos que apareça de tempos a tempos, só vai ter efectivamente sucesso num clube de topo, com 5 6 atletas a criarem a base de um 11, se o clube tiver uma cultura de aposta na sua própria formação.

Se no ano 0 temos apenas um atleta que possa ser introduzido no plantel A, esse atleta tem de fazer parte do plantel A. Se no ano 1 tivermos 4 atletas nessas condições eles têm que ser aposta no plantel do ano seguinte. Mas se no ano seguinte só voltarmos a ter um atleta esse mesmo atleta tem de receber oportunidades.

Certo é que este tema não é tão linear como as linhas de comentário que escrevemos. O que está em causa é que se não existir esta mentalidade então nunca se aproveitará o investimento em infraestruturas que foi feito.

a relação deve ser:
Infraestruturas + boa matéria prima = aposta verdadeira

Infraestruturas + matéria prima menos boa = melhor trabalho de prospecção

Opiniões

Saudações Benfiquistas

jose helder soares disse...

Então as infraestruturas de eleição não são a base principal de formação, agora o talento é necessário descobrir, mas as condições foram criadas, e isso é da competência do presidente e da direcção, agora talento depende dos pais fazerem filhos talentosos e não a direcção do SLB, porém, compete ao scouting descobrir esses talentos.
Todos choram pelo Enzo (não formado no SLB) e então, os jogadores da formação, não se encontra nenhum melhor que o Enzo e português?

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.