segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Hegemonias ou discordando de Jesus (e de alguns companheiros benfiquistas): alguns factos

Antes de mais, devo dizer que gostei da entrevista de Jesus. Parece um pouco mais sóbrio. Apesar de não evitar o habitual puxar de galões e o exagerar de algumas coisas feitas na Luz, Jesus é um homem algo mudado, mais terra a terra, o normal num homem de 60 anos. Custa-me é entender como é que, na sua idade, demorou tanto tempo. De resto... Gostei. Só isso... 

Na grande entrevista dada, houve um tema que dominou muitas conversas entre benfiquistas por essa facebookada fora: a suposta quebra da hegemonia do FCP. Eu pertenço à facção que discorda desta premissa. É facto que Jesus mudou a face da rivalidade entre FCP e SLB nos anos 10/15 anos antecedentes. Mas também é facto que apenas mudou um pouco, ainda não quebrou a hegemonia! Vamos a factos. Todos concordamos, creio, que o Benfica teve a hegemonia em Portugal nas décadas de 60 e 70. Na minha óptica, nos anos 80 a início dos 90's, dividiu o palco com o FCP e depois os portistas dispararam de vez. Ainda vivemos num ciclo sob o signo do FCP. 

Os números:
-De 1959/60 a 1978/79: SLBenfica: 14 campeonatos. Neste período o Benfica, ao não conquistar por apenas 7 vezes a liga, fez... por quatro vezes o tri! E na fase final do período referido, o último título conquistado foi em 1977. Ou seja, o ciclo fenomenal que o Benfica conseguiu nessas duas décadas foi interrompido por duas ligas (2-FCP)
-De 1979/80 a 1993/94: SL Benfica: 7 / FC Porto: 6 / Sporting CP:2. Parece lógico assumir que foi um período bipolarizado, entre vermelho e azul. 
-De 1994/95 a 2013/14: SL Benfica: 3 / FC Porto: 14 / Sporting CP: 2 / Boavista FC: 1. Nestes 20 anos referidos os números são algo avassaladores ainda. É certo que o FCP esteve 3 épocas consecutivas sem vencer a Liga (nunca aconteceu com o SLB no período hegemónico do SLB), mas o facto é que 14 Ligas para 3, no grande plano da História é pouco, muito pouco. 
-De 2009/10 a 2013/14: A "Era Jesus": SL Benfica: 2 / FC Porto: 3, sendo que os títulos do FCP foram um tri. Este é também o 1º ano civil que Jesus termina na liderança isolada na Liga.
-Em 1994, o Benfica conquistava o 30º título, tinha +17 que o FCP. Vinte anos depois, o saldo é... +6.

O que há aqui a sublinhar é que pela pujança que o Benfica tem evidenciado na era Jesus, pode bem ser possível que estejamos na mudança de ciclo. Conquistamos a Liga em 2010, estivemos bem perto em 2013 e vencemos em 2014, passando o ano confortável com 6 pontos de avanço. Ou seja, 2015 é o ano! Um ano que se pode revelar como decisivo, que pode ditar mudanças definitivas no ciclo do futebol em Portugal. 
Perante estes factos, porque o que fica para a História e o que enriquece o Museu são os troféus de campeão e não os "quases", é muito cedo para dizer que quebrámos o ciclo do FCP. Estamos no bom caminho. Como disse, Jesus mudou a rivalidade entre FCP e SLB, mas o bi é fundamental para completar a hercúlea tarefa de derrubar o "inimigo". Sem isso, continuamos apenas a conquistar ligas de anos a anos, 2005, 2010 e 2014. Muito tempo portanto!

0 comentários:

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.