sábado, 28 de fevereiro de 2015

Obviamente que ainda havia hipótese do Estoril recuperar...

... quando Capela marcou aquele penalty!

Agora sim, as finais já começaram. O último terço da Liga está aí. Fizemos o que devíamos, ganhámos. Por um ou por seis, ao nível pontual, é o mesmo. Mas arrasar os "canarinhos" reveste-se de um sabor especial, dá-nos um fôlego extra para a recta final e mete o FC Porto em sentido. Vamos descansar bem, assistir ao "clássico" e depois preparar bem o jogo em Arouca. E amanhã venha esse jogo e, de preferência, que o Sporting ganhe. 

José Couceiro deixou uma inexplicável azia tomar conta de si. Falar numa expulsão acertada num momento em que o jogo estava mais do que decidido é típico de um treinador que não o estofo necessário para cair de pé. Dúvidas no penalty que dá o 5-0?! É mesmo falta de estofo. Pior: afirmar que não gosta de se desculpar com arbitragens, enquanto não fez mais nada durante a conferência de imprensa! Mas o fim da picada é chutar para cima dos jogadores a responsabilidade das derrotas, a não se assumir como líder do grupo. Perante tamanha azia isso não se explica com o seu sportinguismo. Explica-se sim é pela falta de qualidade que este Estoril apresenta. Não tem estaleca para dar a volta ao texto... Afinal, 5 derrotas consecutivas é qualquer coisa. Muito feio, muita falta de desportivismo!
Retirado da página de Facebook do Orgulho-me de Ser Benfiquista

Por fim, uma belíssima prenda no 111º aniversário. Que venham os próximos 111 anos!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Um roubo com mãos desarmadas e um presidenciável de taberna!



O Sporting ontem fez uma excelente exibição. Contra um forte oponente, desperdiçou várias chances perante um dos melhores keepers que passaram por cá nos últimos 10 anos, Diego Benaglio. Porém, fui espreitar a capa do Record e o que vejo eu? Um azar do Tanaka. Na Alemanha, Patrício esteve bem e houve roubo à mão armada, com direito a pistolas e tudo. Cá, Benaglio brilhou mas foi Bas Dost que sofreu um penalty clarinho. Então o que se passou? Foi um roubo só com as mãos? Um aliviar da carteira? Se calhar... Ou então esse lance deve estar remetido num cantinho pequenino na análise ao árbitro!

Por outro lado, parece que o feitio de taberneiro de Bruno de Carvalho faz escola! Que o adepto comum entre picardias com outros adeptos é uma coisa. Agora... Rui Gomes da Silva, conhecido benfiquista, conhecido comentarista e, sobretudo, elemento ligado à Direcção do Sport Lisboa e Benfica a postar numa rede social isto:
 
 Isto revela mau gosto, sr. Rui Gomes da Silva. Revela que o espírito de balbúrdia e gritaria de BdC faz escola. E eu pensava que o senhor, que tanto critica o presidente do Sporting, estivesse acima disto. Mas não... O senhor que, pelo amor que tem ao Benfica, tem perfil para suceder a Vieira... Temo que não ofereça nada de novo a não ser o espírito de taberna... Está a fazer escola, BdC!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Ambição e exigência é isto!

"Este ainda não é o Bayern que gostaríamos de ver. Estamos no caminho certo mas não ainda ao nível que pretendemos. Não devemos sentir-nos satisfeitos, temos de estar alerta. Devemos olhar-nos ao espelho e perceber que não estamos ainda ao nosso melhor nível." - Mattias Sammer, director desportivo do Bayern de Munique, citado pelo jornal Bild

Os bávaros são gigantes europeus, actualmente estão no topo e são, a meu ver, uma das melhores 3 equipas europeias. Naturalmente, são um dos favoritos ao trono da Champions League. No entanto, as palavras de Sammer (que enorme jogador foi ele) são esclarecedoras: queremos mais! Este é o espírito que deveríamos colocar na nossa relação com o Benfica. Mais! Não podemos procurar subtrefúgios inteligentes e estatísticos, como o de olhar para os resultados do Mónaco e do Leverkusen ontem... Até porque, muito recentemente, batemos ambos. E ambos nem estão a fazer grandes campeonatos!

Não podemos assobiar para o lado de cada vez que ficamos afastados de um objectivo, com um espírito tão complacente. A cada vez que perdemos devemos ser rigorosos e apontar as nossas falhas para as corrigir. É assim que se cresce. Pep Guardiola é um dos melhores treinadores da actualidade, as provas estão aí. O Bayern dele arrasa à passagem. Mas... falta sempre qualquer coisa mais a conquistar. E nem o técnico catalão escapa à exigência. Se fosse em Portugal, em concreto connosco, nenhum DD se atreveria a criticar. Muito menos um adepto. Se alguém aponta erros a JJ, aparecem logo uns 5 a ameaçar verbalmente! Sammer "quer" a Champions League outra vez. Isto sim, é exigência. Não há que fazer dramas na derrota, mas no Benfica não deveríamos ser tão complacentes com ela. E Vieira foi, na ressaca da saída da Europa... 

PS: Gostaria de ver uma acção, luvinha muito branca, por parte do Benfica a propósito do video nazi libertado pela JuveLeo, em vez das patadas em porcelana que o infeliz do João Gabriel dá... (Actualização: Benfica avançou para a PGR. É patada em porcelana, mas uma boa patada, vá...)

PS2: O Benfica contratou um jovem moçambicano. O Benfica há muito que deveria apostar mais seriamente nas colónias.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Má gestão de Gonçalo Guedes?

O nosso puto maravilha voltou a marcar esta tarde pela nossa equipa B. Bem sabido que Nico Gaitán está de volta. Mas um activo como Guedes tem de ser gerido com pinças. Não quero com isto dizer desde já que o clube está a tratar mal o nosso jovem. Mas logo no regresso do argentino, Guedes "salta fora" dos treinos da equipa principal. 

Tem sido óbvio que se há coisa que não tem corrido bem no Benfica de Jesus e Vieira essa é, sem dúvida, o tratamento dado aos nossos jovens. A pouca sensibilidade no tratamento, que se estende depois à maioria dos adeptos. Exemplos: a entrada de Roderick Miranda no Dragão em 2013 e a substituição de Luís Martins num jogo europeu. Ambos os casos são de uma injustiça gritante e cortam pela raiz qualquer espécie de chance de um puto vingar. Primeiro, Roderick nunca foi opção durante a temporada e entra num jogo daquela magnitude. Segundo, Luís Martins estava a fazer um bom jogo e, do nada, é substituído. Minutos depois o Benfica sofre um golo por aquele flanco. Este ano, já Gonçalo Guedes havia saído ao intervalo, mesmo fazendo um bom jogo. 

Repito: não sei se o regresso de Gonçalo Guedes à B foi planeado e devidamente conversado com o jogador. Mas se não foi, tem de o ser. Não se pode ter um puto desta qualidade a treinar com os AA só para encher. E quando vem a estrela, chuta-se para B. Isso pode ter efeitos nefastos. Por isso, espero que Jesus tenha ido contra os seus instintos básicos e tenha conversado com o jogador, dando-lhe moral. Para já, marcou mais um golo. Bem como dois jogadores que insistem a reclamar lugar nos AA: João Teixeira e Nuno Santos. Mais uma vez, espero que Vieira não tenha feito, como habitualmente, propaganda com a conversa dos jovens!

Por fim, Jonathan. Marcou dois golos, salta logo para a A. Rui Fonte só ao cabo de 14 e foi logo embora. É neste ponto que, razoavelmente, critico. Dito isto, espero que o uruguaio continue a marcar, mas isto dá razão aos que afirmam a alergia aos portugueses...

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Sobre a equipa B, num texto que vale a pena ler. (porque é melhor reflectir sobre o nosso Benfica do que explanar a nojice que é o FCP)

Creio que este texto do Olhos na Bola resume na perfeição o que deve ser a utilidade deste escalão. Não pode ser um projecto de vaidade pessoal, não pode ser uma moda reiniciada há 3 anos à qual o Benfica tinha de aderir e não pode ser o sítio onde se despejam jogadores excendentários. A equipa B do Sport Lisboa e Benfica tem de ser a ponte. É o sítio onde os jogadores ganham a famosa experiência numa Liga mais dura que a 1ª. É um lugar onde se pode errar sem pressão, para que o treinador possa ensinar usando esses mesmos erros. É onde um jogadore se desenvolve com cheiro a Benfica. Não digam que não há qualidade ali. Há. Muita. Não digam que não há experiência, pois parecem aquelas empresas que se recusam a empregar recém-licenciados. E pior: há experiência! Quantos jogos tem, nas duas últimas épocas e meia, Lindelof pela equipa B? Eis o número: talvez uns 75! Isto é falta de experiência? Bruno Varela? O mesmo! Fábio Cardoso, 20 anos e emprestado ao Paços de Ferreira, tem 54 jogos! Lembram-se Hany Mukthar? Pois... Sabem quantos jogos ele tem no mesmo período? 18! Quem está mais pronto? Dito isto, oxalá que ele se torne num excelente reforço! Mas experiência? Pois...
Isto tudo dá livre acesso à A? Não. A realidade competitiva é a mesma? Não é assim tão diferente quanto isso! Reparem: exceptuando 5/6 equipas da I Liga, as restantes estão ao alcance competitivo da II Liga. Mais: o Benfica B pode ser B, mas é Benfica. Com tudo o que isso implica!
O excelente texto do blogue Olhos na Bola foca ainda uma questão muito importante: o intercâmbio de jogadores. Quando o jogador está a ser pouco utilizado, reforça a B para ganhar rodagem e níveis físicos. Fez-se isso Benito e Amorim. São hoje jogadores mais aptos para a A? São pois. Tiveram oportunidade competir. E isso é o que interessa. E ter miúdos a "cheirar" a equipa A é tão motivante! Leiam o texto, diz as coisas melhor do que eu... E eu que não era fã de Hélder Cristóvão, tenho que admitir que há ali coisas muito positivas a registar. Se evoluir, se aprender algumas coisas com Jesus, quem sabe, um dia...

Em relação ao Porto e suas campanhas: está provado, tacitamente, o que André Simões disse ao árbitro. Porque gente da estirpe dele só entende esse tipo de linguagem. Quero saber também o que o gordo BB tem a dizer sobre o karateca Jackson... Mais do que nunca exige-se aos nossos jogadores e treinador esforços a dobrar para trazer o título para a Luz. Não para lhes esfregar no focinho, que não merecem isso sequer, mas para os colocar no lugar devido!

Mais: gostaria que o Benfica, publicamente, perguntasse ao Porto se é com a instigação deste tipo de comportamento que quer salvar o futebol português... E desculpem, dispensei linhas a mais aos porquinhos.   /

Adenda: Como sou intelectualmente honesto: há uns tempos interroguei-me sobre a compra de Jonathan. As interrogações continuam. Um jogo é um jogo apenas. Porém, o uruguaio promete... Era só.  

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A evocação dos velhos símbolos e velhas conversas ou alianças que não e deviam ser

Muitos adeptos do Benfica, imbuídos de uma sabedoria infinita, nem podem ouvir sequer falar da história de alianças. Ficam com os pêlos eriçados. Nem sequer ouvem, atacam logo. Gostava que tivessem a mesma codícia a atacar quem nos quer mal... Só isso! 

Serve este introito para ilustrar o porquê de eu continuar, ainda hoje, diametralmente contra qualquer solução que passe por ficar do mesmo lado que o FCP. As gentes que pertencem a essa instituição e que gravitam na sua defesa são de má índole e, goste-se ou não, o que fica na retina do adepto comum é que SLB e FCP ajudaram a Liga a ser o que é hoje. E por muito que alguns berrem em sentido contrário, nada altera isto. Ponto 1: o Benfica não precisaria de mais ninguém para salvar o futebol português. A Liga precisa sim do Benfica! Ponto 2: Salvar a Liga de quê ou de quem? Colocá-la de novo nas mãos da SporTV? 

Quando se adivinharia, segundo muitos, um tempo de paz entre Benfica e Porto, eis que os lacaios de serviço, estrategicamente colocados, começam a urdir teias conspirativas acerca da veracidade da classificação, branqueando outros erros que os têm favorecido. E a coisa vai subindo de tom jornada após jornada, onde um canto mal assinalado (precedido de falta sobre Salvio) é transformado num lance capital e onde chamar "filho da p*ta" a um árbitro é normal. E continua a subir... Entretanto, vai chegar o Benfica x Porto e veremos qual o tom dos peões. 

PdC continua, reptiliniamente, a afinar as lanças da sua ironia. Foi a conversa do bilhar e agora as festas antecipadas. Isto depois do espectáculo que deu com o orgulho dos seus jogadores... Sibilinamente, lá vai colocando as coisas a jeito, elogiando para dentro (Paulo Fonseca deve estar mesmo na merda) e dizendo coisas impossíveis, como afirmar que o FCP vai manter uma equipa durante anos...

Nos jornais e na TV, os nossos comentadores são abafados, em detrimento da gritaria dos demais. O último foi um anafado jornalista que se esqueceu da sua deontologia e dos últimos 30 anos para se aproveitar do seu estatuto e atacar o Sport Lisboa e Benfica. Sendo este gordão o últimos dos porcos a chafurdar na imundíce amnésica dos 30 anos passados. De caminho, continua a evocação a um homem que mudou o futebol português, para pior. Podia ser um génio táctico, mas baseou isso numa guerra e na institucionalização do ódio.

E o Sporting? O Sporting vai simplesmente a reboque de tudo o que aparece à frente, seguindo a retórica presidencial. Afinal, sempre há coisas que unem Sporting e Porto...

domingo, 22 de fevereiro de 2015

A formação e a deformação: Bernardo Silva e Filip Djuricic.

Bernardo Silva, o das nossas escolas e que pertence aquele grupo de putos que só querem dinheiro, "deu"  mais 3 pontos ao AS Monaco. Bem que enganámos os gajos! Só um louco iria pagar tanto dinheiro por um gajo que só vê dinheiro. Djuricic, o tal que custou 9M€ e joga na mesmíssima posição, não deu nada na Luz, quer ficar no Southampton. É nisto que eu critico a falta de aposta na formação. Não quero um 11 com miúdos da formação, só um idiota pode achar que é isso que nós, os que queremos mais formação, pensamos. Não! Porque fomos comprar Djuricic com Bernardo nos nossos quadros?! A verdade é que hoje podíamos ter, no cômputo geral deste negócio a nível financeiro, um total de 16M€ a mais na nossa conta. Assim temos apenas 7... Isto sim, nestes pequenos particulares, é gestão danosa. Porque gastamos dinheiro desnecessariamente num jogador que tem um equivalente melhor na nossa formação e porque coloca em causa todo o trabalho dos técnicos do futebol jovem. Perante o cenário habitual, os mesmos podem perguntar-se "para quê trabalhar com seriedade"? Se Bernardo joga da Champions e o Djuricic na Alemanha, num clube de 2ª linha, não vingou... Isto ilustra a minha crítica: tínhamos tão bom ou melhor entre nós e fomos despender milhões! 

Eu gosto muito de Bryan Cristante. Muito mesmo! Mas com o que João Teixeira mostrou na pré-época, havia mesmo necessidade de gastar 6M€ no italiano? E 5M€ em Samaris? Eu tinha gasto, no máximo, só num...  

Não é um 11 de miúdos da formação que se pretende. É dinheiro poupado e um plantel onde exista lugar para o bem que se trabalha no Seixal! 

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Não se esqueçam de ficar caladinhos quando JJ der a próxima entrevista ao Record

... ou for à redacção desse jornal receber alguma espécie de prémio! 

O Record tem presenteado os adeptos do futebol com algumas das mais facciosas capas de que há memória! Nos últimos tempos tem sido um fartote. Primeiro, os ataques a Artur Moraes e agora os assaltos de mão armada. Hoje, a capa é Top Secret. Ou seja, é mais uma campanha de descarado apoio ao Sporting ou trata-se de jornalismo de investigação. Porém, após leitura só vejo um CEO interessado em juntar BdC a LFV... Mas sugere-se sempre algo mais! 

Sempre fui muito crítico sobre a relação que o Benfica mantém com esse jornal e seu irmão, o Correio da Manhã. Muitos adoram criticar ambos jornais, mas esquecem-se que o diário generalista tem free pass na Luz e conta com o maior lambe-botas do universo benfiquista, Pedro Guerra, no seu canal. Os adeptos do Benfica adoram atacar o CM, mas negligenciam os factos. Esse jornal anda pela Luz como quer e faz directos antes dos nossos jogos em casa! Já o Record, também tanta vez atacado pelos adeptos, não raras as vezes conta com JJ em grande entrevista. 

Já muitos chamaram a atenção para a diferença de capas entre a de 6ª e a do dia seguinte à final ante o Sevilla. A isso junto um dado, escamoteado por toda a CS portuguesa: em Espanha os jornais referiram-se a Beto como faltoso nas grandes penalidades. Anthony Lopes, excelente keeper do Lyon, defendeu um penalty de Zlatan Ibrahimovic. Só que fez o mesmo que Beto e o lance foi repetido. Azares... mas sem arma na mão. O melhor do Sporting na Alemanha foi Patrício e fala-se em roubos. E no final da época, o que acontece se formos campeões? Jesus irá ser entrevistado e o jornal embolsará muito dinheiro por isso! 

Não sou apologista de blackouts e cortes, isso é do lado de lá da 2ª Circular, mas a ambos jornais apenas dispensaria o essencial na comunicação em vez de facilitismos que lhes rende muitos e bons euros em vendas. Por isso, quando nos chegar a próxima entrevista de Jesus ou de um jogador não se esqueçam de elogiar as palavras e a clareza, em vez de recriminar o essencial: chamar Jesus (ou outro qualquer ligado ao clube) de burro por dar tempo de antena ao jornal!

PS: Mais logo temos um jogo para ganhar e para deixar o FC Porto bastante pressionado para a visita ao Bessa. Não falo ainda em finais, pois ainda é cedo. Começo a falar nelas para... a semana! Hoje é o nosso último jogo do segundo terço de campeonato, logo iremos entrar na recta final para a próxima jornada. E logo com um FC Porto x Sporting CP, com a chance de ampliar vantagens e apontando para o golpe de misericórdia no SL Benfica x FC Porto. Estamos mais "descansados" e o Moreirense está com algumas ausências de peso (num clube pequeno as ausências são sempre mais notórias), logo não há desculpas. Só competência para vencer.  

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Sancidino: compensará o esforço?

Já todos lemos a odisseia de Sancidino nos últimos 8 meses. Foi um romance interessantíssimo, com todos os elementos para ter uma bem sucedida adaptação ao cinema: traições, suspense, gajas, um herói trágico e um velho sábio que ajuda o herói a reencontrar o caminho. Lindo, não?!

Há uns tempos, o Presidente afirmou que Danilo Pereira, belíssimo jogador e elogiado publicamente por Jesus, nunca poderia interessar ao nosso clube pela maneira como nos virou costas. Vários são os jogadores que no Benfica, quando chegam a um encruzilhada, optam por outros ares. Recordo outro bem sucedido caso: Mário Rui, actualmente com 23 anos, titularíssimo no Empoli, o actual 15º classificado em Itália. Era um dos mais promissores jogadores dos vice-campeões do Mundo de 2011 e um dos destaques da nossa formação. O que lhe aconteceu? Assim que pôde, zarpou rumo a Itália. Tem crescido, aos poucos, e hoje contabiliza o tempo equivalente a mais de 19 jogos completos à 23ª jornada duma Liga mais competitiva que a nossa. Na Holanda, nos sub20 do Twente joga Miguel Pinto, o nº 10 e titular indiscutível desse escalão de formação do clube do país tulipas. Foi do Benfica... Podemos falar de Bernardo Silva, André Gomes, Ivan Cavaleiro, Ronny, etc. Poderia destacar ainda Miguel Rosa, o já citado Danilo Pereira e David Simão. Todos são as estrelas da companhia nos seus clubes e admitidamente com qualidade para, pelo menos, estar um patamar acima nas suas carreiras. Mais: aquele argumento que diz que não existem bons valores formados na Luz fora do Benfica cai por terra e com estrondo! Há por aí bons valores a despontar e em equipas de qualidade...

O que há aqui em comum? Todos estes jogadores, quando confrontados, optaram por sair. Muitos optam, muitos se deixam levar. Sancidino foi o mais recente caso. Foi, diz, salvo por Luís Filipe Vieira. Mas o que andava ele a fazer pelo Reino Unido? Não arrancou daqui só para comer uma gaja certamente... Foi porque um empresário lhe prometeu um trial num bom clube britânico. Aqui a questão então é uma: ou andamos no Seixal a formar gente com muito mau carácter ou então jovens desprotegidos da pressão empresarial... 

Não é difícil: um jovem, ao ver as suas chances de subir à 1ª equipa, perante um convite do estrangeiro, com bom dinheiro até, o que faz? Opta pelo "mais vale um na mão do que dois a voar". Simples. Não há cá a história da ganância pura e simples. Não! Imaginem-se a vocês, na vossa empresa, ao notarem que as vossas chances de subir são entre o 0 e o diminuto, o que fariam perante o convite de uma outra empresa que vos dá a chance de progredir? Não há dúvidas, não? Ponham-se lá no lugar do Bernardo Silva. Devem existir poucos jogadores que amem mais o Benfica que ele. Mas perante a importância que tem no actual Mónaco, acham que ele queria ficar?! Que recusaria? Ivan Cavaleiro, na competitiva Liga Espanhola é titular no Deportivo. Perante as chances que JJ lhe dá a ele e outros da formação, quererá o quê no final da temporada? Pois... Ganancioso? Yeah, right!

Sancidino foi salvo por Vieira... Eu por mim diria que as coisas no trial não correram bem e o presidente, humanamente, resgatou-o. E se as coisas com o Celtic (creio) tivessem corrido bem? Se o tal clube tivesse mesmo querido o jogador? O final da história seria o mesmo? Perante uma oferta dos escoceses, o que faria Sancidino? O que faríamos nós, visto qual é o cenário da progressão dos nossos jovens? Vieira salvou um talento e ainda bem, digo eu! Mas este tipo de acção só ganha relevância se estivermos perante um Vieira que efectivamente acredita no jogador. Para que este e outros sintam que o Benfica é a sua casa. E que é aqui que vão triunfar. Que as portas estão abertas. Com isto não quer dizer que Sancidino tenha mesmo de chegar aos AA. Mas é um exemplo do que podem esperar do clube. É que são as efectivas oportunidades de chegar ao mais alto nível é que determinam o resultado de situações destas. E é por isso que Vieira gosta de dar a cara nas renovações: para lhes dar conforto no futuro! Mas isso não chega... É preciso que Jesus faça o mesmo com os nossos o que faz com os estrangeiros como dito... E isso separa os dois! Pois JJ ainda hoje disse que nem todos têm o que é preciso para jogar no Benfica. Mas muitos lá chegaram (pela mão do amadorense) que via-se à légua que pouco teriam para oferecer. E que nos nossos quadros há bem melhor...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Temos um correspondente no Brasil: Olhar sobre Airton

Uma nova rubrica. Connosco, Márcio Ferreira, amigo de longa data via blogues de futebol e facebook's desta vida. Juntou-nos a paixão pelo futebol e aceitou colaborar por aqui! Por vezes, o futebol brasileiro parece um pouco críptico e nós perdemos um pouco o rasto ao que lá se passa ou não temos a mesma visão. Para começar vai falar sobre Airton, trinco que passou cá em 2009/10 e que parecia promissor. Lembro-me do jogão que fez ante o FCP para a Taça da Liga, na final.  



O Airton hoje atua pelo Botafogo-RJ, após passagem apagada pelo Internacional-RS. Foi emprestado ao alvinegro para disputa da libertadores de 2014, onde a equipe Brasileira foi o lanterna da sua chave, ficando atrás de  Unión Española-CHI, San Lorenzo-ARG e Independiente del Valle-EQU.
Em pesquisa realizada pelo portal UOL Esporte em dezembro de 2014, Airton foi escolhido por outros jogadores, o segundo jogador mais violento do país. Suas constantes expulsões tem irritado os dirigentes e torcedores do Botafogo, sendo expulso em jogos importantes. 
O Jogador que vem sendo reserva neste início de Campeonato Carioca, foi titular do técnico Vagner Mancini na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando o Fogão não conseguiu se salvar e acabou rebaixado para a segunda divisão nacional.
Na minha opinião, ele não serve para os interesses do Benfica. Apesar de ter muita raça, isso de alguma forma se transforma em violência. É um jogador de altos e baixos, e nos últimos tempos vem mais prejudicando suas equipes do que ajudando. 

Por Márcio Ferreira

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Chiça... Que ninguém discute um cadinho de bola?!

Bom, após as faixas, os cortes de relações e vídeos de polémicas, a blogosfera continua a falar nisso. Até eu caí na esparrela de mandar umas postas de pescada sobre o assunto. É que à imagem dos programas desportivos de 2ª-feira à noite, eu juntei-me à horda de gente que pensa que vai debitar uma verdade ou uma visão que ainda ninguém teve. No entanto andamos (e eu também) na discussão sobre bola. Não é futebol, porque sobre futebol a sério poucos sabem. Muitos pensam saber. Eu é mais bola. 

Desde bem puto que acompanho o Benfica. A memória mais antiga? A final da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1988. Em casa, com o meu pai e amigos dele. Daí para a frente, era um choro "desabrido" cada vez que o Benfica não ganhava! Em 1993, o meu primeiro Caderno d'A Bola. Daí para cá, não falhei ano nenhum. Desde os meus 12/13 anos um passatempo: projectar plantéis e tácticas para o Benfica em qualquer caderno que me vinha às mãos. Ainda hoje o faço. Não resisto... Por isso, eu gosto mesmo é de bola. Sem tretas e sem chavões neo-modernos... Não preciso, consigo entender o que é o "bloco", as "linhas muito juntas", etc, etc. Não sei se já repararam, mas Jesus ou Mourinho nunca usam estes termos?!   

Então falando de bola: nos meus desenhos de caderno, escrevi o nome de Samaris como parte integrante do nosso plantel. É um jogador forte fisicamente, com bons pés e com passada larga. É o típico jogador grego: range o dente a jogar. Daí ter gostado dos gregos que passaram pelo Benfica, Katsouranis, Karagounis e Fyssas. Todos de sangue na guelra e com qualidade. Até Machairidis, que era fraquito, era raçudo. Mas não é um 6. Muitos dizem que está a evoluir. Mas chegados à 21ª jornada o que é facto é que o grego, titular indiscutível desde que chegou, ainda não é o trinco que deveria ser. E é disso que não gosto. A nível comparativo, o nº 6 de Porto, Casemiro, e Sporting, William, são mais fortes. No entanto, a dinâmica e talento do resto da equipa fazem a diferença. Outro facto importante: Andreas Samaris com o talento que tem, tem disfarçado bem. Inclusive tem feito alguns jogos de nível. Com um 1,90, a sua estampa permite muita coisa.

Em Moreira de Cónegos, quem jogará a 6? Essa é a incógnita. Amorim? Almeida? Cristante? É curioso: nenhum dos 4 jogadores focados é um trinco de raiz! Isto é demonstrativo de algum mau planeamento... Mas qualquer um deles pode jogar bem ali. Concordo quando se diz que é cedo para Rúben Amorim entrar a titular. Ainda para mais fora, num jogo difícil e num campo mais pequeno. Mais uns minutos e para semana, sim! Gosto muito de Cristante. Joga com o radar nos olhos e faz variações de flanco como ninguém! Mas ainda é jovem. Acho que o homem tem de ser André Almeida. É tecnicamente o menos evoluído, é o que tem menos potencial. Mas é polivalente, é muito competente e tacticamente muitíssimo disciplinado. Por isso dá impressão de nunca jogar mal. E é do que o Benfica precisa... É talvez o sucessor de Amorim (5 anos mais novo). Apesar do nosso 5 ser um jogador mais fino e tecnicamente melhor, ambos partilham polivalência, eficácia/eficiência e disciplina táctica. Neste momento, Almeida deve jogar porque fisicamente está melhor, pois a lesão de Amorim foi muito traumatizante e o ritmo ainda não será o desejável. 

Ao lado de Almeida? Pizzi. O transmontano deslumbrou ante o Leverkusen e daí para cá tem sido sempre a subir ao nível exibicional. E se com Talisca o meio campo fica muito desprotegido, com Pizzi, graças à alta rotatividade que ele coloca em campo, aliado à eficácia no passe, o Benfica fica melhor!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Je ne suis Sagres...

Ainda o tema do vídeo da Sagres. 

É, no mínimo curioso, o modo como muitos benfiquistas estão a reagir à publicidade feita pela conhecida marca de cerveja. Alguns afinam pelo tom mais leve, do gozo puro e duro. Outros, no entanto, apelidam os sportinguistas de hipócritas, pois não se importaram de gozar com Artur Moraes. 

Muitos escondem-se sob o adágio do "saber rir de nós é sinal de inteligência". E a isso eu digo: claro que sim! É mesmo. Mas aqui o caso é um pouco diferente: a Sagres é uma marca com responsabilidades, patrocina a FPF e tem tido sempre uma ligação próxima à Liga, tendo já o nosso campeonato sido denominado Liga Sagres.A marca foi, no mínimo, imprudente...

Mas o que está aqui em questão é o tom que muitos de nós usam para falar sobre o assunto. Entre o gozo e o "bem feita para não gozarem com o Artur" há de tudo. No entanto, é curioso: a esmagadora maioria dos benfiquistas não reagiu com, digamos, tanta inteligência às paródias sobre Artur, nem às parangonas dos jornais! Aliás, quando a SporTV gozou em off com Roberto e a Sagres fez o mesmo com o espanhol que fez com Patrício, não houve, digamos, inteligência. Mas sim indignação! Eu sou 100% apologista do não faças aos outros o que não queres que façam a ti. E se no Benfica não gostámos de ver os ataques a Roberto Jiménez e a Artur Moraes, não deveríamos reagir com hipocrisia a isto. 

O nosso futebol, e mentalidade em geral, está um pouco atrasada. E a reacção do Sporting é sinal disso. Lá fora isto seria um não-assunto. Cá não... Mas a irresponsabilidade estende-se à Sagres. Porque uma coisa é fazer-se humor com o futebol (vide a mestria das paródias de RAP a Paulo Bento e a de Luís Franco-Bastos a JJ ou BdC). E isso sim, ver os intervenientes a rir-se de si é inteligência. E é por aí que temos de ir... Agora uma marca com interesse directo é um pouco pior... E lá está, sublinho: quando foi com Artur ninguém achou a mesma piada.

Ah, só um apontamento: Foi Fernando Gomes que pressionou a Sagres a retirar o vídeo. O inequívoco Fernando Gomes...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Se fosse connosco, não gostava, mas o Karma está a dar goleada aos sportinguistas!

O Sporting, na semana que antecedeu o derby, usou e abusou da táctica de desestabilizar Artur Moraes. O mesmo fizeram os jornais, numa tentativa de explorar um filão noticioso. Porém, poucos lembraram que Rui Patrício também era um candidato ao balcão do estabelecimento comercial junto do estádio dos leões que serve alimentação de origem galinácea. Mesmo assim, a táctica foi clara: apostar nos nervos, não de aço, mas de plasticina de Artur Moraes. 

O que sucedeu? Artur até esteve bem em Alvalade, mas Patrício deu um gigantesco frango no jogo a seguir. E só não deu dois porque não calhou... É o karma. O mesmo karma que levou Mané a empatar nos descontos! E que levou os sportinguistas a festejos desmedidos. Do mesmo calibre dos do Benfica. E tão criticados pelos lagartos! Karma 2 * Sporting 0...

Hoje chegou ao conhecimento da campanha da Sagres, em que se destaca o lance infeliz de Patrício, aka Franguício (alcunha que não surge do nada). Se fosse com o Artur (ou um dos nossos) eu não gostava. Acho que um patrocinador pode pegar em muita coisa, menos nisto. É faccioso, no mínimo! Assim como foram as constantes campanhas na capa dos jornais! Não gostámos, pois não?! Não seria correcto apreciar isto. Mas... Karma 3 * Sporting 0!

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Quando meia dúzia de inconscientes tem razão e mais ninguém o admite.

Quando Talisca chegou ao Benfica, muitos franziram o nariz. Com razão, diga-se! O brasileiro pouco mostrou e pouco fez. Um médio macio e sem andamento para o futebol europeu. Claro que os que se consideram verdadeiros adeptos berraram logo: apoiem mas é! Como se questionar um jogador do Benfica é ser mau adepto... Nunca ouviram falar do Tribunal do 3º Anel, que já foi muito mais implacável que é hoje. Hoje em dia, o 3º Anel é tipo o Tribunal Penal Internacional, uns quantos até mandam umas sentenças, mas ninguém liga. Outros, a quem a sentença não convém, insulta o tribunal. Mas estou a desviar-me... 

Talisca, no primeiro terço de campeonato marcou vários golos. Claro que os tais berraram mais ainda: Co'quientão não é com Taliscas que vamos lá!" Esqueceram-se convenientemente que aquele "não era o mesmo Talisca". Agora era o Talisca 2º avançado! Um pouco diferente. E com Jesus sempre a protegê-lo e a falar em futuros milhões. Curiosa a conversa dele. Toca-lhe algum? Entretanto, sai Enzo. E Jesus começa a apostar em Talisca para ali, quando na pré-época se viu que o zuca era um 8 fraquinho. O que há que dizer é que não há problema nenhum em apontar isto. Não é não gostar do SLB, é apontar um facto. Só! Entretanto, outros dizem que Talisca precisa de tempo. Epah, não posso com este argumento. Então no Benfica, Janeiro é altura de experiências e de se dar tempo?! Claro que sim, aparentemente. Talisca tem é que jogar. Só porque J's quer! Mesmo que muitos vejam que não é grande ideia. Que otários... Entretanto, Pizzi andava a ser "trabalhado" para 8. E a aposta continua em Talisca. Whaaaat?! 

Em Alvalade, Jesus dá um golpe de rins. É inteligente e vê que o nosso meio campo é no match para o tridente do Sporting. Entre André Almeida. Já não é blasfémia Talisca ficar de fora do 11? E hoje Pizzi! Como diz Carlos Alberto no Benfiliado, Pizzi foi manipulado geneticamente por J's. Ou seja, parece claro que Talisca NÃO é um 8. Pode jogar por ali quando for um jogo fácil, ante uma equipa macia, mas para uma maratona, não dá. Mesmo! Agora nem tudo o que J's toca se transforma em ouro. Vide Melgarejo, Yannick e afins... 

Pizzi a 8 é um projecto que entusiasma (as declarações de J's sobre o Andebol dizem bem da ideia que ele tam para o transmontano). André Almeida é um 6 certinho. Samaris está a crescer. Cristante é um médio muitíssimo promissor, espero que J's não o desperdice. Rúben Amorim é o melhor centro campista do SLB actual. Neste panorama, que lugar tem Talisca no meio?! Já o disse: Jesus tem ali um diamante, mas sim como um 10 ou um 9,5. Espero que não o estrague por teimosia. Que não estrague a ele e a outros bons e promissores jogadores que temos, como Cristante!

PS: Sobre os lances polémicos de hoje. É moda pegar logo nas arbitragens dos nossos jogos. Como tal, cá vai e antes que o Setúbal corte relações connosco: o lance na área do Benfica, só após vários ângulos, é que admito que possa haver falta. Possa haver. E Ola John faz falta no 2º golo. Ponto!

PS2: No programa da SIC Notícias os comentadores estão de acordo em relação ao lance do Jardel: é muito difícil marcar um penalty na Luz aos 2 minutos. Mas também no Dragão e em Alvalade. Ou seja, não há cá colos... Também me parece que será por aí. Mas é grave quando não se admite que somos beneficiados. Que o fomos! Paciência!

Impressões ao início

É um Benfica diferente, mais na linha do que eu opinava. Ter Talisca a 8 é uma má ideia. Ter dois médios mais de contenção é sempre mais prudente. Agora se Pizzi já tem "estalo para isso, não sei. Mas não é tão suicida como ter Talisca ali. JJ que proteja o brasileiro, fazendo dele um 2º avançado de qualidade, que foi aí que ele se mostrou a sério!

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Comentando Jesus e Vieira: o que é merecido é devido! (e o blogue Leão da Estrela, onde se atesta a honra leonina)

A diferença que observo entre mim e muitos é uma: não me causa urticária admitir que estou enganado ou dizer que Vieira, presidente que não acho competente, se comporta com nível. Ontem Vieira deu um bofetadão a BdC. Aliás, já gostei mais do presidente do Sporting. Admiti, em tempos, que o líder do Sporting era uma lufada de ar fresco no panorama desportivo. Hoje em dia, é um mero labrego com manias de grandeza. Beligerante. Só, mais nada! Um mero tanso, que pensa que se gritar muito vai levar a dele avante! Não vai! Vieira já foi assim. Só queria populismo (ainda hoje, descai para isso). Protagonismo. Mas era diferente. Não insultava ninguém. Apenas anunciava coisas que não iria fazer. É mau, mas não insultava ninguém... 

Agora sobre o comportamento dos adeptos do SCP no derby e a tarja do "Sozinhos, mas honrados". O Sporting foi a bitch do FCP durante anos. ANOS! Recordo o blogue Leão da Estrela em 2010: Ora, sendo o Sporting, nos últimos anos (em particular depois da presidência de Dias da Cunha), parceiro político do FC Porto no futebol português, este caso confirma, mais uma vez, que estamos perante uma parceria espúria, pois destina-se, única e exclusivamente, a beneficiar o clube Pinto da Costa. Tem sido essa a missão histórica de muitos dos dirigentes do Sporting dos últimos anos: destruir um clube com 104 anos de existência, a maioria deles gloriosos, ajudando o FC Porto quando Pinto da Costa está em dificuldades. Esclarecedor, não? Honrados? Onde? Onde está a honra desse clube?! 

Sobre Jesus. Hoje JJ fez a apologia do treinador português. Detesto esta faceta do nosso técnico! Só diz isto porque faz parte da classe... Não está a elogiar a classe, está a auto-elogiar-se! Só... Porque não faz ele a apologia do jogador português? E será que JJ lançaria Jesus, o jogador, como fez Juca quando acreditou nele?! 

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Peço desculpa pelo interregno. E se há coisas para falarmos!

Antes de mais, tenho de pedir desculpa aos meus cerca de 7 leitores assíduos, mas não pude estar "presente" por motivos pessoais! Porém, cá estou. De volta... Para gáudio dos 7 e para desgosto de outros tantos cujo passatempo é tortura auto-inflingida de discordar de mim, mas não resistindo sem vir cá! A todos um enorme bem haja!

Bom, e na minha ausência muito se passou. Jogámos por duas vezes, o Sporting Clube de Portugal cortou relações com o Sport Lisboa e Benfica, assistimos a comportamentos verdadeiramente vergonhosos das claques dos dois clubes, a CM de Lisboa isentou o SLB de pagar quase 2M€, Amorim regressou, Marafona, pelo que se diz, interessa-nos e Gonçalo Guedes fez mais uma boa exibição para desgosto de muitos que começam a perder certos argumentos. Ah, afinal JJ segurou-o em Janeiro. Mas deve ser mais uma mentirinha de jornal, na já famosa cabala para nos prejudicar. Ufa, foi muita coisa. Muita mesmo!

Não vos irei massacrar ao fazer um texto sobre cada um dos pontos. Não me considero dono da verdade, como muitos supostos "verdadeiros". E já se escreveu tanto que não irei acrescentar muito mais, ao falar em "diferido" sobre os assuntos. Muito menos irei contribuir para a escala da violência verbal, como muitos não resistem. Assim, irei só tecer alguns considerandos rápidos sobre os assuntos acima.

- O jogo de Alvalade: Que mau Benfica. Muitos insistem na tese do pragmatismo. Eu não o vejo. Vejo, como já aqui o disse, uma manta muito curta. Jesus jogou mesmo, por muito que ele diga, para o pontinho. E a realidade é que não dá para mais o actual Benfica. O treinador, como disse e bem Carlos Daniel, leu bem o jogo de Alvalade: Talisca não é um 8, não formando com Samaris um dupla de nível suficiente para o combate com William, Adrien e Mário. Que por acaso são jogadores da formação. E agora vamos a factos: quanto custaram Talisca e Samaris ao Benfica? Quanto custou o trio do Sporting? É verdade: o Benfica vai na frente. Mas, especulando, qualquer um dos três tinha lugar no 11 do Benfica, convenhamos! Jesus foi prudente, meter André Almeida foi acertado, pois se não fosse assim a derrota era certa. E não perdemos graças a um Hail Mary! Isto não é o Benfica. E não o de Jesus certamente. Agora... não é motivo para a escandaleira feita pelos "eduardo barrosos" do comentarismo televisivo e escrito. Basta lembrar que o Sporting, na Luz, empatou graças a um frango de Artur, sem terem feito muito para conseguir o ponto. Se estou orgulhoso do Benfica de Alvalade? Não! Se continuarmos nessa rota, NÃO seremos campeões. 
- O jogo do Setúbal: Dois penalties bem marcados, acho. E Gonçalo Guedes a confirmar que é mais opção que Ola John (que tem muito para dar) ou que Sulejmani, que será bem vendido para a Rússia, diga-se. Apesar de ter qualidade, o Benfica tem de ser mais prudente em contratar estes estrangeiros. Tapam os tugas, estão sempre lesionados e pouco dão à equipa. 
- O corte de relações e as claques: parece unânime ao nível jornalístico que isto é mais um tiro de Bruno de Carvalho. Mas nos seus pés... É uma medida populista, de um indivíduo que vive apenas para a beligerância para se afirmar. Foi assim com PdC, ao insultá-lo ao nível pessoal, foi assim com Marco Silva, ao deixá-lo sozinho, perante os ataques de José Eduardo e na imprensa, é assim com os jogadores e agora é-o com Benfica. Soa mesmo que BdC estava à espera de uma desculpa para seguir esta via, esquecendo-se como muitos "Eduardos Barrosos" que as claques leoninas não são flor que se cheire. E do nosso lado, ao nível dos adeptos, vai existir escalada. Só isso. Temos de condenar os actos como o dos NN. Mas também os da JuveLeo. Também dos de Braga e os do FCP. E isso não resolve com cortes de relações. Resolve-se com os dirigentes a serem cúmplices da violência mas por omissão de actos. O que Benfica pode fazer? Primeiro: não deixar João Gabriel falar. Porque se ele é a voz do presidente, muito mal estamos. Se é a voz dele próprio e do que entende ser a linha de comunicação do clube pior estamos ainda. Segundo, o presidente do Benfica deveria, perante isto, ter pose de estadista e apelar aos benfiquistas para não responderem a provocações adversárias, ao mesmo que tempo que exorta os presidentes dos outros clubes a fazerem o mesmo. Agora tudo o que seja gozo com clubes adversários, provocações gratuitas ou situações de evidente desprezo por ser humano só porque este não é do nosso clube são de condenar. Agora... nem o Benfica se pode pronunciar de cada vez que isto acontece, nem o Sporting pode ter a memória tão curtinha por conveniência de posição. Pior: a conivência, pelo silêncio, da FPF, da Liga e do próprio Governo.
- A isenção da CML: não sei o que se passa. Li tudo muito na diagonal. Mas o que se me oferece dizer é que deveria ser o Benfica, perante uma lebre levantada pela sedenta CS, a esclarecer cabalmente o assunto, puxando à tona o Olival e outros casos que tais. Isto se o processo for todo transparente. É que se o Benfica não esclarecer tudo, juntamente com a CML, fica aquele cheiro a Olival no ar. E o Benfica não pode viver no mesmo saco... Ou não devia, mas muitos parecem nem se importar com isso!
- O regresso de Amorim: para mim com entrada directa para o 11. E em detrimento de Talisca. Espero que JJ não seja otário, continuando a fragilizar o miolo do Benfica, como fez em 2011, ao deixar Javi a solo no meio campo. Espero que não queime um talento como o de Talisca, que como segundo avançado marcou e marcou! Seria JJ criar no brasileiro um avançado de nível, pois ele tem o talento necessário para isso. Amorim é o jogador que faltava para nos dar tranquilidade ao meio. Com Samaris, o nosso miolo será mais forte e mais coeso. Espero que JJ não invente!
- Marafona: Honestamente, não sei quem é, a nível de qualidade. Sei que tem feito a carreira pela II Liga, esteva no ano passado no Marítimo e que se tem afirmado como titular indiscutível no Moreirense, uma das boas equipas da Liga. Acho que Artur não tem lugar no plantel da próxima temporada. E precisamos de um bom suplente para Júlio César. Um keeper com experiência na Liga, mas que não se importe muito com o banco. Quem? Muito se falou em Vagner, mas não vejo nada de mais nele e para mais tem partilhado a baliza com Kiesczek. Salin, do Marítimo, tem qualidade. Ou então Adriano do Gil Vicente. De resto, não vejo muito mais na nossa liga. Mas sim, um keeper de perfil discreto para fazer um/dois anos como suplente de Júlio César para ir lançando Bruno Varela, excelente guarda-redes, para a baliza. 
- Gonçalo Guedes: será criminoso se Jesus não fizer dele o que fez com Di María, Coentrão ou outros. Criminoso e lesivo do trabalho que os miúdos e técnicos da formação desenvolvem! Era só...

Adenda: Parece que o SLB desmentiu o interesse em Marafona. Fez bem, assim evita-se cortes de relações com o Moreirense e estabelecem-se prioridades ao nível comunicacional. Ou então parafraseando alguns, "era só o que faltava o Benfica desmentir todas as notícias da imprensa". Por outro lado, Gonçalo Guedes rescindiu com o empresário e passou para Jorge Mendes. O tal que era inimigo do Benfica...
Adenda 2: Muito bem Vieira em Leiria!

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Depois de apoiarmos para a Liga um homem que foi publicamente insultado na Luz...

... falta apoiar Proença, um tipo que nos roubou constantemente. Não dá para apoiar alguém acima de qualquer suspeita?

Obviamente, que iremos ver a maioria a defender a opção Proença, como o caminho para a continuada salvação do futebol português. Seguido de insultos aquele que enfiou um valente selo na tromba de um indivíduo que se fartou de prejudicar o Benfica. Não defendo a violência, muito menos deste tipo. Esse acto foi indesculpável. Mas não será uma pequena traição também se isto se confirmar. É que já me bastou ver o apoio a um corrupto, a um gordo seboso e agora a um árbitro que nos prejudicou e muito!

Quanto ao resto, força Artur!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O que esperar enquanto se espera (pelo derby)

Ontem afirmei: espero que não apareça ninguém do Benfica a ser entrevistado pel' O Jogo. Hoje indago-me: o que faz o Pedro Guerra, um dos mais lambe-botas e asquerosos comentadores da nossa praça, na CMTV. Das duas, uma: ou PdC ofereceu mesmo contrato a JJ ou o CM mente. Bom, se o CM mente, não está na altura deste jornal ter acesso mais curto ao Benfica? É que esse jornal continua a ser favorecido, nomeadamente nos jogos em casa! E a minha pergunta é porquê?  

A questão com que acabo o parágrafo anterior é pertinente. O benfiquista, o verdadeiro, agarra-se aos jornais quando a notícia é favorável. Mas quando é prejudicial (potencialmente) é tudo mentira, tudo para nos desestabilizar! "Carradas" de benfiquistas se insurgem contra o CM de hoje, insinuam que é tudo mentira, que é uma cabala dos portistas, etc, etc. Ser benfiquista assim é facílimo. Se ganhamos, é tudo uma festa. É uma superioridade total, é basófia, é foguetes, tudo! Se perdermos, a culpa é dos jornais e do Sistema. Fomos prejudicados e acabou!

Ser benfiquista é olhar também aos factos! E não nos esquecermos: vamos na frente. Mas isso não significa basófia! Significa que existem 17 equipas que nos desejam vencer. Porque isso significa vencer o 1º. E existem mais 2 equipas que querem, legitimamente, o nosso lugar. E como tal temos de nos portar de acordo no Domingo. Temos de ser líderes e não podemos entrar em Alvalade como entrámos em Paços de Ferreira: sem vontade, sem sangue na guelra.

Anda tudo muito preocupado com os jornais e com os comentadores. Mal! Só porque damos e flanco e porque não temos confiança é que ligamos a isso. Pois se os comentadores e os jornais não cheirassem fraqueza não atacavam. Até gente que é lambe-botas (bem conhecida desses facebookes) reconhece outro tipo de lambebotismo. It takes one to know one!

Por fim, Artur. O brasileiro é fraco guarda-redes. É capaz do melhor, mas faz o pior constantemente. Não tem arcaboiço psicológico para o Benfica. Ponto. No entanto... é com ele que teremos de ganhar em Alvalade. Por isso, ele tem de por atrás das costas o medo. Tem de ser homenzinho e saber o que anda a fazer. Afinal, está em fim de contrato. E se ainda sonha com a renovação, não concordo com ela, tem de merecer. Se quer um bom contrato noutro lado, este é o palco!

Por fim, novamente, fezada em Salvio... 

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Agora só espero que ninguém do Benfica conceda uma extensa entrevista ao jornal O Jogo

O Benfica desmentiu as exigências salariais de Jesus. Fez bem, desmascarou esta notícia "plantada", sabe-se lá qual o intuito. Ainda assim, isto só acontece pela abertura de flanco feita por JJ e Jorge Mendes. Agora só espero que não apareça ninguém do Benfica a dar uma extensa entrevista a este jornal, como JJ faz com o Record...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Deixem-me falar agora sobre JJ & Jorge Mendes

Antes demais, creio não ser negativo falar sobre as palavras do técnico, quer em blogues, quer no Facebook. Desde que seja no nosso seio, falar sobre Jesus não prejudica ninguém, nem alimenta polémicas. Já li a opinião de muita gente e só discordo em absoluto com os que dizem que se alimentamos isto estamos a prejudicar o nosso clube. Falar sobre o Benfica NÃO faz mal a ninguém. Benfiquistas a falar sobre o Benfica é salutar. E mai'nada! 

Como disse, li a opinião de muitos e os adeptos dividem-se, mas convergindo numa coisa: o timing foi péssimo. E eu acho mesmo. Mas sobre o assunto, cá vai: 
Mais uma vez, Jesus abre o flanco. Creio ser irrelevante entendermos as palavras dele como pressão ou não. Inocentes ou não. Nas vésperas de um clássico de máxima importância, Jesus deixa espaço para falatório dos jornais. Em vez de se discutir as palavras propriamente ditas do técnico, deve-se recriminar o timing e o assunto levantado. Os adeptos que aparecem a insultar outros que discutem o assunto devem ter um pouco mais de pudor, pois JJ não é perfeito e tem culpas no cartório. E deviam indagar se Vieira chamou o funcionário Jorge Jesus ao gabinete para passar um valente raspanete ao indivíduo. Muitos adoram bater no peito e dizer que o Benfica não é dirigido de fora para dentro. Pois esses deveriam exigir isso, que o Presidente puxe dos galões e ponha JJ no devido lugar! E sublinho: pouco interessa se JJ pressionou o SLB, se a história dos maiores clubes é verdadeira. Aqui, o relevante é que o ego do técnico levou a melhor. Mais uma vez... Devia ter estado calado. Ou não falava ou falava sobre o jogo. Ponto! O mesmo se aplica a Jorge Mendes. E Vieira deveria/deverá agarrar no telefone e dar uma palavrinha ao empresário, que tem roda livre na Luz. Comprovadamente!

A conversa d'O Jogo durante o dia de hoje tem duas leituras possíveis: ou é verdade, pois o ego inflado de Jesus dá para estas coisas, não qual a admiração. E isto entronca no parágrafo anterior. Por Vieira ceder a tudo, é que ninguém se pode admirar se existir fundo de verdade nisto. Por outro lado, pode ser pura invenção. Também não custa a acreditar. O problema é que O Jogo "desenterra" isto à boleia das palavras a destempo de Jesus e Mendes! Either way, este assunto deve-se estou convencido porque abrimos o flanco. E isso acontece vezes demais. Jesus abre muito a boca, e com uma CS sedenta de vender admiramo-nos deste corropio. Não pode ser. 

Agora as palavras de Mendes: é inadmissível esta conversa, em vésperas do clássico. É pressionar o clube! E é deixar os adeptos daquele que o seu clube intranquilos. É dizer "se não o querem, há quem queira"! Que Jorge Mendes queira ganhar dinheiro com JJ, óptimo. É um profissional. Mas, como alguém disse, por muito menos Mourinho foi corrido da Luz. Só que Mourinho na altura não tinha o ascendente sobre Vieira. E este não tem coragem. Mais: Vieira cede ao populismo. Cedeu na altura, usando as exigências (acertadas) de "Mou" para ir buscar alguém querido na massa associativa, Toni. E hoje não põe JJ no sítio porque o técnico tem o apoio popular. Só isso!      

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Russos e brasileiros e perguntas que ficam...

Epah, às vezes uma pessoa olha para as notícias e fica intrigada... Naturalmente que para alguns isso não é digno de verdadeiro benfiquista. O adepto ideal é aquele que pura simplesmente paga, diz carrega Benfica e pronto. Pelo meio, um amén a tudo o que é feito, sem questões. Mas ao olhar os factos não consigo evitar questões. Claro que não estou por dentro, daí questionar. Mas os que não questionam também não estão lá... Ponto! Uma chatice, dá-me para pensar, o que hei-de fazer!?

Então o Benfica B, que vinha a fazer uma boa campanha, tem sido delapidado, com constantes saídas. Lógico que assim os jogadores não crescem no clube. Mas por outro lado, ganham traquejo. É bom, não? Depois, temos aqueles que colocam pouca ou nenhuma fé neste escalão. E porquê? Porque os jogadores apresentam inexperiência. Imagine-se! É óbvio. São putos! Queriam o quê? E os melhores são emprestados. É claro que os que ficam sentem mais dificuldades. Obviamente que para os miúdos vindos do lá de lá do Atlântico há sempre mais uma chance a dar... 

Os negócios de ontem. Vitali Lystov, Carlos David e Flávio Silva. Tudo com 18 anos. Porquê?! Então mandamos os nossos embora e trazemos de fora para a B? E estes? São para dar o salto? Têm potencial? São fruto de prospecção, é o quê? Ninguém sabe... Segundo uns, nem interessa. Ainda neste negócio: Flávio Silva a título definitivo. Lystov com opção de compra e Carlos David... não? Mas estes jogadores são para encher chouriços? São meros reforços para Hélder Cristóvão, sem chances de almejar a algo mais? É tudo nebulado, sem explicações e sem, aparentemente, estratégia.

Entretanto, continua a delapidação. Dolly Menga. Vai para Braga, essa fabuloso aliado do Benfica. Depois de Djavan ter ido parar ao Axa sem se perceber bem. E sem que muitos sequer se interrogassem (que chatice, lá está). Agora, mais um produto da, ahem, prospecção a viajar lá para cima. Sem justificação, sem lógica... Obviamente, que haverá uma estratégia, pensarão muitos. Eu acho que não! Não por não confiar em Vieira (e não confio), antes é pelo passado do presidente nestes assuntos. Em 12/13 anos de "vieirismo" nunca houve uma política desportiva sólida. E o que existe hoje assente só na capacidade de Jesus...

Outra: depois muita gente se admira que os miúdos não fiquem propriamente entusiasmados quando lhes oferecem um contrato profissional. Rui Fonte, o tal que foi promovido, melhor marcador da II Liga e com 24 anos (sem experiência e maturidade portanto) vai para o Belenenses! O  quê? Quem? Porquê? Tudo bem dizem muitos! Eles sabem o que fazem...

A questão: a aposta na formação? É só para enganar os tolos? É criar jogadores para os outros aproveitarem, enquanto fazem os benfiquistas acreditar que andamos a enganar os clubes estrangeiros. Se a aposta é transformar o Seixal numa academia aberta onde se formam jogadores para fora, óptimo. Mas admitam isso, sff.

PS: Hernâni: um bom produto saído do excelente Vitória que se escapa. Não é sul americano. Uma pena... 




segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Na jornada antes do derby nada de novo...

... não ser que podíamos ter 9 pontos de avanço sobre o Porto. Mas não temos. É a dura realidade. Tinha sido um rude golpe ao nível anímico. No entanto, isso já passou e a realidade é que temos "apenas" 6 pontos. E o FCP fez questão de brindar os nossos carrascos com 5 golos para não existirem dúvidas. Acho de mau gosto falarem que o Paços abriu as pernas. Deslumbraram-se. E os castores jogam futebol positivo, não foram com o autocarro. Assim, como não o fizeram há 8 dias. E os portistas poderiam dizer o mesmo do Boavista que arrancou um ponto no Dragão e na Luz levou 3 e podia ter levado bem mais. 

Creio que esta jornada também provou outra coisa: as arbitragens continuam em péssimo plano... Na Luz, para o Benfica, dois penalties por marcar e um mal marcado. Em Arouca, ao que consta, um por assinalar contra o Sporting. E se não tinha pudor em afirmar que no 1/3 de campeonato as arbitragens nos tinha sido simpáticas, neste momento, e de algumas jornadas para cá, as coisas têm mudado de que maneira! Se calhar deveríamos "chorar" mais um bocadinho...

Júlio César. Óbvio que temos de acreditar em Artur e blá, blá. Até porque não temos outro remédio... O que me parece preocupante é termos um guardião que não nos oferece a garantia necessária de, quando chamada, ficarmos com a baliza bem entregue. Pode ser que Júlio César recupere... Senão, que Artur "engate"! 

Por fim, o derby. O jogo dos jogos. A verdade é que o Sporting será sempre o rival do meu Benfica. Será "o" adversário e este será sempre "o" jogo. Não há cá Porto ou outro qualquer... É o Sporting. E se este Sporting merece respeito. Muitos descartaram os leões. Outros adoram tirar de esforço do Sporting, adoram gozar. Aliás, é o recorrente em largas franjas de adeptos: o desprezo pelo adversário, aliando-o a gozo. Não o devemos fazer. Primeiro, porque não é digno do nosso nome; segundo, porque Marco Silva, com pouco tem feito muito!  Mas pelo que vejo, pelo Facebook e blogues, é sempre o mesmo: gozo com o Sporting. Não sei o que se passou connosco para ficarmos assim. Nem os banhos de água fria que constantemente levamos nos curam...

O Sporting x Benfica não é decisivo, mas é importantíssimo. Ao nível anímico, pois será, se vencermos, o "limpar" de vez do trauma do móvel. E porque é uma das mais difíceis deslocações que ficará para trás. Ao nível das decisões em si, desmotivará em muito o FCP e riscamos de vez os leões da corrida ao título. Se vencermos, damos um passo decisivo. Se perdermos as contas do título ficam completamente embrulhadas e fica tudo em aberto. É simples. O que está em jogo é mesmo isto. Reunirmos as condições para entrarmos no último terço da liga com tranquilidade ou debaixo de pressão, na frente é certo, mas debaixo de pressão. Porque se é verdade que candeia à frente alumia duas vezes, não deixa também de o ser que uma coisa é ganhar avanço de três outra coisa é termos tido a chance de ter 9 e ir desbarantando isso até aos 3... 

Por isso é preciso muita força para Alvalade. É um adversário motivado, que quer reentrar na corrida ao título. É preciso coragem e alma, temos mesmo de querer mais que eles. E eles vão querer muito!   




Convergências com gente assim?


"Em 1995, o Benfica tinha caviar e ficou a 25 pontos [n.d.r.: Manuel José orientou a equipa em 1996 e ficou a 27 pontos do primeiro classificado]. Com um tremoço ou meio tremoço, pagamos o marisco todo e ainda nos sobra para o champanhe", afirmou Lopetegui em conferência de imprensa"


Além de ser mentiroso, Lopetegui sabe encarnar bem o papel de moço de fretes! Para quem começou cheio de elegâncias, já aprendeu a cantilena. Pior: sabemos bem ao mandado de quem. A paz está perto do fim. Veremos quem perde...