sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Peço desculpa pelo interregno. E se há coisas para falarmos!

Antes de mais, tenho de pedir desculpa aos meus cerca de 7 leitores assíduos, mas não pude estar "presente" por motivos pessoais! Porém, cá estou. De volta... Para gáudio dos 7 e para desgosto de outros tantos cujo passatempo é tortura auto-inflingida de discordar de mim, mas não resistindo sem vir cá! A todos um enorme bem haja!

Bom, e na minha ausência muito se passou. Jogámos por duas vezes, o Sporting Clube de Portugal cortou relações com o Sport Lisboa e Benfica, assistimos a comportamentos verdadeiramente vergonhosos das claques dos dois clubes, a CM de Lisboa isentou o SLB de pagar quase 2M€, Amorim regressou, Marafona, pelo que se diz, interessa-nos e Gonçalo Guedes fez mais uma boa exibição para desgosto de muitos que começam a perder certos argumentos. Ah, afinal JJ segurou-o em Janeiro. Mas deve ser mais uma mentirinha de jornal, na já famosa cabala para nos prejudicar. Ufa, foi muita coisa. Muita mesmo!

Não vos irei massacrar ao fazer um texto sobre cada um dos pontos. Não me considero dono da verdade, como muitos supostos "verdadeiros". E já se escreveu tanto que não irei acrescentar muito mais, ao falar em "diferido" sobre os assuntos. Muito menos irei contribuir para a escala da violência verbal, como muitos não resistem. Assim, irei só tecer alguns considerandos rápidos sobre os assuntos acima.

- O jogo de Alvalade: Que mau Benfica. Muitos insistem na tese do pragmatismo. Eu não o vejo. Vejo, como já aqui o disse, uma manta muito curta. Jesus jogou mesmo, por muito que ele diga, para o pontinho. E a realidade é que não dá para mais o actual Benfica. O treinador, como disse e bem Carlos Daniel, leu bem o jogo de Alvalade: Talisca não é um 8, não formando com Samaris um dupla de nível suficiente para o combate com William, Adrien e Mário. Que por acaso são jogadores da formação. E agora vamos a factos: quanto custaram Talisca e Samaris ao Benfica? Quanto custou o trio do Sporting? É verdade: o Benfica vai na frente. Mas, especulando, qualquer um dos três tinha lugar no 11 do Benfica, convenhamos! Jesus foi prudente, meter André Almeida foi acertado, pois se não fosse assim a derrota era certa. E não perdemos graças a um Hail Mary! Isto não é o Benfica. E não o de Jesus certamente. Agora... não é motivo para a escandaleira feita pelos "eduardo barrosos" do comentarismo televisivo e escrito. Basta lembrar que o Sporting, na Luz, empatou graças a um frango de Artur, sem terem feito muito para conseguir o ponto. Se estou orgulhoso do Benfica de Alvalade? Não! Se continuarmos nessa rota, NÃO seremos campeões. 
- O jogo do Setúbal: Dois penalties bem marcados, acho. E Gonçalo Guedes a confirmar que é mais opção que Ola John (que tem muito para dar) ou que Sulejmani, que será bem vendido para a Rússia, diga-se. Apesar de ter qualidade, o Benfica tem de ser mais prudente em contratar estes estrangeiros. Tapam os tugas, estão sempre lesionados e pouco dão à equipa. 
- O corte de relações e as claques: parece unânime ao nível jornalístico que isto é mais um tiro de Bruno de Carvalho. Mas nos seus pés... É uma medida populista, de um indivíduo que vive apenas para a beligerância para se afirmar. Foi assim com PdC, ao insultá-lo ao nível pessoal, foi assim com Marco Silva, ao deixá-lo sozinho, perante os ataques de José Eduardo e na imprensa, é assim com os jogadores e agora é-o com Benfica. Soa mesmo que BdC estava à espera de uma desculpa para seguir esta via, esquecendo-se como muitos "Eduardos Barrosos" que as claques leoninas não são flor que se cheire. E do nosso lado, ao nível dos adeptos, vai existir escalada. Só isso. Temos de condenar os actos como o dos NN. Mas também os da JuveLeo. Também dos de Braga e os do FCP. E isso não resolve com cortes de relações. Resolve-se com os dirigentes a serem cúmplices da violência mas por omissão de actos. O que Benfica pode fazer? Primeiro: não deixar João Gabriel falar. Porque se ele é a voz do presidente, muito mal estamos. Se é a voz dele próprio e do que entende ser a linha de comunicação do clube pior estamos ainda. Segundo, o presidente do Benfica deveria, perante isto, ter pose de estadista e apelar aos benfiquistas para não responderem a provocações adversárias, ao mesmo que tempo que exorta os presidentes dos outros clubes a fazerem o mesmo. Agora tudo o que seja gozo com clubes adversários, provocações gratuitas ou situações de evidente desprezo por ser humano só porque este não é do nosso clube são de condenar. Agora... nem o Benfica se pode pronunciar de cada vez que isto acontece, nem o Sporting pode ter a memória tão curtinha por conveniência de posição. Pior: a conivência, pelo silêncio, da FPF, da Liga e do próprio Governo.
- A isenção da CML: não sei o que se passa. Li tudo muito na diagonal. Mas o que se me oferece dizer é que deveria ser o Benfica, perante uma lebre levantada pela sedenta CS, a esclarecer cabalmente o assunto, puxando à tona o Olival e outros casos que tais. Isto se o processo for todo transparente. É que se o Benfica não esclarecer tudo, juntamente com a CML, fica aquele cheiro a Olival no ar. E o Benfica não pode viver no mesmo saco... Ou não devia, mas muitos parecem nem se importar com isso!
- O regresso de Amorim: para mim com entrada directa para o 11. E em detrimento de Talisca. Espero que JJ não seja otário, continuando a fragilizar o miolo do Benfica, como fez em 2011, ao deixar Javi a solo no meio campo. Espero que não queime um talento como o de Talisca, que como segundo avançado marcou e marcou! Seria JJ criar no brasileiro um avançado de nível, pois ele tem o talento necessário para isso. Amorim é o jogador que faltava para nos dar tranquilidade ao meio. Com Samaris, o nosso miolo será mais forte e mais coeso. Espero que JJ não invente!
- Marafona: Honestamente, não sei quem é, a nível de qualidade. Sei que tem feito a carreira pela II Liga, esteva no ano passado no Marítimo e que se tem afirmado como titular indiscutível no Moreirense, uma das boas equipas da Liga. Acho que Artur não tem lugar no plantel da próxima temporada. E precisamos de um bom suplente para Júlio César. Um keeper com experiência na Liga, mas que não se importe muito com o banco. Quem? Muito se falou em Vagner, mas não vejo nada de mais nele e para mais tem partilhado a baliza com Kiesczek. Salin, do Marítimo, tem qualidade. Ou então Adriano do Gil Vicente. De resto, não vejo muito mais na nossa liga. Mas sim, um keeper de perfil discreto para fazer um/dois anos como suplente de Júlio César para ir lançando Bruno Varela, excelente guarda-redes, para a baliza. 
- Gonçalo Guedes: será criminoso se Jesus não fizer dele o que fez com Di María, Coentrão ou outros. Criminoso e lesivo do trabalho que os miúdos e técnicos da formação desenvolvem! Era só...

Adenda: Parece que o SLB desmentiu o interesse em Marafona. Fez bem, assim evita-se cortes de relações com o Moreirense e estabelecem-se prioridades ao nível comunicacional. Ou então parafraseando alguns, "era só o que faltava o Benfica desmentir todas as notícias da imprensa". Por outro lado, Gonçalo Guedes rescindiu com o empresário e passou para Jorge Mendes. O tal que era inimigo do Benfica...
Adenda 2: Muito bem Vieira em Leiria!

0 comentários:

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.