quinta-feira, 18 de junho de 2015

Podemos parar de comprar jogadores ao quilo?

Umas das coisas que sempre me intrigou no Benfica de Vieira e Jesus foi a constante atracção pela compra de jogadores ao quilo. À bruta mesmo! Todos os anos chegavam à Luz camionetas de jogadores que todos sabíamos que não iam dar em nada. Ainda assim, os idólatras do treinador diziam que ele é que sabia, que ele ia valorizar, que eram todos precisos. Hoje, esses idólatas o que dirão? Os insofismáveis de Vieira dizem que é um... modelo de negócio. Só mesmo para rir. Modelo de quê? Comprar por atacado a ver quem dá jogador em 20 atletas? E depois existem os que afirmam que estes jogadores são mercadoria para facilitar negócios. Mas que negócios foram facilitados? Nenhum...
Agora com Rui Vitória, espero que isto acabe! Mas temo que não seja bem assim! Ederson, Diego, Hassan, Pelé, Dálcio, Murillo, Marçal, Taarabt e Carcela já estão (ao que consta) adquiridos. Falamos de 9 jogadores e nota-se que nem todos terão lugar e apenas um poderá seguir para a B. Ou seja, o atacado parece continuar.  
Assim, temos: Luis Felipe ( Paysandu), Gianni Rodríguez (Peñarol), Steven Vitória (Philadelphia Union), Jorge Rojas (Gimnasia La Plata), Juan San Martín (Central Español). Este grupo de jogadores não representa um problema imediato, os contratos de empréstimo ainda estão longe do fim. Depois há Guzzo, Sidnei, Cavaleiro, Hélder Costa, Fariña, Bebé, Fábio Cardoso, Rui Fonte, Nélson Oliveira, Yannick, Rochinha, Djuricic, Candeias, Harramiz, Lolo e Friesenbichler. Pelo meio, resolveram-se as situações de Airton, Rúben Pinto e Bruno Gaspar. Ou seja, temos ainda 20 jogadores em empréstimo, com os evidentes encargos que isso representa. E aos que falam em modelo de negócio, desculpem, está a falhar-me qual o modelo e qual a rentabilidade que tiramos destes empréstimos. Até agora, só retirámos de um. Sabem qual? Bruno Gaspar permitiu não pagar a cláusula de Rui Vitória. Só isso, poupámos... 1 milhão! Fracasso total neste particular. 
E o que poderemos aproveitar? Pouco. Só Ivan Cavaleiro tem mercado, graças à excelente temporada que fez. O Depor quer manter Sidnei e dá 1,5M€ pelo jogador. O resto... Um deserto. Nem Djuricic convenceu o Southampton. O resto só se mais alguém quiser renovar empréstimos. A recuperar, a meu ver, Guzzo, Cardoso, Cavaleiro e, talvez, Djuricic e Fariña. E mesmo estes nem todos teriam lugar no plantel, só 2/3 caberiam.
Ou seja, o cenário é mau. A nível qualitativo as coisas não são famosas e o dinheiro gasto dificilmente terá retorno e muito foi gasto... Em transferências e ordenados. E se a estes juntarmos os já contratados este ano, tudo somado dá que o Benfica tem 3 plantéis. E isto em tempo de contenção... 
É tempo do Benfica cortar nestes excessos. Em jogadores sem qualidade e em miúdos que não são melhores que os nossos saídos da B. A meu ver, empréstimos, poucos. Reduzido a miúdos saídos da B cujo potencial seja reconhecido e precisem de jogar a outro nível para evoluir. Exemplo: Fábio Cardoso e a excelente temporada no Paços de Ferreira. Eventualmente um ou outro jogador jovem contratado e dar preferência à nossa Liga. 
Neste início de temporada, Rui Vitória tem de por ordem nisto, bem como Hélder Cristóvão. Escolher uns 50 jogadores para as equipas A e B e "deitar fora" a grande maioria dos excedentes, vendê-los a qualquer preço, para que deixem de ser encargo. E de premeio mudar esta abusiva política. É que os ordenados da maior parte dos jogadores referidos podem estar a ser pagos pelos clubes receptores. Mas ão sabemos em que percentagem. Mas certamente que houve custos em transferências, ordenados e prémios. E se tivéssemos poupado milhões em tanto jogador "duvidoso" podíamos tê-los aplicado em um ou dois de grande qualidade... 

11 comentários:

Anónimo disse...

"Falamos de 9 jogadores e nota-se que nem todos terão lugar e apenas um poderá seguir para a B. Ou seja, o atacado parece continuar. "

Então mas as boas opções não eram todas da "estrutura" e as más todas do JJ?

Red Army Officer disse...

Onde é que isso está escrito? Falei no Benfica de Vieira e Jesus... E noto que a tendência ainda não acabou...

J.P. Gonçalves disse...

Devemos andar ainda perto dos 100 jogadores com contrato, não?
E concordo. Os sinais são de mais do mesmo. O pacote Rio Ave, que se calhar tem ligações a Espanha 😊, mais os do Belenenses e um ou outro vindo do Nacional, provam-no.

Unknown disse...

Ainda ontem escrevi sobre isto...

http://boladecautchu.blogspot.pt/2015/06/mas-ninguem-fala-destes.html?m=1

Mas parece que destes ninguém fala...

Hugo Barreiros

Anónimo disse...

Oficialmente estão confirmados 3 jogadores, que são o Carcela, o Taarabt e o Murillo e entretanto já saíram mais que 3.

Se vamos pelo que é escrito nos jornais já chegaram 50 reforços, mas há benfiquistas que adoram fazer parte do circo montado pelos jornais desportivos.

Red Army Officer disse...

Obviamente que o meu amigo é um benfiquista a 100%... Porém, basta extrapolarmos pelo passado recente do clube, onde certamente a política era a mesma! Portanto, as notícias vindas a público, apesar n ão terem sido confirmadas pelo Benfica, já o foram pelo Rio Ave... E aqui ng vai pelo jornal, apenas vamos vendo o que se vai passando, só isso. Ou os jornais só falam a verdade quando convém? Ab

joão carlos disse...

alem das compras por atacado o que me faz confusão é esta politica de um ano só se compram brasileiros, no outro só argentinos, no outro só servios e agora parece que viramos para os marroquinos.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

A recolha de elementos do bola de catchu é arrepiante 61!!! jogadores, isto é tão doido mas tão doido... que cena do demónio,

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Só uma adenda se neste jogadores o Benfica perder em média 1 milhão (entre prémios de assinatura, comissões, ordenados, e tudo o que está em volta destas operações) de euros dá 60!!!!!!!!!!!!!!!!! milhões de euros... mas se calhar até é mais... enfim...

Anónimo disse...

O Rio Ave confirmou o Dálcio? Já vi que o que interessa não é a realidade mas fazer o coro na silly season, portanto nada mais há a acrescentar.

Red Army Officer disse...

O Dálcio? O Rio Ave?? LOL
Aqui não se faz coro de nada, vou acompanhando o que se passa e tentando filtrar o que é real ou não. E se me enganar, tenho aqui um púlpito para o admitir. Já o amigo prefere insistir em cabalas jornalísticas. E quando se engana.... Fará o mesmo? Nada mais a acrescentar.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.