quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

As importantes palavras de César Brito

"O Benfica tem de ganhar alguma coisa esta época. Esta vitória vem moralizar a equipa e os jogadores, mas também é verdade que é muito cedo para pensar no título. No entanto, é uma vitória importante e que permite encarar o futuro com otimismo. O Benfica não pode mexer muito nesta equipa, se o fizer vai ter problemas. Se conseguir manter a equipa, acredito que pode vencer o Campeonato, a Taça de Portugal e a Taça da Liga."- César Brito

César Brito faz parte daquela geração de planteis do Benfica com os quais comecei a ver a equipa mais a sério. Apesar das minhas recordações irem mais atrás, sendo que a primeira vai à final com o PSV, César Brito é uma das referências das minhas memórias mais nítidas, onde começava a perceber o jogo e a utilidade do avançado. Nunca foi craque, mas era um utilitário. Sendo certo que a coroa de glória foram os golos nas Antas, não deixa de ser verdade que foram 10 anos ligados ao Benfica e isso é significativo. 

Brito, do alto da sabedoria de quem ganhou 4 campeonatos com a camisola do Benfica, afirma exactamente aquilo que eu penso: é mesmo muito cedo. Cedo para festejos! Mas cedo para basófias e para altares e hossanas aos responsáveis. É  uma altura de trabalho e muitos começam a esquecer-se dos dissabores que sofremos não há muito tempo... 

Por outro lado, há uma questão mais importante: o factor mercado de Inverno! Não podemos estar a fiar-nos de que Jesus resolve tudo com as famosas adaptações. Até porque isso tem de ser a excepção e não a regra... Num clube como o SLB não se pode trabalhar nessa base constantemente. Ou seja, Vieira, neste momento, tem de resistir ao limite a qualquer venda. Só, e somente, cláusulas. E mesmo assim, o Benfica tem de dar tudo por tudo para convencer os jogadores mais cobiçados a ficar. No caso Enzo. Mas também Gaitán e Salvio. O próprio Maxi, que está em fim de contrato. E se Vieira gosta tanto da palavra sacrifício, esta é a altura para esses sacrifícios e o Benfica tem de perceber que sem o trio argentino completo poderemos deitar tudo a perder. E se a manta é indubitavelmente curta e se Jesus tem feito milagres com tão pouco, cortar mais a manta pode ser fatal. 

César Brito dixit! E tem autoridade para isso...

1 comentários:

joão carlos disse...

quanto às adaptações concordo devem ser a excepção e não a regras mas eu até as entendia se fossem de jogadores dos quadros que não servissem na sua posição, ou fossem excedentários, e que para os aproveitar os adaptasse-mos a uma posição onde tivesse-mos deficit de jogadores e assim evitasse-mos algum dinheiro na contratação de outro jogador.
agora o que acontece é que vamos contratar jogadores para adaptar, e exemplos é o que não faltam, e aqui parece-me que não seja uma decisão da direcção mas do treinador, para a direcção tanto faz contratar um 6 já feito como o fejsa como um para adaptar como o samaris aqui a decisão é do treinador que quer o jogador mesmo não tendo rendimento imediato e estas adaptações é que para mim não fazem sentido, mesmo que resultem, porque o custo desportivo é sempre mais elevado do que um jogador que não é adaptado.

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.