quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A Europa já lá vai. Venham outras taças...

Muito já se disse sobre o desastre europeu do Benfica. Sim, desastre, pois o finalista da Liga Europa e campeão português não pode ter este tipo de prestações. Mesmo! Mas já se falou, escreveu e chorou sobre o leite derramado, portanto moving on. E até temos um Porto x Benfica já no Domingo para arejar a tola (ou nos enterrar na depressão)...

Mas entre o desastre e o clássico, deu-se o sorteio da Taça de Liga, fase de grupos. E calharam-nos adversários interessantes: Nacional, Moreirense e Arouca. Tudo gente "graúda" e difícil, vão ser sérios testes à nossa resiliência e determinação. Dos três, o Nacional é, claro, o mais complicado. Bons jogadores numa equipa sempre ambiciosa, com um técnico sagaz e muito inteligente. O Moreirense e o Arouca são equipas aguerridas e que gostam de jogar bom futebol, sobretudo os "cónegos", que me parecem ter um treinador muito inteligente e com chance aspirar a outros voos. Grupo difícil portanto e que obrigará a concentração total. 

Olhando à competição em sim, continuo piamente a acreditar que quanto mais futebol, melhor! E a existência desta taça é benéfica. No mínimo, não prejudica. Só implica mais viagens, mas num país do nosso tamanho, creio que os clubes torneiam bem isso. Mais: não compreendo como há dirigentes que desprezam a Taça da Liga, tendo-lhe um "pó" visceral. Gente dessa no dirigismo desportivo? E ver adeptos do nosso clube a chamá-la de Taça da Cerveja? Desculpem, quanto mais vezes o Benfica em campo, melhor.
A Taça da Liga tem de ser encarada como uma chance competitiva, sem pressão. É onde joga o 3º guarda-redes ou onde se lança um ou dois jovens de cada vez. É onde Sílvio ou Sulejmani recuperam a confiança. Em competição, com responsabilidade, mas não tão pesada como na Liga ou na Taça de Portugal. Não me importo que nos 3 jogos da fase de grupos sejamos eliminados, ganhando 2/3 jovens jogadores de futuro do que apostarmos sempre nos mesmos... É uma oportunidade! Para adeptos e jogadores. E é uma chance para estarmos frente a frente com os melhores adversários. 
Mais: o próprio presidente apoiado pelo Benfica tem isto a dizer: As equipas abdicaram dos prémios comerciais da oitava edição da Taça da Liga e foi criada uma verba excepcional para as deslocações às ilhas. A Taça da Liga tem vindo a afirmar-se. Os elevados shares obtidos nos últimos anos provam que é importante e tem adeptos. Vamos ser hipócritas e dizer que não gostámos de vencer a competição, por exemplo, em 2010? Por isso, é apoiar a competição! 

0 comentários:

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.