quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Pizzi: uma vergonha

Quem anda a ganhar dinheiro com o Benfica? São 14 milhões de euros por um jogador mediano. Quem pode sequer defender isto? Explicações? Nas ditaduras isso não existe... Só propaganda. E anunciar isto a 31 de Dezembro, na voragem dos contratos de TV, é de um requinte...

Pergunta: quando é que alguém irá escalpelizar estes negócios? E as ligações entre os presidentes? Quem as explica?

A questão da saída de JJ: De acordo com Vieira

Não li a entrevista presidencial n'A Bola, apenas o destaque no sítio oficial. Vieira diz que a iniciativa da troca foi tomada após saber da decisão do amadorense. É engraçado, pois não parecendo, as versões quer de LFV, quer JJ coincidem, se pensarem bem. Mas não vale a pena especular mais. Ao contrário de alguns adiantados mentais, não tenho a pretensão de dizer o que realmente se passou  como.verdade absoluta quando só os protagonistas é que podem contar a história real. Se respeitarem os adeptos, um dia saber-se-á de tudo, pelos próprios, frente a frente.

Adiante, sobre as palavras que li de Vieira resta-me concordar com as mesmas... Neste momento, o Benfica joga um péssimo futebol, está em terceiro lugar, sem a Taça de Portugal e isto acontece na ressaca da saída do treinador mais marcante dos últimos 20 anos. À partida teríamos aqui uma mistura explosiva rumo ao fracasso. Mas uma opção foi tomada... E a História terá de julgar essa opção. Vieira di-lo. Terá de ser o tempo a julgar isso mesmo. E com isso concordo e é por isso, por mais que me custe, temos de aguentar este péssimo futebol e o titubeante percurso iniciado em Julho. É mesmo aguentar e esperar melhoras. Porém, espero que quando for tempo de julgar a acção tomada que o réu compareça e não empurre as questões para outros. 

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Tem graça porque é verdade...

Manuel Machado tocou ontem num ponto curioso: festejamos estas vitórias como se de um United se tratasse. E não percebe como é que uma equipa que joga tão pouco pode receber tanto apoio. Bom, o treinador madeirense pode ser muita coisa, mas burro não é uma delas. As suas palavras parecem sal em ferida e são acertadíssimas. Os adeptos do Benfica são muito grandes, generosos, não negam o apoio. Mas há aqui uma perversão do que é (ou devia ser) o nosso clube: a exigência baixou. A fasquia do que tem de ser o nosso futebol está mais abaixo do que a nossa história pede. No FCP, Lopetegui, o líder da Liga e nos Quartos de final da Taça de Portugal, é constantemente assobiado. Ainda ontem o foi e numa competição que os portistas desprezam. No Benfica, a tendência actual é "dar-se tempo", é ter de apoiar futebol de baixíssima qualidade porque isso é que é ser bom benfiquista. Baixar as orelhas, dar dinheiro ao clube e aplaudir todas decisões... Não deixa der ser um pouco triste e preocupante ver que, ante este cenário, existam benfiquistas que continuem a chamar o espanhol de... flop. E ao mesmo tempo defendem o nosso técnico!

Ontem assistimos a mais do mesmo... O já habitual fiasco exibicional! À espera do golo que venha aos trambolhões, enquanto se discute pormenores como percentagem de posse de bola ou chances de golo (Curiosamente, vi pouco disso ontem. Porque será, ein?). Foi o já esperado futebol pobre, sem ponta por onde se pegue. Inúmeras vezes os jogadores que faziam o transporte de bola a parar e regressar para trás pois ninguém se movimenta para a recepção, para criar uma linha de passe. Não raras vezes vimos o Nacional a atacar com o mesmo número de homens que a nossa defesa. E somos complacentes com isto? 

Ao ver isto, temos todos a rezarem aos santinhos para que Gaitán, Salvio e Semedo regressem. E que regressem bem. Mas o problema é que eles trazem mais do mesmo: um futebol dependente das individualidades. Só isso... Nunca melhorarão a qualidade do colectivo, apenas oferecem mais soluções individuais... E numa equipa assim é difícil pedir a um cabeça de vento como Talisca que renda mais. E apercebemo-nos afinal que Samaris é afinal um jogador banal que custou milhões e que Lisandro é o melhor dos centrais e vai sentar em troca do normalíssimo Jardel. E que em meses Rui Vitória nada trouxe ao nosso futebol... Não tem trabalho para mostrar, a equipa não tem o seu dedo, o seu cunho. De ontem, só destaco o atento Ederson, que deixou boas indicações e realizou boas defesas a evitar o golo madeirense; Carcela, que teve uns bons 45 minutos e Cristante que não tem espaço para jogar, não o deixam. O resto, totalmente confrangedor. A roçar o patético: a insistência em Pizzi e a dor de alma que é ver Eliseu com a camisola do Benfica. Nem com Quique jogávamos tão pouco. Mas adorávamos criticar os tempos de Autuori e assim. Mas em termos de qualidade voltámos lá. Só que hoje temos de ter... paciência, pois o presidente é outro...

Ontem, o verborreico Manuel Machado pôs um espelho diante de nós. E foi duro ver... Mas mesmo assim, muitos recusam o reflexo... Porquê?

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

A queda de mais um mito...

O de Vieira, o implacável negociador. Segundo algumas análises imparciais, em blogues benfiquistas, por gente credenciada, no NGB, cai o mito de que Viera conseguiu a miraculosa lança em África... Sim, conseguiu um excelente negócio, não o nego. Inclusive já o escrevi aqui! Mas perante o que se vê/sabe no negócio FCP/MEO, o que se sabe da oferta desta operadora ao Benfica e perante os números que se sussurram para o Sporting será que o negócio NOS salvaguarda as distâncias de grandeza? É o melhor negócio possível, de acordo com o nosso potencial? Ou afinal não teremos tanto peso como pensamos? Pois são as perguntas a serem respondidas... 
Vejo os bloggers e facebookers de propaganda a atirarem para os nossos olhos raciocínios justificativos dos 400M serem muito melhores que os 457M do FCP. Sim, porque percebem mais de finanças desportivas que os agentes do clube azul dourado... E ao mesmo tempo assumem automaticamente que o SCP será "comprado" por uma bagatela... Flash news: Não será! E se calhar isso ficar-se-á a dever ao facto de terem um treinador chamado... Jesus. É Mourinho all over again. Sim, porque quanto valia o Benfica em 2009? E pelo meio ninguém se lembra da amizade com Oliveira... Já ninguém se orgulha da Btv. E ninguém recorda que o Benfica quis a centralização. Quer dizer, Vieira quis... E mais: já há quem tente varrer para baixo do tapete o eventual facto do Benfica não ter feito afinal um super negócio dizendo que... os outros clubes devem estar gratos ao SLB por termos aberto esta porta. Sai um enorme LOL. As operadoras só vêem euros, nada mais... Outro mito que cai: afinal não estamos assim tão à frente nestes assuntos de TV. Marcámos a fasquia e o risco a ser ultrapassado. Não façamos deste negócio algo que nunca foi: uma mina a que mais ninguém teria acesso a não ser através da argúcia de um homem. O roi soleil...
Há aqui outra questão que me parece muito mais relevante do que andar a medir pilinhas e tamanhos de contratos. Acima da quantidade de dinheiro, importa a sua gestão. De que adiantam 500M mal geridos? Prefiro 300 bem administrados. Será Vieira capaz disso? Pois... Essa é a questão que me importa. Daqui por 3 anos saberemos.

Adenda: Já foram anunciados os números do Sporting. São 515M€. Depressa virão os "propagandeiros" fazer contas e comparações com vendas de carros e atrelados para justificar o injustificável. E o que é facto é que o Benfica não está à frente na história dos direitos de TV. E muito menos existe aqui um diferencial de potencial que tantos gostam tanto de apregoar! Cai o mito e com estrondo! Insisto: o que conta é a gestão do dinheiro. Mas... para quem andou a arrotar postas de pescada sobre a TV e agora isto! A basófia propagandeira do costume!
Off topic: Chegou o Grimaldo. Veremos se é desta que a estrutura consegue resolver um problema recorrente: a lateral esquerda. Nunca, em 10 anos, o Benfica, excepto, com Léo, comprou um defesa esquerdo decente. Bem bom para a super-estrutura. Será desta?

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Finalmente, Vieira? À Benfica?

Foi preciso chegar à 14ª jornada, inúmeros roubos depois, manobras provocatórias sem paralelo neste país e um presidente adversário a insultar incessantemente o nosso clube para Vieira reagir!

Mas cuidado... olha que há muitos dos teus 83% que quando os abutres pediam uma posição de força da tua parte ainda diziam que não devíamos ser iguais, não devíamos fazer barulho. Vê lá, não os desiludas!

São palavras assim que são um "toque a reunir" das tropas! Só falta o Presidente continuar com o clarim na frente do nosso Exército e que Vitória acerte, finalmente o passo. O tempo é curto... Mas ainda há hipótese!

Milhões: É tão isto...

Na Luz, viu-se hoje um cartaz onde se lia: "De que servem os milhões se não formos campeões". É justamente o que sinto. E perante a pobreza franciscana que é o nosso futebol esta questão é premente.

Hoje foi também o dia em que vimos 3 penalties por marcar a nosso favor e lemos BdC a atacar, pelo nome, jogadores nossos. De que servem os milhões, quando nós, que os temos, somos achincalhados dentro e fora do relvado...? De que servem os milhões? Para que serve a tal estrutura?

Adenda: O Sporting perdeu na Madeira. Isso nada que tem a ver com a nossa péssima exibição por lá e com os deprimentes 45 iniciais que fizemos hoje. Quem não colocar a tónica na nossa obrigatória rápida melhoria está enganado!

domingo, 20 de dezembro de 2015

O que fazer com Talisca?

Nos últimos dias, um dos temas de discussão em redor do Benfica é o brasileiro Talisca. Como as coisas mudam... Se há um ano atrás alguém pusesse o mosqueteiro em causa era logo linchado, tal é a pressa em endeusar qualquer um. Hoje, já há quem o leve ao aeroporto quando o tema é a venda, tal é a gritante falta de rendimento do jogador!

Mais gritante foi a incompreensível defesa deste jogador, mesmo em subrendimento... Imagine-se, havia gente que defendia Talisca a 8, pois era só com ele que marcávamos! Sem sequer questionar o porquê da pouca qualidade mostrada... Quanto a mim, o brasileiro é apenas fruto da típica política de aquisições na Luz: comprar por atacado a ver se cola. Isto sabendo que o brasileiro joga como segundo avançado e que ainda viria Jonas (mais Djuricic). E depois, perante a política de activos, meteu-se o jogador à força fora de posição, prejudicando a equipa! Mesmo na era de JJ... Mas até o "cérebro" percebeu em tempo o erro. E Rui Vitória, não resistiu, cometendo-o também. A questão é: forçado por quem?

Que fazer? Quanto a mim, claramente emprestar. Trata-se de um jogador de qualidade, com muito espaço de evolução e muito por crescer e dar, mas em queda... Logo com pouco mercado. Neste momento, está sem espaço e quanto a mim, no plantel, existem dois jogadores muito parecidos: Jonas e Djuricic. Por isso, o acertado seria emprestá-lo, a um clube europeu, que lhe garanta utilização na sua posição, 2º avançado, ganhando experiência, por voltar, dentro de ano e meio, mais forte e para substituir Jonas, num plantel já com espaço para ele.

Off topic: Deixo o meu 11 para logo: Júlio César; Almeida, Eliseu, Lisandro, Jardel; Samaris, Sanches, Pizzi, Carcela; Jonas e Mitroglou. Creio ser importante Guedes descansar, anda a cair a pique de forma e não podemos esperar que um miúdo de 18 anos se submeta a esta carga o ano inteiro. Precisa de banco. Carcela é um jogador mexido, que cai nas duas faixas e bastante atrevido no remate à baliza. Pizzi parece-me bem de manter pois faz bem a posição interior e confere à equipa algum equilíbrio, permitindo ter Jonas e Mitroglou no ataque. No entanto, se a equipa continuar a revelar a gritante falta de imaginação com que nos tem brindado a maioria das vezes, ante uma forte equipa como a do Rio Ave, os dissabores irão acontecer.  

sábado, 19 de dezembro de 2015

Rui Vitória vs José Mourinho? Bom, este não é o dilema...

Mourinho foi despedido e, claro está, muitos atreveram-se logo a sonhar. Outros, quiseram logo aproveitar a chance para demonstrar toda a sua devoção ao Benf..., não, toda a sua devoção às opções de Vieira. Assim, como demonstrariam se essa opção na 2ª feira fosse outra... Quanto a mim, nem me manifestei, a não ser pela componente do erro histórico de Vieira (responsável pelo futebol, um Director Desportivo que não percebe nada de bola, por admissão própria. É o que temos...). Mourinho saiu, por mais que a propaganda tente apagar isso, por populismo de Vieira em trazer uma figura querida como Toni. Vamos por partes.

Num Benfica exigente e de coragem, Vieira já tinha chamado Rui Vitória ao gabinete, questionando-o do porquê da equipa não carburar, exigindo-lhe resultados de imediato. Bom, não sabemos se isso já aconteceu, claro. Mas eu, se isso acontecesse e se estivesse nos sapatos de Vitória, tinha resposta pronta: Presidente, e as condições que prometeu? Não as tenho... Como pode exigir resultados?  Ora bem, se em nome de dinheiro deitámos à rua uma pré-temporada, e num ano de transição isso não pode acontecer, e se a governação do futebol parece estar entregue ao Deus dará, pois Vieira não percebe pevas de bola e Rui Vitória não tem poder, (quem mais está por lá?), como podem existir resultados? Questão difícil não é?! E este é que é o dilema! Como exigir algo sem condições, ein?! 

Depois o sonho Mourinho. Obviamente que seria amplamente a favor de Mourinho. Mas não me atrevo a pedi-lo. Em primeiro lugar pergunto a certos "verdadeiros benfiquistas" como sabem que ele também é benfiquista? É que falam com uma certeza... Depois, para Mourinho vir eram precisas duas condições: dinheiro, e nós não o temos pois temos um passivo gigante para pagar fruto de milhões desbaratados em camiões do jogadores sem categoria (a propósito disso espreitem o NGB, pois tem lá um excelente trabalho sobre isso com FACTOS, sabem?Factos, aquilo que não discute!) e resultado de políticas desastrosas, assentes meramente num treinador; e mais importante ainda: falta-nos um Presidente visionário, capaz de propor a Mourinho um reboot na carreira que o setubalense tanto precisa. Um projecto. Mas um projecto real, que visasse uma mobilização geral de adeptos em redor do clube, rumo ao sucesso interno e também externo. Algo que fizesse "Jose" regressar à ribalta como o Special One novamente!

Como disse, o dilema não é trazer ou não Mourinho. Realmente isso nem se coloca... A questão é mesmo se Vitória chegou ao fim da linha. E se chegou, porquê? Quem falhou? Não foi só o treinador... E eu sempre disse: o sucesso ou insucesso estaria sempre ligado a Vieira. Umbilicalmente. E se é verdade que Vitória tarda em mostrar algo, também em rigor o técnico veio para a Luz substituir um bicampeão. E a questão é porquê... 

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O discurso de cacique de província...

Ontem, mais do mesmo. Mais lugares comuns, num palanque que Vieira tanto gosta: rodeado de gente que está no seu "bolso". Num palanque onde não há chance de contraditório. Num palanque onde a mentira tem sempre escapatória. Onde fala de exigência, quando ele não a tem por não saber o que é isso! Um lugar onde Vieira invoca mudança e supostas dores de crescimento, mostrando assim que são sabe o que é o Benfica. Nunca o Benfica foi isto: um clube que a mudança serve para justifica o fracasso. No Benfica o fracasso nunca teve hipótese de ser abraçado como lógico e normal. Nunca, até a este reinado! 

Mas há pior: Vieira fala então em exigência. Mas será que Vieira é exigente com ele? Quem é Vieira para exigir algo a um treinador que não tem o mesmo poder de decisão que aquele que deixou o Benfica bicampeão? O que pode Vieira exigir quando FALHOU redondamente a uma promessa feita ao técnico? Como poderemos ser coniventes com alguém assim?

Bem sei que este e outros textos similares serão sempre o alvo de jihadistas ao serviço da propaganda. De gente que adora o croquete ou simplesmente não conseguem ter uma visão do que é o Benfica. É normal... Eu, desejo ardentemente que Vieira seja um Presidente à altura da história do clube. E eu fico mortificado por dentro de cada vez ele abre a boca e despeja mentira e falha redondamente todas as chances que o destino lhe oferece para ser grande... É uma pena. Vieira podia mesmo ser grande. Mas não... Prefere ser um "índio", o que sempre foi. Prefere enriquecer e olhar para o Sport Lisboa e Benfica como meio de se catapultar empresarialmente. Prefere ser um cacique... Daqueles baratos, daqueles de província!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Sai mais um título à Sporting, rumo ao Penta!

Este ano tem sido um fartote de taças, aparentemente. Primeiro, foi a Taça "Emirates na camisola". Depois, a Taça "400 milhões da NOS". De seguida, a Taça "Melhor Academia do Mundo". E na Taça "Naming do Estádio" estamos na final com amplo favoritismo! Estamos a um passo de um penta que o Sporting nunca conseguiu, pois ontem vencemos a Taça "Sporting foi de vela na Taça de Portugal, com um golo marcado por um gajo a quem JJ nunca deu uma chance". 

Obviamente, que sinto satisfação de ver o Sporting eliminado da Taça de Portugal. É normal, são o nosso rival de sempre e qualquer derrota deles deixa-nos contentes. Mas só isso: contentes. Mas perante o regozijo que se vê pelo Facebook fora, parece que vencemos um troféu, esquecendo por completo que nós fomos de vela também e na eliminatória anterior. E contra um adversário que nos bateu por 3 vezes no espaço de meros 3 meses! Se isto não é humilhação, não sei o que será... Mas em vez de encararmos o problema de frente, o que fazemos? Refugiamo-nos em lugares-comuns, atribuímos culpas à CS, vamos buscar, a equipa do ataque avassalador, estatísticas num jogo ante o União da Madeira (LOLOL) e somos incapazes de aceitar que o futebol que praticamos é francamente confrangedor. A realidade diz-nos que essa equipa que caiu ontem está em 1º, com 7 pontos de avanço e joga melhor que nós. A realidade dita ainda que a equipa do tal Flopetegui, contestadíssimo, tem 5 pontos de avanço sobre nós e está também na Taça. E ambas equipas estão também numa competição europeia na qual tivemos tanto garbo em chegar à final! 

Ora perante este cenário, caímos num patamar que muitos temiam: a sportinguização. Mas por razões diferentes. Enquanto os temores antes prendiam-se com a aposta nos miúdos, verificamos que estes têm tido desempenhos interessantes (mas não resolvem os problemas todos). Por outro lado, o que vemos é destaque total, em detrimento de vitórias em campo, para coisas que, sendo relevantes, não nos aproximam em nada da grandeza que construiu a nossa História: futebol de alta qualidade e, sobretudo, a conquista de títulos! É a sportinguização ao virar da esquina, agradeçamos pois à estrutura!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

... da azia que sinto, da exigência que morre e do retrocesso que vemos.

Ao contrário do que acontece todas as manhãs, hoje não consegui ligar a TV para ver/ouvir as notícias durante os afazeres matinais. Porquê? Acho que a razão é por demais evidente: o empate de ontem na Choupana. A azia que sinto é tal, que me recusei a tal exercício. Nem tão pouco irei aos sites dos jornais desportivos. Só tenho pena que muitos não sintam a mesma angústia que eu, colocando no seu lugar banalidades, frases feitas e lugares comuns. Exemplo: "sou do Benfica na vitória e na derrota". Esta patetice de frase implica que o "benfiquismo" seja uma condição que ligue e se desligue a qualquer momento. NÃO É! Pode haver gente que expressa as coisas de modo mais... de acordo com as marés. Mas o clube que amamos não muda. Outra coisa linda é o "vai para lá tu se percebes mais que o Rui Vitória". Sim, porque todos nós sabemos mais de bola que o Autuori e todos os treinadores do Vale e Azevedo. Mas mais do que o Vitória não sabemos, não?!

Ao passear-me pelo Facebook, vejo também que a exigência morreu e está bem enterrada! Ligada aos lugares comuns, vem a história da posse de bola, dos autocarros e do "os adversários contra nós dão tudo". Pah, que conversa mais de chacha! Desde quando o Benfica se escuda nessa conversa? Sim, nos últimos 15 anos... O Benfica teve muita posse de bola, sim. E então? Fizemos dois remates enquadrados à baliza. Dois! Contra uma equipa com um orçamento miserável que apanhou 6 do Paços de Ferreira! Ou seja, no Benfica ninguém é culpado. Não há responsabilidades... Do treinador, do Presidente, dos jogadores, da estrutura, 0. Os 7 pontos que temos de atraso? Culpa-se a arbitragem e já está! Nem é do futebol miserável que apresentamos desde Junho (que parecia dar sinal de melhoras até. Mas só sinal)... Para os indefectíveis benfiquistas (supostamente), importa, agora e durante o resto da semana, fazer o expurgo de culpas com vídeos onde se mostram erros de arbitragem e estatísticas que apontam maior posse de bola. Posse de bola? ERA O UNIÃO DA MADEIRA, CARAMBA!! O UNIÃO DA MADEIRA!! Treinado por aquele azeiteiro chamado Norton de Matos que nem para a nossa B servia! Mas o que importa isso? Os mesmos que detestavam que se falasse em miúdos com JJ, agora relevam este péssimo Benfica, em detrimento da miudagem. Agora temos uma miudagem, queriam o quê? É possível ter miudagem e títulos. Basta jogar bom futebol. Só isso! Mas o que importa, neste momento, é que temos miúdos, vamos embalsemar o Guedes e metê-lo no Cosme Damião; temos a Champions, onde podemos emoldurar cheques para expor; e agora, num título à Sporting Clube de Portugal, temos a melhor academia do Mundo. Só mesmo para rir. Lamentavelmente, as pessoas não percebem a grandiosidade do Museu, a imponência do Estádio ou as capacidades do Caixa Futebol Campus. Nem quem os construiu, nem a maioria dos adeptos. De que serve um Museu, sem troféus para lá depositar? E como poderemos almejar a eles se não somos exigentes? De que serve um estádio que se está a esvaziar a cada jogo? A culpa é dos adeptos? Não. É da crise, sim. Mas também do parco futebol e de quem prometeu baixar preços. E o Seixal? Lançar por lançar miudagem é uma treta! Ou acham que o Barcelona ganhava alguma coisa de idêntico sem um Neymar, Suarez, um Mascherano ou um Dani Alves? Não creio... É uma exigência que no Benfica anda moribunda! Mesmo com JJ... Com ele, nos 3 anos em que chuchámos no dedo víamos muita gente a desvalorizar títulos em nome da valorização de activos. No Benfica? A desvalorizarem-se títulos? Enfim... Agora como não há activos, são os putos o cavalo de batalha... Desculpem, venham cá dizer para eu mudar de clube... Mudem vocês! Porque a quem isto serve não sabe o que é o Benfica de certeza. O que vocês pensam em que o Benfica foi fundado em 1995. Não foi, lamento! Vejam o FCP! O Porto vai em 2º lugar, a apenas 2 pontos do 1º, está nas competições europeias, está na Taça e o patego do espanhol é contestado. Cá estamos a 7 pontos e sem a Taça de Portugal e não se pode dizer nada... Não dá para entender. O que se passa com os adeptos? Ah e tal, estamos na Champions League! Alguém de nós elogiou a bela campanha feita pelo FCP? Alguém achou a época 2005/06 alguma coisa de relevante? 

Pegando no fim do parágrafo anterior. A época 2005/06. Fizemos, com Ronald Koeman uma bela caminhada na Champions League, é verdade. Quartos de final, deixando pelo caminho grandes nomes e caindo aos pés do gigantesco Barcelona. Depois de sermos campeões, não resistimos à vertigem e mudou tudo. É verdade, Trap não quis ficar. Mas não foi só ele que mudou e mais uma vez a sede de protagonismo sobrepôs-se ao Benfica. E com as consequências nefastas que todos sabemos: o Benfica não foi campeão durante 5 anos! E nem assim Vieira foi contestado, agitando-se o fantasma Vale e Azevedo. E hoje? Quando se contesta o responsável último pelo fracasso que temos visto, fala-se de novo no antecessor de Manuel Vilarinho, eleito, recordo, com base numa mentira (a vinda de Jardel). Ou seja, no momento em que somos bicampeões, graças à sagacidade de Jesus e isto custa-me a escrever, e em que podemos rebentar de vez com o poder do Porto, resolveu-se dar armas à concorrência. Tal como um dia fizemos com Mourinho. Resultado? Não só o Benfica retrocede, como os demais ficaram fortíssimos. Resultado: o FCP amealhou títulos. E agora, a maré pende para os Leões... Porém, bom, bom são os títulos à Sporting, com academias e contratos... 

Em suma, a azia que sinto não me parece que seja geral, quando o devia ser. Temos uma exigência moribunda onde um rei fraco faz fraca a forte gente, tendo um clube entregue a gente medíocre e ninguém se rala e por fim vemos o Benfica a regredir continuamente... E todos assobiam e tudo corre bem! Não vos entristece? A mim sim, pois só me envaidece ser do Benfica. Mas isto não é ser Benfica, é outra coisa!

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

O culpado continuo a ser eu...

Um passo atrás gigantesco! Vitória insiste em não querer ser Benfica. Insiste em não acertar o passo... Bom, se Lopetegui é contestado, Vitória não deveria o ser também?! Exigências..

Zenit: vamos ver qual o real o peso da Champions League

Este ano, a Champions League ganhou um peso extraordinário, segundo muitos. Ele é prestígio, a chuva de milhões, ele é bicadas a JJ... Um festim! Mas quando se exigia o mesmo a JJ, muitos assobiavam para o lado. Não tinha interesse, a Liga é que era prioridade, blá blá... E depois, aquando das chegadas às finais da Liga Europa, já era muito importante. Prestigiante até... Curiosamente, no ano passado pouca relevância demos à caminhada do FCP. Só quisemos rir por causa de Munique. 

Quanto a mim, sempre achei uma vergonha os consecutivos afastamentos europeus do Benfica! E desculpar isso com o plantel ou prioridades não é digno do historial do nosso clube. O Benfica, pelo seu historial, tem como obrigação chegar sempre às fases derradeiras das competições internacionais. Seja ela qual for! 

Perante o jogo ante o Atlético Madrid, muitos desculparam a derrota com orçamentos e outros disparates que tais. Mas o nosso historial não se mede por essas coisas. Por esses detalhes! A chegada aos 1/8 de final da Liga dos Campeões não pode ser encarado como um feito extraordinário, mas sim como rotina. Sem que as competições internas sejam prejudicadas. Sem que isso apague más prestações na Liga Portuguesa! 

No sorteio calhou o Zenit. Sem reservas, acho Benfica com todas as condições para afastar os russos. Apesar da boa prestação na fase de grupos, os russos estão em 6º lugar no campeonato lá do sítio. Sim... Têm dinheiro a rodos. E um orçamento gigante. Certo... Têm 6 empates e 4 derrotas! O jogo é apenas em Fevereiro, o Zenit estará parado há 2 meses, sem ritmo. E nós, expectavelmente, estaremos a carburar. E com Salvio e Nélson Semedo. Mais Cervi eventualmente. Ou seja, pouca desculpa teremos: acho mesmo que somos favoritos! O prestígio e o dinheiro são muito giros, mas o que me interessa é mesmo ganhar. Não podemos diminuir a importância de chegar aos 1/4 de final se formos afastados da prova. E não podemos atribuir um peso à Champions League agora e outro depois. 

Claro que isto não quer dizer que tenhamos ferreamente de ganhar. Que seja o único resultado admissível. Não é... Os russos são fortes. Mas não são papões! E é uma excelente chance de voltarmos a grandes noites de campeões. Aos grandes serões... Temos que exigir isso. Esses serões de volta. Gostei de rever o Benfica em finais europeias. Mas a Taça dos Clubes Campeões Europeus... A Champions League... Esse é o lugar do Sport Lisboa e Benfica! E não podemos andar a desculpar os fracassos... Sempre!   

domingo, 13 de dezembro de 2015

Bonfim: Quando querem estupidificar o adepto que vê futebol há anos!

Lembro-me de, há uns 2 meses, de uma crítica que eu, e muitos outros, fazíamos a Rui Vitória. Tinha de abandonar o esquema de JJ. Claro que a "Polícia" aparecia logo por aqui e por outros lados com argumentação do género "ele é que sabe" ou "mas tu estás lá nos treinos?" e outras coisas do género... A meu ver, argumentos patetas. Gente que afirma isso, das duas uma: ou pura e simplesmente não sabe ver futebol ou gosta de censura de opinião. Obviamente que eu não estou nos treinos e claro que Vitória sabe muito mais que eu (e dos que dizem que ele é que sabe). Mas caramba! Já todos nós vemos futebol há muitos anos! Se eu estivesse a opinar sobre basebol, aí tudo bem. Agora ver o Benfica da pré-temporada era confrangedor! Ver o Benfica das primeiras 7/8 jornadas era uma tristeza. Uma equipa à desgarrada, sem alma, sem qualidade, sem evolução... Sem nada. Tudo porque jogavam num esquema "estranho" ao próprio técnico. E via-se que os jogadores não acreditavam em nada... E as coisas só saiam, quando saiam, à custa da qualidade técnica de Gaitán e Jonas. Era por demais evidente...
Ontem, em Setúbal, viu-se um Benfica diferente. Melhor. Claro que há ainda muito trabalho a fazer e continuo convicto que ainda não temos a consistência exibicional doutros tempos. Mas estamos melhor. Fizemos uma primeira parte de grande nível, em que encostámos a equipa sensação da Liga às cordas. Já em Braga havíamos dado xeque-mate ao jogo bem cedo. O pior veio depois... A 2ª parte, após o golo sadino... Mostrámos muita fragilidade defensiva. As razões? Temos uma defesa pouco rotinada. Qualquer extremo ou defesa passa por Eliseu com uma facilidade tremenda e, a meu ver, Jardel, apesar de rápido, não é central para ser titular do Benfica. Confirma-se sim que Lisandro é um senhor central e não pode sair com o regresso de Luisão... No mínimo temos no argentino um sucessor na liderança defensiva e convém lembrar que capitão está perto dos 35 anos. Que erro seria vendê-lo... Por outro lado, temos Renato Sanches que apesar da sua qualidade, ainda não tem a consistência exibicional necessária (algo absolutamente normal num miúdo) e ontem perdeu muitas bolas e Fejsa congelou muito jogo quando entrou. 
Visto isto temos que o Benfica no mesmo jogo mostrou várias facetas e mostra que lhe falta ainda muito para estar no máximo. Tem muitos problemas a resolver. Mas uma coisa já me parece evidente: Vitória abandonou o esquema de Jesus, o que já é bom. Falta-lhe agora aprimorar "o seu" Benfica... O actual Benfica de Vitória é bem melhor do que o Benfica de Jesus treinado por Vitória. Mostra qualidade, golo e ganas. Mostra também fragilidade defensiva e alguma falta de desenvoltura em certas fases do jogo. Mas parece-me que críticas como as feitas por muitos eram justificadas e construtivas...
Um dos grandes dilemas de Vitória era o que fazer com Jonas. O zuca não pode nem jogar sozinho na frente e é um crimeficficar de fora... Como conciliar o Pistolas com o equilíbrio? A chave é Pizzi aparentemente. O transmontano enche o campo e a equipa fica mais junta. E pode ser que se acabe com o disparate de Talisca a 8!
Com Vitória a continuar a acertar o passo, com Salvio, Semedo e possivelmente Cervi ainda há tempo parao tri. MMas não pode havererros de palmatória e equipa tem de continuar a melhorar..

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A falta de exigência que mata a ambição...

Não percebo quando vejo na net debates acesos sobre o jogo de ontem quando um dos lado refere vivamente e aos berros que o Benfica não merecia perder. Claro que mereceu. O Atlético foi mais equipa, teve mais chances de golo e trocou a bola a seu bel-prazer no nosso meio campo em largas fases do desafio. Os espanhóis são mais fortes que nós, hands down! Nos últimos 15 minutos carregámos em força. Mas foi pelo entusiasmo, não pela qualidade. Mas ver gente contente só por termos limpo uns milhões na Europa... Mata a ambição. O Benfica não pode ser só isto! Óbvio chegar aos 1/8 de final da Liga dos Campeões é excelente. Mas... fizemos uma fase de grupos de qualidade? Não... Não creio mesmo! Mas isto é uma mera opinião... Os milhões não podem ser a preocupação de adeptos e do treinador... Deixem isso para os gabinetes. Aos adeptos cabe exigir mais qualidade no futebol praticado. E o nosso continua algo parco... No mínimo!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

A espreitar as petas nas capas dos jornais...

- No Record, diz-se que Vieira tranca as portas em Janeiro... Como se afirmassem que o Presidente só venderá pela cláusula. Tretas!
- N'A Bola a ideia agora é que se forma como deve ser, falando de Renato Sanches. As mentiras habituais do croquetes do Serpa!
- No Correio da Manhã, JJ recebe por fora por transferências de jogadores. Certamente uma imposição iniciada apenas em Julho! O relato dos maus vícios apanhados em Alvalade?! Naaa...


- Obviamente que a aposta na juventude só faz sentido com duas condições: garantir que os miúdos se mantenham no Benfica 2/3 anos no mínimo, excepto quando metem a cláusula em cima da mesa, e com a vinda de, anualmente, dois/três jogadores de valia indiscutível. Caso contrário, não é formar. É ter linha de montagem... E títulos, nem vê-los! Em relação à notícia do Record em si, veremos!
- Há muito que se acreditava por aqui (e noutros espaços) que o Seixal era o futuro. Hoje, muitos apontaram o azimute para aí só porque Vieira dixit. É um crime subaproveitar tanto bom trabalho, como se fez com, por exemplo, Bernardo Silva, que é Benfica de alto a baixo!
- O CM a inventar? Só pode... Ou podia. Na Luz, de certo aconteceu o mesmo. Bastava somar dois mais dois! Certos elementos que chegavam ao Benfica sem o merecerem minimamente. E enquanto isso, muitos adeptos assobiavam para o lado e os abutres eram os que denunciavam tal coisa. Veremos o que dirão agora!

domingo, 6 de dezembro de 2015

Um lembrete a propósito de arbitragem...

No ano passado quando tanta gente falava em colinho, nós ficámos revoltados. Inclusive citámos PdC para dizer que só os burros falavam disso. Mas este ano, temos sido useiros e vezeiros nesse discurso! Errado. Mesmo perante o que se tem visto, não nos podemos escudar nisso... Temos de trabalhar. Se nos concentrar. De ser fortes. Se chegou noutros anos, tem de chegar agora. Temos é de esperar e desejar que os agentes certos combatam o condicionamento que temos visto. E não podemos é admitir um Benfica amordaçado. E temos de apontar para uma equipa forte e de bom futebol. Que não tem sido regra...

sábado, 5 de dezembro de 2015

A sportinguização segundo Renato Sanches...

Neste momento, os detratores da formação são comos votantes em Vale e Azevedo : desapareceram todos... No Ano passado, quando se falava em lançar um puto, ui, o que não se dizia. Mas agora é ter visão. E agora, alguns ainda resistem... ao afirmar que o problema são os putos. Se Sanches, Guedes e Semedo são o problema, que dizer dos milhões por Taarabt ou Jiménez.... Já agora e os milhões por Cristante e Djuricic?
Pois é... Aquele remate foi uma coisa digna de uma sportinguização....

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Os 400 Milhões à merceeiro!

Antes de mais, o mero facto de posicionar o Benfica para este negócio merece um forte aplauso a Luís Filipe Vieira. Sempre fui e sempre serei um crítico do Presidente. Mormente na vertente da SAD. Porém, isso não me tolda a visão de reconhecer mérito quando ele é devido. Já o mesmo não se pode dizer de outros quando é para defendê-lo. Bipolares... Como disse, posicionar o Benfica neste negócio é um mérito empresarial, a área de eleição de Vieira, pois de futebol percebe pouco, com os evidentes custos ao longo do mandato. Mas... não embarquemos já na locomotiva NOS. Há coisas por explicar e de certo que os benfiquistas nunca irão saber o suficiente sobre o seu próprio clube, como é habitual na gestão Vieira. A transparência não é uma coisa que assista o nosso clube, com a conivência de muitos, os mesmos que exigem-na a outros... 

Mas adiante! Nunca defendi que a BTV fosse um concorrente da SporTV!Ao contrário dos que estavam excitados com isso (e agora estão excitados com o contrário...), sempre defendi uma Benfica TV, não a BTV... Sempre defendi um canal exclusivamente dedicado ao clube, de montra do clube. De debate sério e honesto do clube. Enfim, como se faz nos países com Ligas mais avançadas! Por isso, não me escandaliza este volte face. Por outro lado, cumpre esclarecer algo: o Benfica não vai receber 40M€ época. Pode sim receber, ao cabo de 10 anos 400M€. É diferente também. E não me interessa a SporTV, pois aquilo é uma empresa, quer lucros, não a destruição do clube A ou B... Podem ter uma agenda de promoção de um clube, mas se isso influenciar lucros, esqueçam! 

Outra coisa importante: Vieira falou em ano de mudança, nomeadamente de aperto do cinto. Aqui se prova que esta proposta foi algo "caído do céu", que estava fora das cogitações do Presidente. A mudança deu-se no audiovisual, que viu no Benfica algo de apetecível (o mérito de Vieira está aqui. Só.). A mudança de paradigma terá de ser mais profunda ainda! A SAD não pode voltar aos tempos do pack 15M€. Nem pode continuar a gastar estapafurdiamente dinheiro, como fez este ano, em jogadores sem calibre. Tem de concentrar o esforço financeiro em apenas 2/3 jogadores por ano. Mas craques. E o resto do plantel ser nutrido com a equipa B. O paradigma tem de ser este e nisso a "estrutura" falha constantemente. Com responsabilidades claras para o líder da SAD. Com este novo contrato e com o dinheiro da Liga dos Campeões, para a época 2016/17 não há volta a dar: o Benfica tem de apresentar um plantel fortíssimo. E competitivo. De preferência com Vieira a ter a visão de passar a pasta do futebol a outrem... 

Agora, o mais importante de tudo, o passivo. Por ter conseguido estes números gigantescos para o clube, é dever de Vieira liderar a SAD nos primeiros 3 anos de contrato. Tenho que apoiar a sua reeleição. Porquê? Simples... Neste momento, veremos se LFV é um grande gestor ou não. Com os montantes envolvidos, há uma dupla obrigação: manter um Benfica fortíssimo, em condições de assegurar uma liderança no futebol (senão mesmo hegemonia), bem como de reduzir o passivo em pelo menos um quarto do mesmo em 3 anos. Do que adianta um contrato destes com um Benfica sem títulos e com o passivo a aumentar como até aqui? 0! 

O Benfica havia defendido, primeiro, o dinamismo da BTV e depois a centralização dos direitos. Mais uma prova do inesperado destes números e como tudo se precipitou. Mas isto é uma facada na liderança da Liga, apoiada por Sporting e Porto. E pode ser algo de decisivo para que o Benfica imponha outro tipo de agenda no futebol nacional. Mas é preciso proatividade e não mais do mesmo...  Por outro lado, isto vai mexer com o âmago dos rivais, que vão querer mais dinheiro. E não duvidem: vão tê-lo. Resta saber se mais do que nós. Isso não acredito, mas vão melhorar os acordos actuais, sem dúvidas. E aqui vai entrar a argúcia desportiva. Veremos...

Off topic: O Sporting continua a ser um clube absolutamente ridículo, ao ter riscado Marco Silva de treinador do Ano na Gala de Julho e ao atribuir a JJ o Prémio Stromp de 2015 em Dezembro. Absolutamente ridículo! 

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

De cebolada? De cebolada, à espanhola ou au menier...

Na ementa gastronómica, o Benfica preferiu falar numa cebolada para fazer uma analogia do que se passa no futebol português. Mas olhando aos jogos de Alvalade e do Axa, prefiro olhar para o futebol actual e dizer que o Benfica é comidinho de cebolada, com molho à espanhola, au menier e todas maneiras possíveis e imaginárias. É que no mesmo dia que o Sporting amealhou mais três pontos com um penalty, BdC apareceu no jornal a falar em caixas e no Benfica. Na mesma jornada em que o Benfica vai a Braga, o amigalhaço de Vieira, António Salvador, fala em pressões do Benfica. Pelo meio, vimos um ex-leão a fazer um penalty aos 90 minutos... E enquanto isto, o que fazemos? Encolhemos os ombros e vemos o constante abalroamento de jogadores nossos nas áreas contrárias. O que vale é que Vitória é um bom garfo. Só que umas vezes gosta do que come. Noutras, come o que quer e o que não quer...

Adenda: Parece que finalmente o Benfica fartou-se de ser o prato do dia! Só é pena que esta reacção seja tardia e que vá contra a ideia inicial de Vieira, que afirmava coisas sobre microfones e barulho... Mais uma vez, reacção e não acção! Mas como é óbvio, os que exigiram acção estavam errados... E hoje é o que se vê!
Adenda 2: Vejam o tempo que a lagartada demorou a reagir à queixa do SLB...