terça-feira, 2 de junho de 2015

Objectivo: 9 de Agosto

Antes de mais, um pouco de História. Foi em 1987 que Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal se defrontaram pela última vez na Supertaça Cândido de Oliveira. O troféu viajou para Alvalade, no único título ganho pelos leões entre 1982 e 1995. É curioso que em 36 edições do troféu, os rivais da 2ª Circular se tenham defrontado apenas duas vezes. A 1ª havia sido em 1980, com a vitória a sorrir ao Benfica. Assim, temos um empate que se irá desfazer a 9 de Agosto. De sublinhar ainda que os nossos amigos lagartos conquistar mais troféus destes que nós, num 7-5. A Supertaça Cândido de Oliveira tem sido um recreio para o FCP, num sinal dos tempos em que esta floresceu. Os dragões têm mais troféus que os demais juntos, 20-16, e por isso mesmo muitos desvalorizam porque se trata de um competição de um só jogo. É um argumento falacioso! Para já, tempos houve que foi a duas mãos. Mas as presenças nesse jogo medem a força e pujança de troféus de um clube. Mede quem anda a ganhar títulos de campeão e taças. E dá a chance de ganhar mais um título. E contra o Sporting (ou FC Porto) terá sempre mais sabor. E ver o Benfica pela 2ª vez seguida a disputar a competição é significativo. Por isso, é para ganhar e começar a diminuir distâncias para SCP e FCP. 

--- $ ---

O dia 9 de Agosto representa o início do futebol a doer para o Benfica. Por norma, não temos tido o 11 consolidado em cada pontapé de saída. Mesmo com Jesus. Faltam sempre aquisições e/ou adaptações. A cada jogo de preparação aparece um 11 novo com dúbias apostas. E é por isso que eu não acredito na tal estrutura sem JJ. E apesar da ideia de jogo estar já relativamente sedimentada (pudera...), tem faltado sempre muito para o melhor Benfica se mostrar a cada início de Agosto. E sem repararmos não é à toa que temos quase sempre falsas partidas! Nunca estamos a 100%. Porquê? No ano passado com o Rio Ave ainda faltavam Júlio César, Jonas, Samaris e Pizzi (um quarteto decisivo), quando comparado à fase final deste ano. E ainda era um 11 à procura de se entrosar, pois só Maxi, Luisão, Gaitán e Lima haviam sido titulares indiscutíveis no ano anterior.
De se sublinhar que se se confirmar a expectável saída de Gaitán (o argentino não me parece muito ansioso para sair) e com a lesão de Salvio, o Benfica está sem asas e sem os seus dois principais "artesãos" e se substituir um é muito difícil, os dois então... Ou seja, é já um 11 amputado. Se perdermos Maxi, ainda mais descaracterizado fica. E falta saber se os demais titulares o serão à mesma. E teremos bem identificados os sucessores do duo argentino(que terão de ter alguma experiência e grande qualidade)? É que não podenos entregar esses dois lugares a promessas, sem o respaldo de jogadores experimentados. E essa será uma das tarefas desta hercúlea pré-temporada: renovar com JJ ou encontrar novo técnico, a mudança do paradigma na Luz (com ou sem JJ), renovar com um dos símbolos do actual Benfica, Maxi, e encontrar substitutos para os argentinos, e isto são temas a reflectir mais adiante.
Assim, de repente, perante tal cenário, 9 de Agosto não está assim tão longe... LFV, que não é, goste-se ou não, o mais sagaz dos dirigentes, já nos brindou com uma dose cavalar de erros na gestão futebolística e tem agora um teste de fogo à sua suposta aprendizagem com o passado. Tem dois caminhos possíveis, ambos recheados de problemas: a dificuldade em renovar com Jesus, impondo-lhe uma nova era (e dificuldades inerentes) ou uma nova era sem Jesus, numa estrada ainda mais sinuosa. Isto para além dos problemas supramencionados. É um teste de fogo, a preparação para 2015/16! Não gosto, nunca gostei e dificilmente gostarei algum dia da gestão desportiva de LFV, mas oxalá ele se saia bem! Ou seja, nesta temporada veremos o real valor da estrutura e se consegue contornar os inúmeros desafios que tem pela frente.

PS: Enquanto cá por baixo as coisas mexem e de que maneira em relação a treinadores, entradas e saídas, os portistas aproveitam o barulho para tranquilamente trabalhar. Já nem se fala em Lopetegui ou da estrutura do FCP. Cuidado com eles...É assim que eles ressurgem sempre. Não há notícias relevantes, até a saída de um jogador fundamental como Jackson é tratada como algo de secundário! Muito cuidado com eles...

0 comentários:

Enviar um comentário

Debatam... Discutam as ideias. Não insistam no ataque e ofensa pessoal. Apresentem argumentos válidos a favor ou contra. Fora isso, será removido.